logo RCN

Grupo de Iporã do Oeste conhece cases de sucesso no turismo cultural

  • - Pontos turísticos de destaque foram visitados.

Viagem técnica ocorreu em Videira, Treze Tílias e Arroio Trinta

Conhecer experiências de turismo com foco na cultura. Foi com esse objetivo que um grupo de 21 artesãs, empresárias, comerciantes e conselheiros do turismo do município de Iporã do Oeste, realizou uma viagem técnica ao Vale dos Imigrantes. O roteiro passou pelos municípios de Videira, Treze Tílias e Arroio Trinta, no Meio-Oeste catarinense.

A viagem foi realizada por meio do Departamento de Turismo, envolvendo ações do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Poder Público e o Sebrae/SC, e pela Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste.

Segundo a consultora de turismo credenciada ao Sebrae/SC, Traute Limberger, os municípios escolhidos para a visita trabalham a cultura como estratégia para atrair turistas, além de serem referência por projetos de desenvolvimento turístico, similares ao que está sendo trabalhado pelo Sebrae/SC em Iporã do Oeste.  “Em 1999 desenvolvi o primeiro Plano Municipal de Turismo de Treze Tílias através de projeto do Sebrae/SC”, relata.

O planejamento turístico de Iporã do Oeste iniciou em 2018, através do Desenvolvimento Econômico Local. Na ocasião, foi construído o primeiro Plano Municipal de Turismo e todos os trâmites legais, incluindo o Cadastro Nacional junto ao Ministério de Turismo, chamado “Mapa Nacional do Turismo”.

Neste Plano de Turismo foi identificado o diferencial da cultura Romena. Iporã do Oeste sedia o único Consulado Honorário Romeno no mundo, fora da Capital. “Em 2019 iniciou a implantação das ações identificadas no plano como a organização do Conselho Municipal de Turismo e o convite aos empresários para que façam parte das atividades, entre outras ações”, explica a consultora.

A diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Iporã do Oeste, Marglei Enzweiler Trevisan, ressalta que a viagem serviu como troca de experiências de boas práticas voltadas ao turismo e que serão inspiração para o setor em Iporã do Oeste.

“Em Videira conhecemos o artesanato e projetos realizados no município. tivemos a oportunidade de ver como o turismo é trabalhado por meio de vinícolas e também visitamos uma escola que tem um museu fantástico e faz um excelente trabalho voltado à ciência. Já , conhecemos empresas que com o passar dos anos se reinventaram e voltaram seu foco às questões turísticas”.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, cita a importância da troca de experiências para a consolidação de novas diretrizes turísticas que trarão resultados pontuais ao município. “A inspiração em ideias que deram certo serve de motivação para o desenvolvimento do turismo. Ao ver o que deu certo em outro lugar, é mais fácil identificar o que trará resultados positivos. O Sebrae/SC faz um trabalho de muitas mãos, onde todos contribuem para um resultado que beneficie os munícipes”.

OPORTUNIDADES ÚNICAS

A professora aposentada, Atacia Joner Skrsypcsak, participou da viagem e aprovou a iniciativa. “Foi gratificante ver como aquele povo vive e faz acontecer o propósito estabelecido, honrando e cultivando a cultura do seu fundador. Além de ser tudo muito bem cuidado. Eles têm amor por seus municípios e falam com tanto entusiasmo que emociona”, conta.

Para Atacia, em todos os locais visitados ficou visível o orgulho e respeito à cultura e tradição dos antepassados. “, por exemplo, mesmo que a minoria seja de austríacos, todos se envolvem, independentemente de sua origem. A cidade de Videira é mais antiga e conservadora com seus importantes e lindos monumentos e tem um povo muito acolhedor. Já Arroio Trinta me surpreendeu por ser pequeno, mas com grandes valores. Foi uma viagem maravilhosa e proveitosa”, destaca.

De acordo com a presidente da Associação de Artesanato Novo Amanhã de Iporã do Oeste, Edela Breunig Immig, a comunidade dos municípios visitados abraçou e trabalhou a cultura com a preservação histórica, inclusive nas casas. “Fomos muito bem acolhidos. Em cada lugar que visitamos, descobrimos uma nova história encantadora. Como resultado, levamos para Iporã do Oeste muitas ideias inspiradoras para o turismo”, afirma. 

A empreendedora Sirlei Marx atua no setor de gastronomia. Proprietária da e Lanches, ela aprovou as experiências gastronômicas da viagem. Além disso, destaca a receptividade dos municípios. “Isso mostra aos turistas como eles são importantes”.

Com relação à gastronomia, Sirlei observa que a cultura é mantida até mesmo nos pratos típicos. “Eles têm muito conhecimento para desenvolver os pratos, além do ótimo atendimento. Quando as pessoas saem para fazer turismo, além de conhecer os lugares, elas querem comer bem. Por isso, é importante ter capricho em tudo que é feito para que o turista tenha interesse em voltar”.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

 

Foto 08 – As práticas do turismo foram o foco da viagem técnica.

Foto 09 – Pontos turísticos de destaque foram visitados.

Foto 10 – Vinte e uma pessoas participaram da viagem.

Foto 11 – Municípios apresentaram resultados obtidos com o turismo.

Foto 12 – Viagem proporcionou a troca de experiências.

Foto 13 – Visitas foram em pontos turísticos.

Foto 14 – Grupo visitou pontos turísticos de três municípios do Meio-Oeste catarinense.

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Curitiba vai ganhar novo centro de referência em tratamento de câncer Anterior

Curitiba vai ganhar novo centro de referência em tratamento de câncer

Cartinhas de Natal seguem à espera de adoção na Casa do Papai Noel em Chapecó Próximo

Cartinhas de Natal seguem à espera de adoção na Casa do Papai Noel em Chapecó

Deixe seu comentário