logo RCN

Governo do Estado autoriza quimioterapia no Hust

Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust), de Joaçaba

O Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust), de Joaçaba, conseguiu autorização administrativa para realizar tratamentos de quimioterapia em pacientes com câncer. A notícia foi confirmada pelo reitor da Unoesc, Aristides Cimadon. Segundo ele, a autorização permite que os pacientes de toda a região Meio-oeste possam fazer as seções de quimioterapia em Joaçaba, evitando o deslocamento até outras cidades ou, até mesmo, até a capital do Estado. ?É uma grande conquista da nova gestão do hospital. É o resultado do trabalho da Universidade em busca do apoio do governo do Estado, através do deputado Jorginho Mello, que reivindicou esta autorização?, afirmou o reitor.

Com a autorização administrativa, dentro de 20 dias, o Hust passará a realizar as seções de quimioterapia que serão subsidiadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, até que o credenciamento definitivo do serviço de oncologia do hospital, seja aprovado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em Brasília. Até agora, o Hospital Universitário oferece os tratamentos de quimioterapia através de convênios ou particular. O setor de oncologia funciona  desde 2001.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), os casos de câncer têm aumentado no país e as regiões mais atingidas são o Sul e Sudeste. De acordo com as estimativas do Instituto, devem surgir quase 20 mil novos casos de câncer em Santa Catarina só este ano. O câncer de pele é o mais freqüente nos catarinenses, seguido pelo câncer de mama que deve atingir, em 2005, cerca de 1600 mulheres catarinenses, e o de pulmão, que poderá vitimar, até o final do ano, quase 900 homens no Estado. Cerca de um terço dos casos pode ser tratado e curado, afirma o Inca.

 

 

Encontro discute investimentos em pós-graduação
 
    Propostas para investimentos no aperfeiçoamento de recursos humanos que atuam na área de pós-graduação farão parte da temática do encontro de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, que acontecerá nos dias oito e nove de setembro, em Florianópolis .
        De acordo com o Vice-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Luiz Carlos Lückmann, o encontro reunirá o Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, onde é representada a maioria das instituições de ensino superior do País e durante as plenárias serão apresentadas propostas de investimento para a expansão da pós-graduação, especialmente para a formação de mestres e doutores em Santa Catarina.
        Segundo Lückmann, serão apresentados estudos que apontam o montante a ser investido e de que forma os recursos poderão ser canalizados para que o Estado possa chegar a um nível de investimento considerado satisfatório em comparação com outras unidades da federação.
        Um estudo prévio apontou a necessidade de um investimento, a médio e longo prazo, de cerca de R$ 37 milhões num plano de capacitação para Santa Catarina.  Para a região Oeste, os investimentos são menores, porém bem acima do poder de investimento das instituições. Um estudo realizado em conjunto pelas três universidades do Oeste (Unoesc, UnC e Unochapecó) aponta a necessidade de um investimento da ordem de R$ 7 milhões.
        As duas propostas serão entregues durante o encontro, que contará também com a participação de dirigentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura (Mec).

 

 

Curso de restaurações em dentes posteriores

 

Dirigido aos dentistas da região, a Unoesc Campus de Joaçaba, através da Área de Ciências Biológicas e da Saúde, está com as inscrições abertas para o curso de Restaurações Indiretas em Dentes Posteriores.

Com carga horária de 32 horas, o curso divide-se em quatro dias de atividades:  16 e 17/09 e 07 e 08 /10. As inscrições podem ser feitas, pela internet, até esta sexta-feira, dia 09, com desconto, e até o dia 14 de setembro pelo preço normal.

Mais informações com o prof. Alessandro Loguércio (aloguercio@hotmail.com) pelos fones (49) 3551-2041 ou 49 9104-2212 ou no endereço www.unoescjba.edu.br/semanas/diversos/odonto_restauracao_posteriores.php

 

Unoesc inaugura terceira Clínica de Odontologia

(com foto)

 

 

Aumentar a capacidade de atendimentos odontológicos gratuitos à população da região e oferecer aos estudantes de Odontologia mais uma clínica para a aprendizagem não foram os únicos motivos que levaram a Unoesc Campus de Joaçaba a inaugurar, no dia 02 de setembro, a terceira clínica de odontologia da Universidade. O curso, considerado um dos dez melhores do país, investe em infra-estrutura e qualificação docente para ingressar também na educação continuada e no aperfeiçoamento profissional com a oferta de cursos de pós-graduação e extensão.

O primeiro curso de extensão na área odontológica foi anunciado durante a inauguração da clínica, pelo professor Alessandro Loguércio. O curso de Restaurações Indiretas em Dentes Posteriores está previsto para iniciar em setembro, com carga horária de 32 horas.

O reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, afirmou que o curso de Odontologia é considerado um exemplo de produção científica e de novos conhecimentos, que também se destaca nos trabalhos de assistência social, prevenção e promoção da saúde.

De acordo com a professora Claúdia Wesoloski, a expectativa é de que dentro de dois anos, a Unoesc ofereça o primeiro programa de Mestrado na Área Odontológica.

Para o vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Luiz Carlos Lückmann, as conquistas do curso de Odontologia são resultado de um somatório da infra-estrutura laboratorial com a capacitação docente e o investimento e dedicação de cada professor que fez a sua pós-graduação. São doutores, mestres e especialistas, alguns ainda não terminaram seus programas de mestrado e doutorado.

A nova clínica possui 22 sofisticados equipamentos odontológicos completos e produzidos na indústria catarinense Olsen SA, localizada em Palhoça, na grande Florianópolis. ?Esta empresa produz o que há de melhor na indústria nacional. Os equipamentos são totalmente criados para as estruturas brasileiras. O profissional estará dentro da realidade de suas futuras atividades?, afirmou Adgar.

 

 

Anterior

Ligeirinho

Próximo

Aniversariante

Deixe seu comentário