Secretaria da Saúde de Capinzal promove ação de prevenção e cuidado com a saúde dos homens na BRF |
Grupo ACQUADANÇA é destaque mais uma vez
Piratuba está no Festival Nacional de Danças Folclóricas e no maior Festival de Danças do Mundo
Piratuba estará representada em nível nacional e internacional com o Grupo Acquadança. O município faz parte das cidades que terão representantes no Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau e também está classificado para o Festival de Danças de Joinville. O grupo ACQUADANÇA passou em abril, por uma seleção para participar em Blumenau. Especialistas na área de dança folclórica analisaram cerca de 50 grupos, através de materiais enviados, com fotos, vídeos e matérias jornalísticas. Dentre estes, somente 28 foram escolhidos. O grupo piratubense obteve a classificação e se apresenta de 03 a 06 de julho na Vila Germânica em Blumenau.
Mas além de representarem Piratuba no Festival Nacional, as integrantes também estarão no maior festival de danças do mundo, o de Joinville. Em 2007 as meninas se apresentaram em palco aberto, apenas mostrando o trabalho. O grupo ainda foi escolhido para ilustrar o cartaz de divulgação do Festival de 2008. Mas não foi só isso, além de circular no mundo, através da foto no material de divulgação, o Acquadança está entre os grupos que irão se apresentar e competir este ano. Desta vez, o grupo sobe no palco principal com uma das coreografias, competindo com vários grupos brasileiros e estrangeiros. O evento acontece de 16 a 26 de julho. Para a diretora de Cultura de Piratuba, Solange Hachmann, a classificação do grupo é fruto de trabalho e dedicação. ?Piratuba está nestes grandes eventos representada pelo Acquadança, devido ao trabalho das integrantes e da coreógrafa, Nádia Zolet. Os ensaios freqüentes e a determinação fizeram à diferença mais uma vez?, ressalta.
Quatro coreografias foram inscritas em Joinville, todas aprovadas, porém, o regulamento do festival diz que somente uma, por grupo, pode competir. A coreografia que será apresentada no palco oficial, competindo, é a do ?Cultivo?, que é baseada no início da colonização de Piratuba. Em palco aberto serão apresentadas as coreografias; ?Baile de Candiero?, dança contemporânea que mostra como eram os primeiros bailes de Piratuba, ?Xote Caboclo? baseado em antigas danças dos caboclos do município e ?Divindade?, que é uma dança do ventre baseada no folclore árabe. A comissão que julga os grupos e os classifica ou não, é formada por doutores na área de dança. Eles avaliam, com todos os detalhes, a interpretação técnica e artística dos bailarinos, coerência com o tema e estrutura da composição coreográfica.
A coreógrafa do grupo, Nádia Zolet, que é especializada em dança e expressão corporal, diz que além da preparação e ensaios, é necessário ter apoio. ?Estou realizada por estar em um festival nacional e um internacional. Aqui em Piratuba temos todo apoio, estrutura e o incentivo necessário, sem isso, não seria possível ir tão longe. A dedicação das meninas também é fundamental?, explica.
No ano passado, participaram em Joinville, sete países. Este ano, cerca de duas mil coreografias foram inscritas, sendo que destas, classificam-se aproximadamente 180, menos de 10% do total. O site oficial do evento ainda não divulgou o número exato de países que irão participar, nem quantos grupos estão classificados. Certo é que para estar lá é preciso ter talento e qualidade. Além do trabalho, a pesquisa, o conhecimento cultural e a criatividade, que auxiliam na montagem das coreografias, também contam muito. Piratuba estará, portanto, no Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau, e no Festival de Danças de Joinville, o maior do mundo.
Deixe seu comentário