logo RCN

Fisioterapia Dermato-Funcional

Estética Corporal

A sociedade atual está centrada em um padrão de beleza voltado para um corpo estruturalmente bem formado, levando o individuo a procurar recursos para melhor adaptação a este padrão.

A fisioterapia Dermato-funcional (estética corporal) tem por objetivo a promoção, prevenção e recuperação do indivíduo, no que se refere a distúrbios endócrino, metabólico, dermatológico, circulatório e músculo-esquelético, promovendo ao indivíduo uma melhor qualidade de vida.

Utiliza inúmeros recursos, como a massagem que exerce um efeito mecânico, ocorrendo à liberação local de substâncias vasoativas, promovendo um relaxamento muscular geral, alivio da dor, aumento da perspiração, aumento da nutrição tecidual, aumento da secreção sebácea, remoção de catabólitos, aumento da maleabilidade tecidual, aumento da mobilidade articular, e auxilio na penetração de fármacos. Já a massagem relaxante oferece bem estar, alivia dores musculares e ativa a circulação. A massagem estética proporciona a redução de medidas e a redução do fibro edema gelóide, a popular celulite tão temida pelo universo feminino.

Dentre estes recursos existe a drenagem linfática manual ou mecânica, que tem o objetivo de drenar o excesso de líquidos e toxinas retida nos tecidos ou edemas, auxilia na eliminação de celulite e gordura localizada, provocando uma redução de peso e a longo prazo rejuvenesce o organismo.

A fisioterapia dermato-funcional, também atua no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas onde no pré-operatório o fisioterapeuta visa uma recuperação cirúrgica mais rápida e eficiente, mas também é de fundamental importância a intervenção no pós-operatório imediato evitando assim a ocorrência de pneumonia e melhorando a função das vias aéreas e prevenindo a trombose venosa profunda que é um grave problema cirúrgico, bem como a redução de edema, diminuição ou alívio da dor e redução do processo cicatricial, sendo que o paciente também deve ser orientado a não fumar pelo menos duas semanas antes da cirurgia, pois certamente o fumo influencia na qualidade da cicatrização.

 

Anterior

Unoesc

Próximo

Barra do Pinheiro amplia Centro Comunitário

Deixe seu comentário