Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino está sendo realizado na Unoesc
-
- Evento vai até terça-feira (8).
Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc
A Unoesc Joaçaba sedia entre os dias 7 e 8 de maio, no Auditório Afonso Dresch em Joaçaba, o I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino. O evento, proposto pela Linha de Pesquisa Processos Educativos e pelo Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) conta com a participação de pesquisadores da área da educação, professores, estudantes e comunidade em geral interessada pela temática.
O Seminário tem o objetivo de constituir um espaço público interdisciplinar, de debate teórico-prático de fundamentos, políticas e processos educativos que se desenvolvem em diferentes níveis e instituições de ensino, sua realização se justifica pela sempre atual necessidade de discussão sobre a formação dos professores e sobre as práticas de ensino, especialmente diante das configurações contemporâneas que implicam a educação escolar e trazem à formação do professor e às práticas de ensino a urgência de que sejam problematizadas, desnaturalizadas e reinventadas.
A dinâmica do Seminário, organizado de modo a compreender conferências, painéis, mesas de debates, sessões de comunicação de trabalhos e de socialização de práticas escolares, assim como lançamento de livros e atividades culturais, articulou-se em torno de eremos 4 eixos norteadores: (1) teoria e prática educativa; (2) formação inicial e continuada de professores; (3) currículo e processos de ensino e de aprendizagem e; (4) experiências escolares.
Voltado a pesquisadores, professores atuantes em distintos níveis de ensino, discentes de Programas de Pós-graduação em Educação, estudantes de cursos de licenciatura e demais interessados nas temáticas, o Seminário constitui-se em espaço profícuo à produção, diálogo e socialização de conhecimentos. Foram mais de 400 inscrições cujos participantes possuem vinculações com diferentes estados e regiões do país; 136 trabalhos resultantes de pesquisas acadêmicas foram apresentados e 14 práticas escolares de escolas de educação básica da região foram trazidas ao conhecimento dos participantes; autores de 18 obras reuniram-se em sessão de lançamento de seus livros.
- A realização desse evento reafirma nossa profunda convicção, enquanto Programa de pós-graduação, da relevância da discussão e do posicionamento público em relação ao referido tema, considerando constantes e novas demandas que se apresentam e se impõem à educação, às salas de aulas, aos processos de ensino e de aprendizagem, às formas de atuação dos professores. Tais demandas emergem tanto da experiência individual e coletiva dos alunos, quanto dos espaços institucionais, assim como da sociedade em geral - afirma a coordenadora do Seminário, professora Maria Teresa Ceron Trevisol.
A contribuição do evento para os envolvidos decorre das problematizações e debates sobre a temática central, as quais trarão subsídios para o desenvolvimento profissional desses sujeitos no tocante aos processos de ensino e de formação. Assim, é possível que sejam gerados impactos nos processos de ensino, de aprendizagem, na produção de conhecimentos, no estabelecimento de novas possibilidades de pesquisa no âmbito da área e de novas parcerias.
- Esperamos que o evento proporcione o fortalecimento das relações entre a educação básica e a educação superior, o enriquecimento teórico, a troca de experiências entre os profissionais da educação, a divulgação e socialização de conhecimentos já construídos e a qualificação dessas produções - diz a Professora Maria Teresa.
Ao realizar este Seminário, o Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc dá um importante passo na direção da ampliação dos diálogos com a problemática da formação, oportunizando o estreitamento das relações entre docentes e alunos das licenciaturas, egressos dos cursos de licenciaturas, pesquisadores vinculados ao stricto sensu, discentes de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu e professores das escolas de educação básica. É da possibilidade de um trabalho cooperativo e colaborativo que emerge o enriquecimento e a ampliação do alcance e das reflexões sobre o tema, suscitando novas formas de pensar e agir.
Assessoria de Imprensa
Dhébora Santiago - 7h30 às 13h30
Alessandra de Barros - 13h às 19h
Deixe seu comentário