logo RCN

Ipira - Uma Educação Transformadora

Ipira - Uma Educação Transformadora> Libertadora> Significativa>Democrática

A Secretaria Municipal de Educação de Ipira em comunhão com os princípios básicos da Proposta Curricular de Santa Catarina e numa proposta interacionista, na qual se destacam como principais pilares: Piaget e Vygotsky compreendem uma educação permanente e integral. Aquela preocupada com uma formação para toda vida e fundamentada na responsabilidade e comprometimento de todos os membros de uma comunidade escolar.

                Pensamos a escola como um espaço de concepção, operacionalização e avaliação da educação, do ensino-aprendizagem. Por isso, o professor como mediador e como o agente que ensina, necessita estar em constante reflexão sobre a interação que acontece entre ele e o aluno e no que se faz em sala de aula. Pensamos também num processo ensino ? aprendizagem com visão de futuro, de lançar-se para frente, com base no cotidiano de sala de aula, no conhecimento histórico-cultural de nosso aluno e sem dúvida no conhecimento cientifico, assim se prevendo um amanhã diferente. Esta é uma dinâmica reflexiva que propícia o democrático, na qual todos os membros são sujeitos históricos do processo. Esperamos um fazer pedagógico coerente, autônomo, de verdadeiros parceiros, daqueles comprometidos com a educação que promova as quatro aprendizagens  - aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

 

Pensando nesta política educacional, já iniciamos um trabalho baseado nestes pressupostos. Nestes quatro meses de administração, foram efetivamente realizados:

1-                               Palestra para todos os professores de rede municipal, inclusive rede estadual com Rosana Reis ? UNC de Concórdia - sobre \"ÉTICA na EDUCAÇÃO\".

2-                               Instrumentalizou-se as escolas com material didático necessário para uns 06  meses de trabalho  ( cartolinas, papel A4, papel dobradura, canetões, colas, tesouras, tintas, pincéis, lápis de cor, matrizes, lâminas, barbante, disquetes, papel cartão, papel laminado, folhas de isopor, fitas adesivas, etc)

3-                               Gastos foram feitos com material de construção para arrumar a entrada da Escola Hedi Klein Matzenbacher, para que se iniciasse o ano letivo com uma aparência mais atrativa, mais cômoda.

4-                               Fez-se o levantamento da merenda escolar necessária até Julho, seguida de licitação para se adquirir os alimentos Sempre orientados pela nutricionista da AMAUC.

5-                               Neste trabalho de acompanhamento nutricional das crianças foi adquiridas duas balanças biométricas para os professores de Ed. Física.

6-                               Adquiriu-se material pedagógico para os Pré-escolares, como: bolas de borracha, maleta da alfabetização, maleta da matemática, jogos educativos, carrinhos de madeira educativos, sacolão de barras coloridas, kits de fitas de vídeo de histórias infantis, etc)

7-                               Assinatura do jornal A NOTÍCIA  para as Escolas Hedi K. e Valdomiro Liessen.

8-                               Assinatura da revista AMIGOS DA NATUREZA para as escolas.

9-                               Compra de 40 mapas -  Brasil e do Estado para as escolas.

10-                            Compra de 1400 livros de literatura infantil e infanto juvenil para as bibliotecas das escolas.

11-                            Compra de um Kit da Língua Inglesa para o ensino primário de Filadélfia.

12-                            Material escolar para os alunos da rede municipal e estadual  cadernos, caderno de desenho, régua, lápis, caneta, borracha.

13-                            Confecção de duas mesas de refeitório para os pequenos da EEB Carlos Fries.

14-                            Apoio ao projeto de arborização às professoras da EEB Carlos Fries, cedendo funcionário para cavar burracos, plantar mudas, buscar mudas em Ita e no paisagismo geral da escola.

15-                            Parceria com a EEB Carlos Fries na realização da XI Feira do Livro e II Noite Cultural. As escolas do município participaram com apresentações artísticas e culturais e a Secretária auxiliou na divulgação da Feira e com material para ornamentação do ambiente.

