Indignação
MEIO AMBIENTE
Estamos em uma época em que o mundo, ou quase todo mundo, esta parando para pensar sobre o nosso planeta, o meio em que vivemos, o que deixaremos para o futuro, enfim, desenvolvimento sustentável. Então nos deparamos com fatos em que o meio ambiente é tratado como mercadoria, ou seja, comercializava-se o direito de todos terem um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Graças à intervenção das autoridades os integrantes foram descobertos. É fato também que a população vem crescendo e como conseqüência aumenta a pressão nos recursos naturais, obrigando que grandes empreendimentos venham à tona, ou seja, quem faz o mercado crescer somos nós mesmos, porém, não justifica tais atos. Como em todo lugar há especulações e falcatruas, por que deixariam o meio ambiente de fora?
Esperamos que recebam punições exemplares, uma delas as reparações ao mal que fizeram ao nosso meio, pena que na maioria das vezes a legislação possui benevolências e os ?fora da lei? sabem disso. Bem no saldo geral, podemos dizer que houve vitória do verde.
É possível aliar desenvolvimento com respeito ao ambiente, e isso se faz com: informação, pois há casos da falta de conhecimento em relação a sua atividade e a interação com o meio, provocando acidentes ambientais. Esses poderiam ser evitados, conscientizando as partes envolvidas, não é o caso do citado no início, onde a solução é fiscalização eficiente. Quem estiver cansado de encontrar nos meios de comunicação matérias, palestras e comerciais sobre o meio ambiente, então você está informado. Agora faça sua parte. Você sabe o que fazer!
Marcelo Lago
Tecnólogo em Saneamento Ambiental - Unoesc
marcelotsa@yahoo.com.br
Deixe seu comentário