logo RCN
Produção Integrada

Inscrições abertas para o curso gratuito do Programa CADEC Brasil

  • - José Zeferino Pedrozo

Produção Integrada

Inscrições abertas para o curso gratuito do Programa CADEC Brasil

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com as inscrições abertas para o Curso do Programa CADEC Brasil (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração). A iniciativa qualifica produtores integrados de aves e suínos para aumentar seu poder de negociação junto à agroindústria e alcançar mais benefícios. A participação é gratuita, as aulas são 100% online e contabilizam 32 horas de curso.  

Podem participar produtores integrados do sistema agrossilvipastoril que buscam compreender as novidades trazidas pela Lei da Integração, bem como capacitar-se para planejar e conduzir reuniões, aplicar técnicas de negociação e gerenciar os custos da produção. O Sistema Faesc/Senar-SC orienta ao público-alvo catarinense para que aproveite essa oportunidade e se inscreva para o curso.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, explica que a qualificação será fundamental para o produtor entender as novidades da Lei nº 13.288/2016 para o modelo de negócio do produtor integrado. As aulas incorporam as técnicas de organização e condução de reuniões, negociação e gerenciamento de custos de produção para obtenção de melhores resultados nas negociações com a agroindústria.

O critério de participação é ter idade igual ou superior a 16 anos. Também é necessário estar atento a algumas exigências técnicas como: acesso à internet (recomendado banda larga); navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome na versão atual ou imediatamente anterior; cookies liberados no navegador; plug-in Adobe Flash Player 10 (ou superior) instalado; Java Script liberado no navegador; caixa de som ou fone de ouvido (para ouvir os áudios) e resolução mínima do monitor de 1024 x 768.  Os produtores participantes recebem certificado.

Informações e registro de interesse pelo https://ead.senar.org.br/cursos/cadec.

CADECs

Visando fortalecer e organizar a representatividade dos produtores rurais integrados, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), vem atuando na organização das CADECs no Estado, prestando assessoria técnica e jurídica gratuita aos suinocultores, avicultores e fumicultores. O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre a Lei de Integração; assessorar e estruturar as comissões para cumprir seu propósito de acompanhar, desenvolver e conciliar a integração, como o próprio nome diz, além de incentivar e orientar para legalização jurídica dos produtores integrados das cadeias da fumicultura, suinocultura e avicultura.

Para isso, o Sistema Faesc/Senar-SC oferece assessoria técnica e jurídica de forma gratuita, às CADECs. O presidente José Zeferino Pedrozo frisa que neste ano a entidade segue firme na missão de fortalecer a atuação das comissões para manter cada vez mais organizada a representatividade dos produtores rurais integrados. “Nossas equipes do setor estão preparadas para esclarecer dúvidas sobre a Lei de Integração, assessorar em todo o processo de constituição de fato e de direito das CADECs e sobre o contrato de integração, mediar as negociações com as agroindústrias referentes aos pontos em que não ocorreram consenso, disponibilizar modelos de edital, atas, regimento, lista de presença, cartas, entre outros”.

A iniciativa possibilita, ainda, realizar o levantamento do custo de produção com prestadores de serviços credenciados pelo Sistema Faesc/Senar. Também disponibiliza, em parceria com os Sindicatos Rurais, as estruturas das entidades sindicais para as reuniões, capacitação de todos os membros das CADECs e demais produtores integrados, além de ensinar técnicas de negociação e gestão dos custos de produção, entre outros.

Pedrozo salienta que a coleta e a sistematização dos custos de produção são importantes, pois oportunizam fornecer aos produtores integrados uma referência real das respectivas atividades, permitindo um controle mais efetivo e a gestão do negócio. Além disso, o levantamento pode ser usado em negociações com a agroindústria integradora por meio das CADECs.

O papel institucional da Faesc é criar e promover um ambiente de diálogo. “Nosso propósito é equilibrar a relação entre produtores integrados e integradora, encontrar consenso e, acima de tudo, buscar soluções para que os dois lados – produtores e agroindústria – tenham sustentabilidade na sua atividade”, ressalta o presidente.

Para prestar os serviços e atender às demandas técnicas, o Sistema Faesc/Senar-SC conta com o trabalho dos consultores técnicos Vanderlei Zanini e Renato Adílio Rodrigues.

Interessados em acessar a estrutura e as capacitações de grupos de produtores integrados podem entrar em contato pelos e-mails: cadecsuinocultura@faesc.com.brcadecavicultura@faesc.com.brcadecfumicultura@faesc.com.br  ou procurar o Sindicato Rural de seu município.

 

Foto 02 – O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, explica que a qualificação será fundamental para o produtor entender as novidades da Lei nº 13.288/2016 para o modelo de negócio do produtor integrado.

 

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP

Rua Nilópolis, 251 D - Bairro Universitário - 89814-510 - Chapecó/SC

E-mail: mb@mbcomunicacao.com.br

Mais de 25 mil famílias de baixa renda já trocaram 
receptor de TV parabólica Anterior

Mais de 25 mil famílias de baixa renda já trocaram receptor de TV parabólica

CASAN reforça dicas para uso consciente da água Próximo

CASAN reforça dicas para uso consciente da água

Deixe seu comentário