logo RCN

Filho por adoção de Capinzal por duas vezes eleito vereador mais votado em território chapecoense

Valduga agradece também aos capinzalenses, ourenses, camponovenses eleitores de Chapecó

 

 

O distrito da Barra do Leão pertence a Campos Novos, também já fez parte do território capinzalense, inclusive, Capinzal e Ouro foram desmembrados do município camponovense. Descrito isto, nossa Reportagem traz a informação sobre o cidadão que nasceu na Barra do Leão, também residiu em Capinzal, ainda tem serviços prestados ao município de Ouro, sendo ele Cesar Antonio Valduga, vereador eleito em Chapecó no último pleito eleitoral, recebendo a maior votação, ao todo eram 198 candidatos. Valduga por duas vezes foi eleito vereador mais votado, defendendo a sigla do PCdoB, pois estavam coligados com o PT, sendo a sua ocupação profissional bancário e economiário. 

A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato entrevistou Valduga na quinta-feira à tarde, 25 de outubro, no Artesanato Sartori, em Capinzal, sendo que o mesmo com orgulho visitou seus conterrâneos (aquele que é da mesma terra que outro), demonstrando satisfação pelo feito e por mais uma vez estar em solo capinzalense.

Em Chapecó, Valduga se destacou nos movimentos sociais, consequentemente, foi aprovado pela população chapecoense, pois de 2005 a 2008 exerceu mandato, para tanto, em 2004 elegeu-se como o parlamentar mais votado na história de Chapecó, com 3.115 votos. No último pleito eleitoral superou a sua própria votação, obtendo 3.502 votos de confiança. Também reconhece que muitos cidadãos de Capinzal, Ouro, Campos Novos pediram o voto aos capinzalenses, ourenses e camponovenses que residem em Chapecó, então a candidatura foi pegando corpo e acabou sendo bem sucedida. “É um título muito grande e que saberei reconhecer para toda a minha vida essa confiança e gratidão na prerrogativa de fiscalizar e legislar que é a verdadeira função do vereador. Ser o edil mais votado de Chapecó entre 198 candidatos enfrentando o poder econômico, mas fazendo uma campanha humilde com princípios e tendo um resultado tão positivo deste, para nós como filho desta terra é um grande orgulho”, assim justificou a sua eleição.

Há mais de 20 anos que Valduga reside na cidade de Chapecó, a principio deu sua parcela de contribuição aos chapecoenses e visitantes na prestação de serviços bancários, como diretor do Sindicato dos Bancários, participando dos projetos sociais a exemplo do Verde Vida e muitos outros que ajudou a implementar no mencionado Município, sendo também esse reconhecimento que obteve através das urnas. Em Chapecó dos 198 candidatos, destes apenas 21 ocuparam as cadeiras disponíveis, com a posse marcada para o dia 02 de janeiro de 2013, às 18h, no Centro de Eventos.

Segundo Valduga, a Câmara Municipal de Chapecó oferece uma boa estrutura, com dois assessores, dispõem de assessoria jurídica e administrativa que possibilita legislar e fiscalizar para que seja possível o vereador fazer um bom trabalho e mandato esperado pela sociedade. A meta de Valduga era primeiro se eleger e depois começar a prestar um bom serviço, já que foi correspondido através do pleito eleitoral.

A todos aos pleitos que Valduga concorreu, três vezes como candidato a vereador, duas vezes foi o mais votado, sendo que em 2008 foi o quarto com maior votação, mas não conseguiu a legenda esperada, para tanto, defende a reforma política para evitar injustiças numa eleição.

Valduga por duas eleições elegeu-se vereador, ainda concorreu a deputado federal e a deputado estadual quando ficou suplente com 16.790 votos, sendo que na cidade de Chapecó fez 10.980 votos, também em Capinzal e Ouro obteve em torno de três mil votos, é claro que esperava muito mais de sua terra e que poderia representar a região em nível nacional. Valduga, futuramente com um projeto maior, talvez se apresente para novo pleito estadual ou federal.

O ex-prefeito de Ipira, Vilmar Comassetto concorreu na eleição anterior para deputado federal, mas não obteve o êxito esperado, da mesma forma Valduga foi a deputado estadual e também não conseguiu, no entanto, ambos se elegeram para vereador: Comassatto, em Concórdia e Valduga, em Chapecó. “Sem duvida nenhuma Concórdia vai ganhar e muito com Comassetto, devido a sua experiência, conhecimento, principalmente pela sua capacidade intelectual, por ser professor universitário, pois tem uma bagagem muito grande na vida pública e profissional, e com certeza irá realizar bom trabalho no Município”, assim Valduga justificou a eleição de seu amigo Comassetto.

Para Valduga quando se consegue uma eleição bem sucedida, é importante sempre fazer o melhor em favor de seu município, independente de ser oposição ou situação, pois acha e entende que a verdadeira prerrogativa do vereador é legislar, fiscalizar e representar bem a população, sendo importante aprovar e concordar com os projetos bons. Lembrou Valduga de que também o vereador tem de fiscalizar o que não é bom para o Município, ainda ouvir as bases e ao identificar o que não é de interesse da coletividade, então a ação deve ser questionada. Para Valduga é de suma importância que o vereador apresente projetos desde que não legisle a inviabilidade financeira, pois a maior missão é fiscalizar a aplicação do dinheiro público, no sentido de respeitar a cada cidadão que contribui com o pagamento de impostos.

