logo RCN

Entidades se unem em prol do Rio do Peixe

Meio ambiente

Um gigante de 303 km de extensão. Um dos principais responsáveis pela colonização de todo o Meio-Oeste e única fonte de abastecimento direto de pelo menos 13 dos 26 municípios que formam sua bacia. Ele já foi sinônimo de abundância, prosperidade. Mas, ao longo dos anos também se tornou vítima do próprio desenvolvimento que proporcionou.

O rio do Peixe é o nobre motivo que reuniu nesta quinta, dia 23, em Joaçaba, segmentos das mais diversas esferas em busca de um objetivo único, a sua revitalização. Resultado de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Joaçaba em parceria com o Comitê do Rio Peixe, o 1º Fórum de Revitalização do Rio do Peixe contou inclusive com a presença do governador do Estado Luiz Henrique da Silveira.

Entre as iniciativas que irão proporcionar a recuperação do rio do Peixe, estão o levantamento completo de quais são as espécies de peixes que habitam o rio bem como o monitoramento das mesmas. A formação de um banco de tecido (sêmen) e de espécies, a construção de escadarias junto às barragens para facilitar o processo de piracema ? existem 13 delas ao longo do rio ? e, programas de educação ambiental. As sugestões partiram do Fórum e serão viabilizadas em conjunto entre todas as entidades presentes no evento, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Comitê do Rio do Peixe, Fatma, Epagri, Ibama, prefeituras, Ministério Público, Polícia Ambiental, Judiciário e demais entidades ligadas ao Meio Ambiente.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Regional Jorge Dresch, o estado irá apoiar todas as iniciativas e já está providenciando duas mil mudas de árvores nativas a serem distribuídas em cada um dos municípios banhados pelo rio do Peixe. O governador Luiz Henrique da Silveira que participou do encerramento do Fórum elogiou a iniciativa e salientou que o governo do Estado busca financiamentos junto a um banco japonês para promover o saneamento básico através da Casan. ?As ações estão previstas para acontecer em oito anos, prazo no qual deveremos investir 400 milhões de dólares?, disse LHS.

      Todas as sugestões apontadas no Fórum vão originar em breve a ?Carta do Rio do Peixe?. Para o presidente do Comitê, Adgar Bittencourt, o Fórum foi o grande marco para o início de uma nova fase para o Rio do Peixe, buscou também alertar a população sobre a importância em se promover ações em prol do consciente da água.

Além do governador Luiz Henrique, o Fórum foi prestigiado pelos deputados Moacir Sopelsa - Secretário de Estado da Agricultura ? e Romildo Titon.    

 

 

 

Anterior

Dificultando o estacionamento de veículos

Próximo

Rodovia Ouro-Jaborá deve ser incluída no BID 5

Deixe seu comentário