logo RCN

Homenagens marcaram a sessão do Legislativo hervalense nesta segunda-feira

  • - Ponte Emílio Baumgart

Foram homenageados o historiador Marckson Kielek e a Rádio Líder de Herval d' Oeste

Herval d' Oeste - A sessão do Legislativo hervalense desta segunda-feira (21), foi marcada por homenagens. De autoria do vereador Sérgio Moacir do Nascimento - Serginho- (PP), da Bancada do PP e com o apoio de todos os vereadores, a Moção de Aplauso nº 005/2017, dirigida ao historiador Marckson Kielek, que vem desenvolvendo um trabalho sobre a Ponte Emílio Baumgart. Marckson fez a apresentação de um vídeo com fotografias que mostraram desde o início até a finalização da obra, enquanto relatava os fatos que envolveram todo este processo. Agradeceu a homenagem. "Meu trabalho tem por finalidade fazer com que a história da Ponte Emilio Baumgarten não se perca no tempo e esta homenagem e um incentivo a mais".

 

Marckson Kielec- Ponte Emílio Baumgart

 

O trabalho do historiador objetiva fazer também que o nome de Herval d´Oeste seja lembrado, como o local onde foi construída a ponte que possuía o maior vão livre conhecido na época (68,50 metros) e foi construída por um método revolucionário devido a sua altura em relação ao rio e às suas repetidas cheias. A concretagem foi feita da margem para o centro em balanços sucessivos, sem auxílio de escoramento, fato inédito na história do concreto armado. As barras de aço, durante a construção em balanço, foram emendadas por meio de luvas rosqueadas. A ponte original, entretanto, ruiu durante a enchente de 1983, o comprimento total da ponte original era 145,50 metros. O trabalho está sendo desenvolvido pelo historiador há cinco anos, buscando levantar o máximo de informações, fotos, documentos, e demais itens relacionados com a Ponte Emílio Baumgart. Ele também ministra palestras nas escolas da cidade e região de forma gratuita, discorrendo sobre a construção, quem construiu, qual foi o objetivo, quem foi o idealizador do projeto, quanto tempo durou a construção, e por que a ponte foi um marco da "Engenharia Mundial". Marckson, publicou artigo na maior revista de segmento (concretos e construção), expondo sobre a ponte, tendo uma parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), do Rio de Janeiro, bem como participação na elaboração de alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's), na qual o foco foi a Ponte, inclusive de uma estudante de Engenharia da Itália.

                       Serginho agradeceu ao historiador pelo trabalho, destacando que muitas pessoas, principalmente as novas gerações que vieram após a queda da ponte não conhecem a história. "Esta ponte leva o nome de Herval d' Oeste para o mundo e precisa ser lembrada. Nós como hervalenses nos sentíamos lisonjeados, pois este trabalho relata muito da nossa história e cultura".

 

 

Moção de Aplauso a Rádio Líder pelos 39 anos de atuação. Proposição é do presidente do Legislativo Vande com apoio de todos os vereadores

 

                        Também estiveram presentes na Casa para receber a homenagem, por meio da Moção de Aplauso nº 006/2017, de autoria do presidente do Legislativo hervalense Vanderlei Antunes da Silva- Vande- (PR), com apoio dos demais vereadores, o diretor presidente da Rede Catarinense de Rádios Rodrigo Lineu Bonato e Mauro Valmorbida gerente da Rádio Líder de Herval d' Oeste. A homenagem é pelos 39 anos de atuação da Rádio Líder.

                      Rodrigo Bonato agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo hervalense a Rádio Líder, pelo reconhecimento ao trabalho prestado a este importante veículo de comunicação. "Queremos agradecer esta bela homenagem e também colocar a Rádio a disposição dos vereadores e também de toda comunidade hervalense".

                  O presidente da Casa e propositor da homenagem, Vande, destacou o excelente trabalho desenvolvido pela Rádio Líder e seus profissionais. "A Rede Catarinense de Rádios acreditou no potencial de nossa cidade, investiu em Herval d' Oeste e hoje podemos contar com este excelente veículo de comunicação, esta homenagem é mais do que merecida".

 

Rádio Líder

A Rádio Líder realizou suas primeiras transmissões, em caráter experimental, no dia 07 de agosto de 1978.Foi reconhecida e oficializada através da Portaria de Outorga número 82.642, assinada em 14 de novembro de 1978, com publicação em 16 de novembro daquele ano, sendo identificada sob o prefixo ZYJ 798 e sintonizada sob a frequência de 1470 kHz.

No ano de 1988, a Rádio Líder foi adquirida pela Rede Barriga Verde de Comunicações, hoje Rede Catarinense de Rádios. Os estúdios estão localizados na Rua Santos Dumont, área central de Herval d'Oeste e conta com equipamentos com tecnologia de ponta, e profissionais qualificados.Com uma programação que contempla todos os segmentos da comunidade a Rádio Líder abrange cerca de 20 municípios, para aproximadamente 250 mil pessoas

A emissora funciona com programação ao vivo no horário de 05:00hs da manhã até a meia noite, com entretenimento, prestação de serviços e Jornalismo imparcial. Atualmente, passados 39 anos, a emissora continua evoluindo e com o espírito de renovação. A Rádio Líder também é uma das emissoras AM de Santa Catarina que passará pelo processo de migração de rádio do AM para FM

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou mutirões estaduais para agilizar o processo. Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a receber os representantes do ministério, em Florianópolis, para a assinatura dos termos aditivos ao contrato de adaptação de outorga de emissoras catarinenses, dentre as quais a Rádio Líder. A solenidade contou com a presença do ministro Gilberto Kassab, do governador Raimundo Colombo, e também do Diretor Presidente da Rede Catarinense de Rádios, Rodrigo Linneu Bonato. Após o projeto de instalação, ser aprovado pela Anatel será iniciada a compra e instalação de equipamentos, e a emissora então poderá transmitir a programação em FM -na frequência de 107.5.

Seminário Regional de Formação Anterior

Seminário Regional de Formação

CELOS divulga resultado da pesquisa de satisfação de 2016 Próximo

CELOS divulga resultado da pesquisa de satisfação de 2016

Deixe seu comentário