Quanto ao seu futuro político, Valduga prefere decidir com as suas lideranças em nível local e regional, pois antes pretende fazer uma discussão de ideais para ver e sentir a viabilidade de uma pretensão maior, pois nossos municípios da Comarca de Capinzal, também de Zortéa e outros das microrregiões estão carentes de representantes nas esferas estadual e federal. É necessária uma voz que busque recursos e defenda os interesses econômicos de nossa região, quem sabe discutindo um projeto para a mobilidade urbana, também se lembrou da questão do Plano Diretor e de infraestrutura, até porque um deputado pode fazer muito mais, contribuindo para com a administração pública municipal e fazer o trabalho que compete a ele, não tão somente legislar e fiscalizar os recursos do Estado, mas de trazer ações e serviços. Para Valduga é momento de melhorar a saúde pública, até porque nossa região depende muito das ambulâncias terapias, já que o nosso povo necessita se deslocar até Florianópolis para se tratar, pois tem como fazer uma saúde regional, seja ela de alta ou de média complexidade, para tanto basta ter boa vontade. Lamenta que nos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, tendo como limite territorial às águas do Rio do Peixe, sequer dispõem de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), pois ainda depende de outra cidade para buscar recursos médicos e hospitalares, o que caracteriza lamentável a situação da saúde pública. Valduga parabenizou Capinzal e Ouro pela renovação, principalmente pelo alinhamento político, pois ambos os prefeitos eleitos têm de seu lado o governo federal (PT).

Para Valduga o PCdoB foi vencedor também no município de Ouro ao eleger o vereador Ivonei Antonio Dambros e com Vitorino Lanhi que não chegou a se eleger como edil, mas ajudou e muito para a Renovação de Governo em Capinzal. A intenção do PCdoB é de contribuir com as políticas públicas de Capinzal (com Andevir Isganzella) e em Ouro (Vitor João Faccin).

Fizemos uma pergunta ao futuro vereador de Chapecó, o qual é filho de nossa região, Cesar Antonio Valduga, sendo uma realidade, porém, muitos teriam receio de fazer um questionamento sobre o assunto PCdoB. Pergunta: Poderia ou não receber mais votos se tivesse em outro partido político, levando em conta que muitos acham que o PCdoB é uma sigla simplesmente comunista? Valduga nem pensou para responder, foi rápido e preciso na sua justificativa, até porque conhece o partido e a ideologia partidária dá qual faz parte. Então a sua resposta foi essa:

Primeiro é importante saber o que é comunista e da mesma forma o que é o PCdoB. O PCdoB é um partido de ideias, que propõem a luta pelo socialismo, ou seja, pela igualdade social, sendo uma ação para que capital e trabalho se completem para a felicidade do quadro funcional e dos proprietários dos empreendimentos. Os dois devem viver em harmonia, sendo que o trabalhador tem de prestar serviço e ser feliz, para tanto, tem de ter acesso a casa e carro próprio, possa alimentar-se bem e tenha condições de encaminhar seu filho para uma boa educação. A meta do PCdoB é trabalhar para o bem comum, pois o comum é o comunista, sendo essa a filosofia do partido que também dá sustentação neste projeto ao governo de Dilma (PT). PCdoB é sinônimo de igualdade social, é a luta pelo socialismo, do bem comum, voltada para que o capital e trabalho se completem na felicidade mutua (funcionário e patrão/empresa). Percebemos nos dias de hoje, que além da sigla partidária, pois o PCdoB nunca me envergonhou, pois jamais precisei trocar de sigla, já que a moda é mudar uma letrinha com gente pulando para todo lado, isto o fazem porque lá no passado envergonharam há todos nós, a exemplo da ditadura militar e da recessão. Enquanto políticos ficam pulando de galho em galho, o PCdoB tem na sua bandeira a foice que representa você trabalhador homem do campo e o martelo o operário da cidade, então é isto que temos de analisar: capital e trabalho. A luta do PCdoB é por uma sociedade mais justa, por mais igualdade social, que tenhamos mais saúde e educação, para que todos tenham mais qualidade de vida. A gente sabe que não é de uma hora para outra que algo acontece, isto leva tempo como é o caso da reforma política no Brasil que se arrasta por anos e décadas, consequentemente as impunidades acontecem. Quanto seria bom ver acontecer a reforma do Judiciário, da mesma forma se faz necessária a reforma tributária, pois são muitas ações e serviços que precisam de mudança, sendo que apesar de sermos um grão de areia, mas estamos procurando ajudar esse Brasil a ser um pais melhor para se viver e que as pessoas sejam mais felizes.    

 

Valduga sempre que pode marca presença em Capinzal e nos municípios vizinhos (Ouro, Campos Novos e outros).   

 

Administração Municipal de Ipira faz investimentos de aproximadamente 1,4 milhões Anterior

Administração Municipal de Ipira faz investimentos de aproximadamente 1,4 milhões

Com a presença de Raimundo Colombo, BRF anuncia investimento de R$ 84 milhões na unidade de Videira Próximo

Com a presença de Raimundo Colombo, BRF anuncia investimento de R$ 84 milhões na unidade de Videira

Deixe seu comentário