logo RCN

É BOM SABER...

Centro Espírita ?Amor e Caridade?

 

?Vinde a mim, todos vós que estais aflitos (...).?, capítulo VI, item 1, de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

Como sempre, os ensinamentos do Divino Mestre guardam um sentido velado que nos leva a pesquisá-los para podermos absorver seus verdadeiros significados.

Jesus já não se encontra encarnado na Terra, então, qual o sentido do ?vinde a mim?? Deveríamos transportar-nos às paragens de luz, onde Ele habita, para encontrá-lo?

Deveríamos adorá-lo contemplando suas imagens espalhadas aos milhões pelos recantos da Terra, ou significaria buscá-lo através da prece?

O raciocínio lógico está a nos dizer que o convite tem um sentido mais real, mais de acordo com os ensinos do Evangelho, legado por Ele à humanidade.

Se os sofrimentos têm todos uma razão justa, o bom senso indica que não nos libertaremos deles apenas balbuciando uma súplica a Jesus, que declarou claramente: ?Não vim destruir a lei, mas, cumpri-la?!

Com a afirmação ?a cada um, conforme suas obras?, o Mestre ratifica a Lei do Mérito, mostrando que cada qual receberá o quinhão de felicidade e paz de acordo com os esforços que empregar em seu progresso espiritual. A prece, sem dúvida, tem um grande poder de realização quando respaldada pelo merecimento, porém, os pedrouços e as urzes do nosso caminho foram colocados por nós mesmos no uso pleno do livre-arbítrio, quando nos recusamos pautar os atos da existência pelas diretrizes do dever e do amor.

Fica assim claro que ?vinde a mim? significa: buscai os meus ensinamentos! Não seria admissível que alguém, comprometido com um passado de erros e crimes, fosse agraciado com a libertação dos sofrimentos à custa, apenas, de uma prece!

O Cristo está representado entre as criaturas por seu Evangelho, repositório completo de diretrizes, cujo conhecimento e prática conduzirão à libertação da inferioridade e do mal.

Para consecução desse objetivo, entretanto, serão necessários requisitos indispensáveis, como: crer nas verdades ensinadas, sacudir o ócio, vencer a preguiça mental e superar o orgulho, fazendo-se humilde para reconhecer as próprias necessidades. Será fundamental estar imbuído de elevada dose de boa vontade, para empreender estudo sistemático e perseverante do Evangelho de Jesus, claramente explicado pela Doutrina Espírita.

Este é o caminho a que nos convida o Mestre, como inevitável para todos, sem exceção. Recusar segui-lo significa retardar o despertamento, que obrigatoriamente se dará, mais cedo ou mais tarde, porque todo aquele que se afastar dEle, estagnando-se na rebeldia indiferente, será invariavelmente compelido a avançar, empurrado, inexoravelmente, pelo turbilhão do progresso!

Mauro Paiva Fonseca ? revista O Reformador nov/2005.

 

Semana que vem continuaremos . . .

Centro Espírita ?Amor e Caridade? ? Rua José Zortéa, 204 ? Capinzal SC.

Palestras públicas: Segundas-feiras, a partir das 19:50 h.

 

 

Anterior

Piratuba apresentou Mostra Nacional de Cinema

Próximo

Seminário QTP da Regional HDO

Deixe seu comentário