II Noite Germânica do Grupo Folclórico Tanzraum do Espaço de Dança Movimento e Saúde


Capinzal - Na última sexta-feira, dia 06 de setembro, foi realizada nas dependências do Centro Social São Franciso de Assis em Capinzal, a II Noite Germânica do Grupo Folclórico Tanzraum do Espaço de Dança Movimento e Saúde.
Foi um evento idealizado e organizado pelas mães dos alunos e pela professora e mãe de um dos alunos - Tatiane Viganó. E como esperado, a noite foi regada a muitos aplausos, alegrias e grandes emoções. A abertura do evento foi um tributo ao bicentenário da imigração alemã no Brasil. Que nos reportou a fatos históricos através da música Das Brasilienlied, escrita por imigrantes alemães em 1825, bem como a história de uma família de imigrantes traduzida através de uma carta. Foram apresentadas seis danças folclóricas germânicas, sendo duas apresentações por categoria, e uma de dança de projeção folclórica, coreografadas pela professora e coreógrafa Tatiane Viganó; e trajados ao estilo “Miesbacher”, o mais difundido do estado da Baviera.
Neste ano de 2024, o Grupo Folclórico Germânico Tanzraum está em seu terceiro ano de atividade, com quarenta e dois folcloristas divididos em três categorias: Mirim (dos 4 aos 6 anos); Infantil (dos 7 aos 9 anos) e Infanto-Juvenil (dos 10 aos 12 anos de idade). Mas foi em julho deste ano que o grupo Mirim iniciou suas atividades, tendo sido feita sua estreia na noite da última sexta-feira. A professora Tatiane Viganó fala que apesar da pouca idade das crianças desta categoria, elas não tiveram dificuldade em apresentar, uma vez que a dança folclórica alemã foi repassada de forma divertida e acessível aos pequenos, garantindo que cativassem o público presente. Já as demais categorias, com crianças maiores, inclusive contendo os alunos mais experientes que estão desde sua fundação, apresentaram danças folclóricas mais tradicionais como a “Knopfloch” e a “Polka Piquée”. Encerrando as apresentações com uma dança de projeção folclórica, apresentada pelos dois grupos - Infantil e Infanto-Juvenil, que surpreendeu do início ao fim, deixando o público fascinado.
Após as apresentações, o evento seguiu animado pela família GA de Piratuba/SC, e contou com um cardápio típico que ficou sob a responsabilidade da Chef Alecsandra Kelli Wilbert, além da decoração alemã idealizada pela Françoá Decorações e a cobertura fotográfica realizada pelo Studio Foto Real.
Com certeza, o público que se fez presente na II Noite Germânica vivenciou momentos de alegria e descontração, criando memórias afetivas pela união de várias gerações, além de resgatar, preservar e disseminar a cultura alemã, o qual era o objetivo da noite.
Deixe seu comentário