logo RCN

Expoeste 2005 abre mercado internacional

Expoeste 2005 abre mercado internacional para empresas da região

 

O mercado internacional está mais perto da realidade de pelo menos dois importantes segmentos da economia local e regional. América Central, África e Países Andinos podem ser os novos destinos para implementos agrícolas fabricados na região. Já a Alemanha poderá receber o mel produzido nos arredores dos municípios de Capinzal e Luzerna. A abertura destes mercados é resultado da troca de informações entre fornecedores e possíveis compradores cuja aproximação foi viabilizada pela Expoeste 2005 que encerrou neste domingo, dia 6, com um resultado extremamente produtivo para o setor de negócios. ?Este era o principal foco da Feira, portanto, atingimos nosso objetivo?. Salienta o coordenador da Expoeste 2005 João Carlos Bordin.   

Foi através do Projeto de Acesso ao Mercado Internacional que os fabricantes de implementos agrícolas e de mel conheceram os representantes de empresas conhecidas por Trading ? especializadas na compra de pequenos lotes de fornecedores diversos e em exportá-los para outros mercados.O projeto é apenas uma das linhas de atuação traçadas para movimentar o setor de negócios da Expoeste 2005 pelo Escritório de Negócios Internacionais da Unoesc de Joaçaba.

Somente do setor de implementos agrícolas, 11 empresários tiveram a oportunidade de manter contato com Tradings. Para o empresário Roberto Cureau de Luzerna cujos produtos ainda não são comercializados no mercado externo, a oportunidade serviu para desmistificar o processo de exportação ? ainda muito distante da realidade da maioria deles, independentemente do setor. Os resultados devem surgir já no início do próximo ano, data prevista para os primeiros embarques de mercadorias. ?Há a possibilidade de que a venda destas máquinas possa gerar uma movimentação de R$ 250.000,00 mês?, afirma o coordenador do Enint Eliandro Bortoluzzi. Já a empresa interessada em adquirir mel, tem uma demanda de até 120 toneladas mês. 

Já o Projeto Comprador Nacional levou até os expositores presentes na Expoeste 2005 representantes de grandes empresas interessados em determinados produtos. Uma ótima oportunidade para uma empresa de conservas de Treze Tílias cujos produtos despertaram interesse de possíveis compradores de representados pelas Tradings, Agentes de Negócios Internacionais e Câmaras de Comércio Internacional.

Além dos já citados, o Enint viabilizou ainda o Projeto Câmaras de Comércio Internacional que promoveu a articulação de negócios entre países parceiros como Argentina e Itália, através das Câmaras de Negócio. Além disso, o programa incluiu o Painel de Oportunidades e uma assessoria formada por uma equipe especializada em Comércio Exterior que deu suporte a expositores e possíveis compradores durante toda a feira.

Modelo: Já apresentado ao governador Luiz Henrique da Silveira, o projeto desenvolvido pelo Enint para a Expoeste 2005 poderá se tornar uma referência para movimentar o setor de negócios em eventos similares em todo o Estado de Santa Catarina. Uma comitiva formada pela Comissão Organizadora da Expoeste 2005, universidade e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Joaçaba já programa uma segunda apresentação do projeto ao governador LHS, desta vez com mais detalhes. O governo estuda a possibilidade de solicitar a implantação do projeto em outras feiras como contrapartida ao repasse de recursos por parte do Estado.    

 

Expoeste 2005: curiosidades atraíram a atenção do público

Banda Capital Inicial foi uma das principais atrações

 

 

 

Novos negócios, imediatos ou futuros. Curiosidades, diversão, entretenimento. Com uma programação diversificada a Expoeste 2005 é o resultado da união de forças da iniciativa pública e privada em prol de um mesmo ideal, evidenciar o potencial de Joaçaba e região. Porém, quem passou pelo Centro de Promoções e Eventos durante os quatro dias da Feira pode conferir além da pujança regional inúmeros outros atrativos. Entre eles uma exposição de veículos que trazia desde ?verdadeiras relíquias? como um Ford 29 até um carro de corrida da Fórmula Indy e lançamentos luxuosos da indústria automobilística nacional e estrangeira. A exposição trouxe ainda blindados do Exército e o veículo M8, também de uso militar e produzido em Santa Catarina. 

Shows: ?Estamos vivendo o melhor ano da banda, com o maior número de shows e de público, estamos num ótimo momento?, disse Dinho, o vocalista da banda Capital Inicial em entrevista pouco antes do show que atraiu uma multidão para a Expoeste 2005 na última sexta-feira, dia 4. Lançando esta semana o seu mais recente trabalho, ?Tributo ao Aborto Elétrico? a banda demonstrou que realmente vive o auge da carreira que já dura mais de duas décadas. Por quase duas horas o público vibrou com os sucessos do grupo. Do rock para o sertanejo. Com um estilo diferente, mas não menos contagiante a dupla Edson e Hudson também embalou o público na noite de abertura da Expoeste 2005.

Para o presidente da Comissão Organizadora João Carlos Bordin a Expoeste 2005 atingiu seus objetivos e, só não superou a expectativa de público devido a chuva que acompanhou o evento durante todos os dias. ?Faço um agradecimento especial a todas as entidades, empresas e pessoas que colaboraram com a realização da Expoeste, sem os quais o evento não teria alcançado tais proporções?, finaliza Bordin. O governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Joaçaba, a prefeitura e a Tv BV foram parceiros do evento.      

 

 

Anterior

EXPO de Lacerdópolis

Próximo

Assotrac possibilitou Tip Stop de Caminhões

Deixe seu comentário