logo RCN

Gerência de Ações / Indústria e Comércio da SDR

Relatório de atividades da Gerência de Ações / Indústria e Comércio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Concórdia

BRDE

              No início do ano ao assumir a responsabilidade junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional - Concórdia, nos empenhamos em repassar informações sobre financiamentos do BRDE, e que estas atingissem o maior número possível de interessados, orientando no preenchimento e encaminhamento das propostas.

                     Para efeitos de comparativo:

                  De janeiro de 1995 a dezembro de 2004.

                           Volume de recursos                      R$    45.510.000,00 

                     Volume de contratos                     1.019  operações       

                   De 1º de janeiro a 30 de novembro de 2005

                           Volume de recursos                        R$   15.132.000,00

                                Volume de contratos                       414  operações       

                Os dados acima mostram a importância da parceria entre a Secretaria Regional e o BRDE, e mostra também o empreendedorismo dos empresários de nossa região, que através destes recursos ajudam alavancar o  desenvolvimento, elevando a geração de emprego, renda e impostos.

 

DEINFRA                 

                No ano de 2005 não atuamos no DEINFRA, mas, como em 2003 e 2004, levamos muitas sugestões a  respeito da conservação de rodovias para a Administração Estadual, algumas foram  acatadas e fizeram parte da Reforma Administrativa  aprovada pela Assembléia Legislativa em 2005, sendo que   a partir de janeiro de 2006 a conservação das rodovias estaduais passará para responsabilidade das SDRs.

 

DEFESA CIVIL

                Por solicitação do Secretário Regional, assumi como representante da Defesa Civil na área de abrangência da SDR-Concórdia.

               Estando sempre à disposição e contribuindo no que me foi solicitado, entendo necessária a determinação do Governador do Estado para que cada Secretaria de Desenvolvimento Regional tenha a partir do ano de 2006  uma estrutura de no mínimo 3 pessoas, um veículo e demais equipamentos para o andamento das atividades do setor.

                Esta equipe terá a  responsabilidade de organizar a Defesa Civil em cada município das SDRs, com programas de orientação, educação e  prevenção, amenizando os problemas quando da ocorrência de calamidades.

 

REDEX ? EADI ? PORTO SECO.

    Iniciamos as tratativas junto à Receita Federal de Joaçaba em agosto de 2004, para conseguirmos  liberação para a construção de uma  EADI - Entreposto Aduaneiro do Interior - Porto Seco-  com localização próximo ao trevo entre as  BRs 153 e 282 no Município de Irani, onde já se encontra construída uma câmara fria de propriedade da Empresa Bomfrio, que fará parte do empreendimento. Além dos despachos aduaneiros das exportações de nossa região com destino aos portos de Santa Catarina, atenderá também as exportações e importações entre os países do Mercosul.

               A solicitação deste empreendimento já se encontra protocolada junto à Receita Federal de Joaçaba, como também na Superintendência da Receita Federal em Curitiba-PR. Estamos no aguardo  de no  primeiro momento ser liberado o REDEX (Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação) que opera  somente com exportações. Para  posterior liberação da EADI (Entreposto Aduaneiro do Interior),que opera com exportações e importações.

 

AEROPORTO  REGIONAL DE CATANDUVAS

            Num acordo entre as Secretarias Regionais de Concórdia e Joaçaba, assumimos em conjunto dar continuidade ao projeto do Aeroporto Regional de Catanduvas, que terá influência nas áreas das secretarias de Concórdia, Joaçaba, Xanxerê, Videira, Caçador e Campos Novos.

         O objetivo é que o aeroporto tenha uma pista em condições de operar com aeronaves comerciais e de cargas.

       1) As maiores empresas de aves e suínos de SC estão localizadas em nossa região. Isto possibilitará serem transportados produtos resfriados para os mercados americano e europeu.

      2) Facilitará a vinda de professores de outros centros do país para suporte às   Universidades UNC e UNOESC.

      3) O aeroporto de Catanduvas será muito importante para viabilizar eventos Nacionais e Internacionais na região, nos futuros Centros de Convenções  que serão construídos a partir de 2006.

      4) Temos em nossa região os principais pontos turísticos do interior do Estado de Santa Catarina. O aeroporto proporcionará condições do transporte de turistas em vôos comerciais e também possibilitará vôos charter.

       5)  O setor da agricultura em toda nossa região será a grande beneficiada com a construção do Aeroporto de Catanduvas, pois teremos condições de atuar com  exportações, em especial nas  áreas da floricultura e da fruticultura.

              Serão de fundamental importância para o Meio-Oeste e Oeste Catarinense estas duas ações - EADI  e  Aeroporto de Catanduvas. Estes  trarão uma série de oportunidades de emprego, como também o surgimento de muitas empresas que, pela facilidade logística irão se estabelecer na região, além das  empresas locais que terão facilidade em entrar no contexto de exportações. Este conjunto de acontecimentos trará para a região mais empregos, renda e desenvolvimento.

 

Elídio Emílio Riffel

Gerente de Ações / Ind. E Com.

SDR-Concórdia

 

 

 

Anterior

Dresch em reunião na Secretaria de Agricultura

Próximo

Willy o ponto certo de encontro dos amigos

Deixe seu comentário