16-                            Desenvolvimento de Projetos Ambientais numa parceria com o Consórcio Lambari (AMAUC) e com CDA de Ita.

17-                            Apoio aos professores da rede municipal e estadual, dispondo transporte para participação em Seminários, Palestras, Oficinas Pedagógicas.

18-                            Adquiriu-se material de limpeza para todas as escolas.

19-                            Instalou-se telefone na escola municipal Hedi Klein Matzenbacher.

20-                            Deu-se continuidade ao Projeto Multimídia já iniciado no ano anterior.

21-                            Instalou-se numa parceria com o Banco do Brasil e Governo do Estado o Projeto Beija Flor, computadores para atender àqueles que não tem oportunidade de acesso a informática. (Instalação na EEB Carlos Fries).

22-                            Apoio à continuidade do Projeto Casa Da Memória.

23-                            Contratação de auxiliar de direção ? secretária ? EM Hedi K.M.

24-                            Total auxílio e apoio aos eventos realizados pelo setor da cultura como: Encontro dos Idosos, Kerb, Grupos Folclóricos, Clube de Mães, Banda Municipal etc.

25-                            Total auxílio e apoio ao setor de esporte.

26-                            Transporte aos alunos de Escola Técnica  - Água Doce.

27-                            Auxilio no transporte dos Acadêmicos.

Estes foram alguns dos itens trabalhados, muitos ainda estão em projetos e muitos ainda serão realizados para que alcancemos realmente a meta proposta.

Salienta-se a parceria com EEB Carlos Fries, por que nossa preocupação não é só com os educandos da rede municipal, nossa preocupação é com o aluno Ipirense, com aquele que vive aqui , que amanhã será nosso cidadão, por isso justificamos o nosso atendimento ao aluno da rede estadual.

\"Para ser um educador de verdade, um verdadeiro mestre, todo professor deve, antes ser uma grande pessoa\".

Professora Sonia Mara Viero -  Secretária Municipal de Educação

 

 

IPIRA  - REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 

No dia 15 de junho na Sociedade Aliança foi realizado a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sabedores de que é no município que crianças e adolescentes nascem, crescem, buscam saúde, cultura, lazer, respeito e dignidade nos preocupamos, então em unir esforços juntos com a comunidade para que se produza uma política municipal para a população infanto-juvenil. Estiveram presentes no evento os professores da rede municipal e estadual e comunidade Ipirense. Foi, também proferida uma palestra pela psicóloga Nádia Paula Frizzo e apresentado a política municipal de amparo à criança e ao adolescente pela assistente social  Mildred C. Feiten. Na oportunidade foram escolhidos os representantes para a VI Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente e debatido sobre as estratégias mais eficientes e qualificadas que promovam mudanças na situação.

 

IPIRA  REALIZA REUNIÕES  NAS COMUNIDADES PARA DISCUSSÃO

DO PLANO PLURIANUAL E ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

 

No mês de Junho e Julho a Administração de Ipira realiza reuniões nas comunidades para juntos discutirem o PPA e o orçamento participativo para os próximos 04 anos.

Numa atitude de transparência é exposto para as comunidades a arrecadação da Prefeitura e os gastos executados até o momento, também se discute as necessidades e prioridades para cada uma das comunidades.

 

IPIRA ? RETORNO DO IPICANTO

 

No dia 06 de Agosto o município de Ipira estará realizando o Festival Intermunicipal da Canção Popular e Sertaneja ? IPICANTO.

Este é um evento que fará parte das festividades de aniversário do município.Nele já estão inscritos participantes com renome.

Os interessados poderão obter maiores informações e se inscrever na Secretaria Municipal de Educação.pessoalmente ou por telefone. (5530128)

 

 

Anterior

TERMOAVES apresenta central de aquecimento

Próximo

Pingo há 33 anos presta serviços a Prefeitura Czal

Deixe seu comentário