logo RCN

Hospital São José é destaque em pesquisa

Hospital São José é destaque em pesquisa de opinião pública a nível regional

O Hospital São José teve sua fundação em 1944, portanto, está com 61 anos, sendo mais velho que o município de Capinzal ( 56 anos ).

Este hospital iniciou suas atividades numa edificação de madeira, onde funcionava um hotel, sendo que ao longo do tempo passou por várias reformas e ampliações.

Ao longo do tempo essa casa hospitalar teve os seguintes diretores: Dr. Arnaldo Favorito (ex-proprietário), Dr. Celso Carlos Ribeiro dos Santos (ex-proprietário), Dr. Pedro Luiz Toaldo (ex-diretor e atual proprietário) e Dr. Pedro Lelis Panis (atual).

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública ? INBRAP conferiu o Prêmio Top Of Mind Brazil, sendo um certificado que consagra o São José na categoria atividade de atendimento hospitalar.  

A pesquisa feita através de Telemarketing ativo do Estado de Santa Catarina, tendo um número total de pesquisados em 2004 de 5.306, e em 2005 foram 5.570, destes que deram suas opiniões 63% mulheres e 37% homens, dos quais a idade assim compreende: mas de 50 anos 17%, de 35 a 49 anos 18%, de 25 a 34 anos 26% e de 16 a 24 anos foram 13%. A pesquisa quantitativa levantada no método de SELLTIZ, ouviu pessoas físicas e jurídicas via telefone de forma aleatória.

Pontuação levantada de satisfação no atendimento que consagrou o Hospital São José:

-          Lembrança da marca ou empresa...........................81%;

-          Reconhecimento da marca ou empresa..................80%;

-          Atendimento...........................................................75%;

-          Estrutura.................................................................52%;

-          Qualidade...............................................................79%;

-          Top Of Mind??????????????..73,4%.

A nossa Reportagem sabendo do feito, procurou o Diretor do Hospital São José, Dr. Pedro Lelis Panis, no sentido de informar sobre essa maiúscula conquista, o qual por sua vez dedica o feito a toda a equipe funcional.

Dr. Panis informou que nestes 61 anos o hospital funcionou ininterruptamente, pois a população o transformou numa referência regional. Atualmente passa por um processo constante de modernização, disponibilizando de oito profissionais que atendem diversas especialidades (cirurgias: geral, abdominal, de pescoço, plástica e estética, anestesiologista, clínica médica, pediatria), ainda estão trazendo um cirurgião vascular. Além de o hospital estar bem equipado, também está reequipando-o para melhor acompanhar a evolução na medicina. O hospital conta com uma estrutura de 40 leitos, divididos em quartos conjugados, individuais, apartamentos e enfermarias.

Lembrou muito bem Dr. Panis, que o saudoso Dr. Arnaldo Favorito ajudou a transformar Capinzal com conhecimento, pois era uma referência como médico da região. Na sua época de atuação, as pessoas se deslocavam de um raio de 150 a 200 quilômetros para procurar seus serviços. Seus pacientes (clientes) se deslocavam por exemplo de Chapecó, Curitibanos, Xanxerê, até mesmo de Campos Novos, Joaçaba e de outros centros, devido ao seu bom nome como profissional.

Enalteceu ainda o trabalho de Dr. Celso (cirurgião), por sinal, muito conhecido pela população. Quanto ao Dr. Pedro, comprou o mencionado hospital, onde trabalhou como médico e continua proprietário. São pessoas que marcaram presença junto à sociedade em geral, sendo um trabalho de longo prazo que realmente contempla a comunidade regional.

O Hospital São José atende basicamente de forma particular e aos convênios com a Perdigão, Unimed, Prefeitura de Capinzal com 45 AIH ? Autorizações de Internação Hospitalar para o SUS ? Sistema Único de Saúde. 

O Hospital há três anos vem passando por uma reforma geral, sendo que será concluído em janeiro de 2006, totalizando a quarta reforma e ampliação do mesmo ao longo do tempo.

É uma filosofia do Hospital São José atender a população, tanto é que a própria população reconhece esse atendimento aberto, inclusive num convênio com a Prefeitura ela cobre as despesas básicas, possibilitando dispor de um hospital de bom padrão. Comunicou Dr. Panis que a crise mais profunda no país é a hospitalar, pois o SUS não remunera o suficiente sobre os gastos. Um exemplo, numa cirurgia de vesícula o SUS reembolsa R$ 296,00 e o custo operatório ultrapassa os R$ 450,00, conseqüentemente o hospital tem que tirar dinheiro do bolso. O Governo é insensível, levando em conta a Tabela do SUS não mudar desde 1992, apresentando uma defasagem de 150 a 400%. Que se diga, o Governo Federal transferiu para a iniciativa privada o ônus de atender a população. No Orçamento da Previdência até 30 de setembro só tinha sido gasto 5,39%, pois deixam de transferir o dinheiro de direito aos atendimentos, resultando na carência hospitalar. Graças aos convênios com empresas, Unimed e outros é possível manter a casa hospitalar, pois se fossem depender do SUS poderia muitos hospitais fechar suas portas. Disse Dr. Panis, a situação local de atendimento de ambos os hospitais em Capinzal, é invejável, com condições plenas para receber os mais diversos pacientes.

Dr. Panis além de ser o atual Diretor do Hospital, tem as especialidades de cirurgião abdominal, cirurgião geral, cirurgião Vídeo Laparaloscopia e médico do trabalho. Em 1978 Dr. Panis concluiu sua primeira especialidade no Pontífice Universidade do Rio Grande do Sul, em técnica operatória e de cirurgia abdominal, onde foi médico residente e professor da Faculdade de Medicina da PUC, isto aos 26 anos de idade. Panis retornou para Capinzal em virtude de negócios familiares, apesar de que estava muito bem em Porto Alegre, porém, vem obtendo êxito na profissão.

Nossa Reportagem também ouviu um paciente, o qual estava hospitalizado na semana que passou, sendo o Prefeito do Município de Ouro, Sr. José Camilo Pastore, que assim avaliou os serviços prestados pelo Hospital São José: ?Essa casa hospitalar é muito importante para o município de Ouro, ela vem prestando serviços a muitos ourenses, sendo que o pessoal gosta do atendimento, pois o hospital tem evoluído, melhorado as instalações, procura ouvir a comunidade e bem os atende. É um hospital que pela tradição e tempo que está em plena atividade, inclusive pelos profissionais que estão atendendo e medicando a nossa população, tem toda credibilidade e trabalho prestado com qualidade comprovada. Estamos contentes, pois Ouro é parceiro das atividades e das ações para a saúde que o hospital pode oferecer, e acreditamos poder continuar cada vez mais juntos no objetivo de disponibilizar à população os serviços da área de saúde e que os profissionais da saúde deste hospital possam continuar beneficiando a nossa população?.

Perguntado sobre atendimento médico e hospitalar, já que estava vivendo na prática por estar hospitalizado, assim se manifestou muito bem humorado quanto ao Hospital São José: ?É muito bom não ficar hospitalizado, mas precisando o atendimento dos profissionais e demais servidores é muito bom?.  

Parabéns ao Hospital São José pela alta qualidade de atendimento, estrutura e profissionais que disponibiliza no setor de atendimento médico e hospitalar. 

 

Anterior

Festa de Confraternização da FAST

Próximo

Aniversário

Deixe seu comentário