logo RCN

Inaugurada a Praça Erno Max Ritter em Ipira

Município de Ipira

A data de 13 de abril, quinta-feira, foi marcada por um grande acontecimento, sendo o ato inaugural da Praça Erno Max Ritter.

Destacamos as presenças de Francisco Maximino Machado de Aguiar/Prefeito Municipal, Mari Lúcia Dal Pra (1ª Dama e responsável pela Secretaria de Agricultura), Marilei Knebel/Vice-prefeita, Arlete Huff/Presidente da Câmara de Vereadores (representado por Sérgio Dametto), América Arnalda Bender Ritter/esposa de Erno Max Ritter (in-memorian), Marcos Henrique Ritter de Gregori/Arquiteto e autor do Projeto da Praça, Alfredo Anibaldo Riffel/Prefeito em 1988 e autor da Lei 405/88 que denomina o nome a esta praça, Enio Wolf/Vereador em 1988 (propositor do nome a esta praça).

Registramos ainda as seguintes autoridades presentes no ato: secretários Reneu Broetto/de Infra-estrutura, Sônia Maria Viero (de Educação), Isabel Koch (de Saúde), Rogério Spohr (de Finanças), Maristela Strauss (de Planejamento), diretores Oladir Rese (de Cultura), Claudecir da Silva (de Esportes) e Flávio Oliveira (de Infra-estrutura); João Girardi/Vice-prefeito de Concórdia, Edson Henn/Delegado de Polícia de Ipira, Marcelo Baron/Gerente da Sicoob, Lodi Cowaciks/Gerente Besc. Também foi lembrado dos Vereadores que fizeram parte do mandato 1983 a 1988, sendo eles: Abílio Koch, Ervino Franke, José Garcia e Erno Max Ritter, todos em memória e ainda Raul Matzenbacher, Bento Delfino, Antonio de Souza e José Strauss.

A Banda Municipal fez a execução do Hino Nacional e o Coralzinho da Escola Municipal Hedi Klein Matzenbacher para cantar o Hino de Ipira, posteriormente, aconteceram apresentações do Grupo Folclórico Infanto Juvenil.

 

Pronunciamento de Miriam Elisabeth Bender Ritter de Gregório, filha de seu Erno Max Ritter, que representava os familiares:

Em nome da Família Ritter, agradeço à Prefeitura Municipal de Ipira, em especial ao Prefeito Francisco Aguiar, à Primeira Dama Mari Dal Pra, à vice-prefeita Marilei Stockmann Knebel/Secretaria de Planejamento, aos construtores que realizaram o melhoramento da praça, representado por Sérgio Frigo e irmãos Kirst; aos funcionários da Prefeitura, representados pelo Sr. Reneu Broetto.  

Foi uma longa caminhada desde a doação deste terreno, feita pelo meu pai Erno Max Ritter, em julho de 1977, até a conclusão final desta obra que hoje vemos, desenho este planejado e doado por meu filho Marcos Henrique Ritter de Gregório, que me deixou feliz.

Em agosto de 1988, o então Vereador Enio Wolf, apresentou um projeto sugerindo que a praça tivesse o nome de Erno Max Ritter, ficando assim determinada pela Lei 405/88, pelo então Prefeito Alfredo Riffel, em dezembro de 1988.

Na época, a Câmara de Vereadores era constituída por: Enio Wolf, Raul Matzenbacher, José Strauss, Abílio Koch, Bento Delfino, Antonio de Souza e Helvino Franke. Agradeço a esses Vereadores, em especial ao Sr. Enio Wolf e são ex-prefeito Alfredo Riffel. Sem a iniciativa desses Senhores não estaríamos aqui hoje. Muito obrigada.

Nós nos sentimos imensamente felizes por tudo que vimos e estamos vivendo.

Acompanhamos passo a passo todo o trabalho de remodelação da praça e nos impressionou a capacidade do Prefeito Francisco Aguiar e da Primeira Dama de ?colocar a mão na massa? ou melhor, a mão na enxada e no carrinho de mão.

Prefeito Francisco de Aguiar, conte com o apoio de nossa família!

Nossa família aqui se estabeleceu em 1928, a 50 metros desta praça, há quase 80 anos.

Nós, os Ritter, sempre tivemos uma participação ativa nas atividades comunitárias deste Município.

Nossa Família tem uma relação profunda com Ipira e deseja o seu progresso.

Nós amamos Ipira e sua gente.

Saúde para todos!

Muito obrigada!

 

Um pouco da trajetória de vida de ERNO MAX RITTER, nasceu em 08 de junho de 1926, em Montenegro (RS), filho de João Roberto Ritter e de Carolina Gertrudes Olga Klein Ritter.

1.       Em 1928 com 02 anos de idade fixou residência em Ipira (SC).

2.       Em maio/47 foi admitido como professor estadual, lecionando na Escola Mista de Nilo Peçanha, atualmente Lambedor, Ipira (SC).

3.       Em 1948 fez curso pré-teológico na Faculdade de Teologia da I.E.C.L.B., na cidade de São Leopoldo (RS).

4.       Março/49 foi nomeado Professor Estadual, na Escola Reunidas Professora Maria da Anunciação Raffs Mafra de Ipira.

5.       Foi fundador da Biblioteca ?Rui Barbosa? da Escola de Ipira, atualmente da Escola de Educação Básica Carlos Fries de Ipira (SC).

6.       Em março/50 foi nomeado diretor da Escola Reunidas Professora Maria da Anunciação Raffs Mafra.

7.       Em 20 de janeiro de 1951, casou-se com América Arnalda Bender Ritter.

8.       Em 27 de janeiro de 1954, prestou compromisso legal para exercer as funções de Escrivão de Paz, na Escrivania de Paz de Ipira (SC), função que exerceu até o seu falecimento.

9.       Foi Presidente da Sociedade Beneficente Piratuba.

10.   Foi um batalhador no processo de Emancipação do Município de Ipira, fazendo parte da Comissão Pró-emancipação.

11.   Fez trabalhos voluntários, como Escrivão da Polícia, sem receber honorários, pois em Ipira não tinha Delegacia de Polícia.

12.   Era coralista do Coral Aliança e atleta do Sport Clube Nacional de Ipira.

13.   Participou da Diretoria do Clube Aliança, do Sport Clube Nacional, Lions Club de Piratuba (SC), Paróquia de Piratuba, da Comunidade de Ipira da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

14.   Em dezembro/72 foi graduado em Técnico em Contabilidade, pela Escola Técnica de Comércio de Capinzal (SC).

15.   Foi professor do CNEC ? Curso Profissionalizante, 2º grau, na cidade de Ipira.

16.   Exerceu atividades como Professor da Escola de Datilografia ?Remington Rand?, nomeado pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.

17.   Tocava diversos instrumentos musicais e fundou a Bandinha da Saudade.      

18.   Em 1977 foi eleito suplente e depois assumiu a vaga de vereador de Ipira.

19.   Participou da Comissão Pró-criação da Escola Básica Carlos Fries.

20.   Em 1979, foi graduado Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito de Cruz Alta (RS).

21.   Em 1983, foi eleito vereador no município de Ipira.

22.   empenhou-se para que o Município de Ipira tivesse um acesso com asfalto, ligando Ipira a BR ? Transbasiliana (BR-153).

23.   Teve 03 filhas: Mirian, Mary e Márcia e 06 netos: Telma, Henry, Marcos, Sabine, Jean e Beatriz.

24.   faleceu em 03 de abril de 1987.

 

Anterior

Ouro investe em pavimentação

Próximo

Bolo em comemoração Ouro 43 anos

Deixe seu comentário