logo RCN

IBGE revela que SC tem a maior expectativa de vida e a menor taxa de mortalidade infantil do país

Secretaria de Desenvolvimento Regional- SDR Joaçaba

            Florianópolis (1-12-2014) - Santa Catarina é o estado brasileiro com maior expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2013, os catarinenses vivem em média 78,1 anos. O estado também apresentou a maior esperança de vida para mulheres (81,4 anos) e homens (74,7 anos).

 

            No Brasil, a expectativa de vida subiu para 74,9 anos. A Tábua Completa de Mortalidade 2013 foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 1º. A tabela apresentou um aumento de 3 meses e 25 dias em relação a 2012, quando a esperança de vida do brasileiro era de 74,6 anos. Mas, se comparada com a de dez anos atrás, a expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de três anos. Em 2003, era de 71,3 anos.

 

            Santa Catarina também se destacou em relação à mortalidade infantil. O estado registrou a menor taxa observada, 10,1 por mil nascidos vivos. A maior taxa foi apresentada no Maranhão (24,7 para cada mil nascidos vivos). O mesmo ocorre na mortalidade na infância. Santa Catarina tem o melhor resultado, com 11,8 por mil. O Maranhão tem o maior resultado, com 28,2 por mil.

 

            A secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, comemora os números. “A maior expectativa de vida e a menor mortalidade infantil são números que refletem um trabalho feito desde a Atenção Básica até a alta complexidade hospitalar. Temos muito a fazer na saúde pública estadual, mas esses dados nos mostram que estamos trilhando o caminho certo”, avalia a secretária.

(Fonte: SES)

____
Mayelle Hall
Assessora de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Regional- SDR Joaçaba

Derly recebe título de Cidadão Catarinense Anterior

Derly recebe título de Cidadão Catarinense

Mais de 450 pessoas participaram do 7º aniversário de visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann Próximo

Mais de 450 pessoas participaram do 7º aniversário de visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann

Deixe seu comentário