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IV Feira Interdisciplinar

IV Feira Interdisciplinar na Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing

A ESCOLA MUNICIPAL DR. VILSON PEDRO KLEINUBING, do Loteamento Parizotto, realizou no dia 06 de junho, a IV Feira Interdisciplinar do Ensino Fundamental e V Mostra de Educação Infantil.

 

A realização da feira tem como objetivo despertar no aluno o gosto pelo conhecimento científico, a concretização do aprendizado teórico, a integração entre as disciplinas através de pesquisas, leituras e experimentações. A escola procura, através da Feira, mostrar à comunidade os trabalhos e projetos de estudos que durante o ano desenvolve com seus alunos, qualificando assim as atividades de ensino que são ministradas. 

Durante o evento foram desenvolvidas atividades lúdicas, desafiadoras e empolgantes que proporcionaram ao educando o gosto em estar participando construindo o conhecimento a partir do que havia estudado, valorizando o sentido e a importância do trabalho em equipe bem como a importância da escola na construção do indivíduo dentro da comunidade.

Também foram comercializadas obras literárias incentivando a cada dia mais o hábito e a evolução de bons leitores.

Dentre os projetos desenvolvidos destacou-se o de Fontes alternativas de energia, que enfatiza a preocupação com a preservação do meio ambiente, assunto muito relevante nos dias atuais.

Os alunos da 6ª série, para desenvolver este projeto, fizeram visitas para conhecer um Biodigestor, placas de energia solar e também uma roda d?água sob a orientação professora Márcia Barth (Geografia). A parceria ocorreu entre  Escola,  CELESC e Secretaria da Educação. A escola fez toda a arrecadação dos materiais recicláveis junto aos alunos e comunidade. Os próprios alunos com a orientação de alguns profissionais da CELESC pintaram e recortaram cerca de 240 garrafas Pet e  200 caixas de leite.

A Secretaria da Educação forneceu os canos e caixa d?água  necessário a construção da placa solar e da CELESC na montagem do aquecedor solar.

 Esse projeto ?Energia do Futuro? contempla os objetivos do trabalho desenvolvido pelos alunos, uma vez que, além de ser uma fonte alternativa, tem como matéria-prima materiais recicláveis, que normalmente retornariam para a natureza, causando danos irreparáveis ao meio ambiente.

A construção da placa solar como fonte de energia alternativa  apresenta como aspecto social e econômico a redução do consumo de energia e como fator ambiental o reaproveitamento de materiais e como aspecto ético principalmente a conscientização dos alunos e comunidade em buscar fontes alternativas de energia, preservando assim o meio ambiente, que é responsabilidade de todo o cidadão e cidadã do mundo.

A descoberta do novo leva o educando a mostrar-se entusiasmado pelo ato de aprender.

 

 

 

 

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