Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
Homenagens marcaram a sessão do Legislativo hervalense nesta segunda-feira
-
- Ponte Emílio Baumgart
Foram homenageados o historiador Marckson Kielek e a Rádio Líder de Herval d' Oeste
Herval d' Oeste - A sessão do Legislativo hervalense desta segunda-feira (21), foi marcada por homenagens. De autoria do vereador Sérgio Moacir do Nascimento - Serginho- (PP), da Bancada do PP e com o apoio de todos os vereadores, a Moção de Aplauso nº 005/2017, dirigida ao historiador Marckson Kielek, que vem desenvolvendo um trabalho sobre a Ponte Emílio Baumgart. Marckson fez a apresentação de um vídeo com fotografias que mostraram desde o início até a finalização da obra, enquanto relatava os fatos que envolveram todo este processo. Agradeceu a homenagem. "Meu trabalho tem por finalidade fazer com que a história da Ponte Emilio Baumgarten não se perca no tempo e esta homenagem e um incentivo a mais".
Marckson Kielec- Ponte Emílio Baumgart
O trabalho do historiador objetiva fazer também que o nome de Herval d´Oeste seja lembrado, como o local onde foi construída a ponte que possuía o maior vão livre conhecido na época (68,50 metros) e foi construída por um método revolucionário devido a sua altura em relação ao rio e às suas repetidas cheias. A concretagem foi feita da margem para o centro em balanços sucessivos, sem auxílio de escoramento, fato inédito na história do concreto armado. As barras de aço, durante a construção em balanço, foram emendadas por meio de luvas rosqueadas. A ponte original, entretanto, ruiu durante a enchente de 1983, o comprimento total da ponte original era 145,50 metros. O trabalho está sendo desenvolvido pelo historiador há cinco anos, buscando levantar o máximo de informações, fotos, documentos, e demais itens relacionados com a Ponte Emílio Baumgart. Ele também ministra palestras nas escolas da cidade e região de forma gratuita, discorrendo sobre a construção, quem construiu, qual foi o objetivo, quem foi o idealizador do projeto, quanto tempo durou a construção, e por que a ponte foi um marco da "Engenharia Mundial". Marckson, publicou artigo na maior revista de segmento (concretos e construção), expondo sobre a ponte, tendo uma parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), do Rio de Janeiro, bem como participação na elaboração de alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's), na qual o foco foi a Ponte, inclusive de uma estudante de Engenharia da Itália.
Serginho agradeceu ao historiador pelo trabalho, destacando que muitas pessoas, principalmente as novas gerações que vieram após a queda da ponte não conhecem a história. "Esta ponte leva o nome de Herval d' Oeste para o mundo e precisa ser lembrada. Nós como hervalenses nos sentíamos lisonjeados, pois este trabalho relata muito da nossa história e cultura".
Moção de Aplauso a Rádio Líder pelos 39 anos de atuação. Proposição é do presidente do Legislativo Vande com apoio de todos os vereadores
Também estiveram presentes na Casa para receber a homenagem, por meio da Moção de Aplauso nº 006/2017, de autoria do presidente do Legislativo hervalense Vanderlei Antunes da Silva- Vande- (PR), com apoio dos demais vereadores, o diretor presidente da Rede Catarinense de Rádios Rodrigo Lineu Bonato e Mauro Valmorbida gerente da Rádio Líder de Herval d' Oeste. A homenagem é pelos 39 anos de atuação da Rádio Líder.
Rodrigo Bonato agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo hervalense a Rádio Líder, pelo reconhecimento ao trabalho prestado a este importante veículo de comunicação. "Queremos agradecer esta bela homenagem e também colocar a Rádio a disposição dos vereadores e também de toda comunidade hervalense".
O presidente da Casa e propositor da homenagem, Vande, destacou o excelente trabalho desenvolvido pela Rádio Líder e seus profissionais. "A Rede Catarinense de Rádios acreditou no potencial de nossa cidade, investiu em Herval d' Oeste e hoje podemos contar com este excelente veículo de comunicação, esta homenagem é mais do que merecida".
Rádio Líder
A Rádio Líder realizou suas primeiras transmissões, em caráter experimental, no dia 07 de agosto de 1978.Foi reconhecida e oficializada através da Portaria de Outorga número 82.642, assinada em 14 de novembro de 1978, com publicação em 16 de novembro daquele ano, sendo identificada sob o prefixo ZYJ 798 e sintonizada sob a frequência de 1470 kHz.
No ano de 1988, a Rádio Líder foi adquirida pela Rede Barriga Verde de Comunicações, hoje Rede Catarinense de Rádios. Os estúdios estão localizados na Rua Santos Dumont, área central de Herval d'Oeste e conta com equipamentos com tecnologia de ponta, e profissionais qualificados.Com uma programação que contempla todos os segmentos da comunidade a Rádio Líder abrange cerca de 20 municípios, para aproximadamente 250 mil pessoas
A emissora funciona com programação ao vivo no horário de 05:00hs da manhã até a meia noite, com entretenimento, prestação de serviços e Jornalismo imparcial. Atualmente, passados 39 anos, a emissora continua evoluindo e com o espírito de renovação. A Rádio Líder também é uma das emissoras AM de Santa Catarina que passará pelo processo de migração de rádio do AM para FM
O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou mutirões estaduais para agilizar o processo. Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a receber os representantes do ministério, em Florianópolis, para a assinatura dos termos aditivos ao contrato de adaptação de outorga de emissoras catarinenses, dentre as quais a Rádio Líder. A solenidade contou com a presença do ministro Gilberto Kassab, do governador Raimundo Colombo, e também do Diretor Presidente da Rede Catarinense de Rádios, Rodrigo Linneu Bonato. Após o projeto de instalação, ser aprovado pela Anatel será iniciada a compra e instalação de equipamentos, e a emissora então poderá transmitir a programação em FM -na frequência de 107.5.
Deixe seu comentário