logo RCN

Empreendedorismo avança como oportunidade de trabalho e renda em comunidades brasileiras

  • - Simone Barreto - Representante da Beleza Avon na Brasilândia

Venda por relacionamento é opção acessível para moradores destas regiões que desejam um negócio próprio




 

De acordo com a pesquisa Data Favela (2022), realizada em parceria com a Cufa e o Instituto Locomotiva, 41% dos moradores de favelas já possuem um negócio próprio, enquanto 6 milhões ainda sonham em empreender. O estudo ainda indica que 7 em cada 10 desejam abrir seus empreendimentos dentro das comunidades e 40% relatam que a sua maior dificuldade para conquistar esse sonho é obter investimento financeiro. A falta de outras oportunidades de renda também é a principal razão para 57% dos que decidem empreender -- entre eles, 72% são mulheres e 67% pertencem às classes D e E. Atualmente, as comunidades brasileiras movimentam por ano cerca de R$ 180,9 bilhões em renda própria.


O levantamento “Mulheres Empreendedoras e seus Negócios” (2022), realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), analisou o perfil de mulheres que são donas de seus próprios negócios e constatou que, em relação aos empreendimentos com até dois anos de existência, 45% pertencem àquelas que residem em favelas e comunidades. Entre as principais razões para ter um negócio estão a busca por maior independência financeira, o desejo de economizar dinheiro e ter um equilíbrio melhor entre trabalho e família. Além disso, 41% alegam não ter renda suficiente para pagar as despesas de seus negócios.

Diante desse cenário, a venda por relacionamento surge como escolha acessível para moradores de regiões periféricas que desejam empreender. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o modelo de negócio é uma opção, principalmente, para pessoas das classes C, D e E, e 57,8% dos empreendedores do setor são mulheres.

 

Este é o caso de Simone de Almeida Barreto, Representante de Beleza Avon há seis anos e moradora da região da Brasilândia, na cidade de São Paulo. Após ficar desempregada, a profissional decidiu seguir o seu sonho de empreender por meio de uma loja com produtos pronta-entrega. “Já não queria mais trabalhar para outras pessoas. Estava insatisfeita. Então fiz um plano de negócios, comecei a ler sobre empreendedorismo e busquei tutoriais on-line sobre o assunto, até que abri uma loja e passei a revender cosméticos. A Avon possui preços bastante econômicos e isso me ajuda a atrair uma clientela maior, que busca produtos de qualidade, mas não pode pagar tão caro”.

 


Simone Barreto - Representante da Beleza Avon na Brasilândia

 

Para se aperfeiçoar na atividade, passou a realizar cursos, inclusive por meio da plataforma Avon Desenvolve, que possui mais de 600 treinamentos sobre empreendedorismo, marketing e produtos da marca. Além disso, também investiu em ferramentas digitais para alavancar suas vendas, como redes sociais e revistas digitais. “Comecei distribuindo panfletos pelo bairro e criei perfis no Instagram e no Facebook para impulsionar posts sobre o meu negócio. Crio estratégias e roteiros para publicações. Todo novo consumidor que aparecia eu já anotava o celular dele para incluí-lo em grupos com clientes no Whatsapp. Quanto mais se cria conteúdo inteligente, mais você cresce. Também consigo apresentar produtos, negociar vendas e receber pagamentos virtualmente”.
 

Simone conta que o empreendedorismo aumentou sua qualidade de vida e a ajudou a construir uma relação mais saudável com o trabalho, equilibrando atividades profissionais, pessoais e de lazer com mais facilidade e flexibilidade. “Hoje trabalho perto da minha casa, durante meio período. Sou muito mais feliz, independente e busco aproveitar mais a vida. Posso administrar meus próprios horários, programar folgas e férias. Também consegui conquistar objetivos, como a compra de um sítio em Minas Gerais e a construção da minha casa graças à renda que obtive como empreendedora. Sinto que sou a melhor versão de mim mesma atualmente”. 
 

Sobre a Avon

Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.

 

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site https://www.avon.com.br .

Avon -- Informações para a imprensa

Weber Shandwick -- avon@webershandwick.com 

Giulia Leocádio -- (11) 3027.0200

Giovana Andrade -- (11) 9 6997.6530

Rosângela Pádua -- (11) 9 8384.0141

Camilla de Andrade -- (11) 9 8199.0409

 

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro Anterior

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Dor e desconforto durante o sexo: o lubrificante pode se tornar seu grande aliado Próximo

Dor e desconforto durante o sexo: o lubrificante pode se tornar seu grande aliado

Deixe seu comentário