logo RCN

Disputas, confraternização e muita alegria foram as marcas dos Jasti em Piratuba

Competição reuniu atletas de todas as regiões do Estado

 

Cerca de dois mil atletas, representando 146 municípios e disputando sete modalidades. Números que fazem parte do 5º JASTI – Jogos Abertos da Terceira Idade - realizados em Piratuba, município de apenas cinco mil habitantes. O evento esportivo, que iniciou com um verdadeiro show na abertura, na noite de terça-feira, foi encerrado no sábado, dia 28, com festa dos vencedores.

 

Shows também foram vistos nas disputas de bocha, bolão, truco, canastra, dominó e danças. Estas foram as modalidades em disputa na cidade das termas. Os personagens do espetáculo foram os atletas, e como qualquer outros, com muitos detalhes em comum; todos com alegria no rosto, todos com vontade de vencer e vibrando a cada ponto de seu município.  A única diferença é que os participantes são maiores de 60 anos, o que na verdade, não faz tanta “diferença”. Quem garante é a aposentada Iria Maria Cuco, que jogou bolão pelo município de Timbó. “Não tem nada de diferente, nós jogamos, torcemos, brigamos por cada ponto, gritamos e nos divertimos muito, como em qualquer competição”, conta. Ela já adianta que deve voltar logo para Piratuba. “Esta cidade é maravilhosa, eu não conhecia e adorei tudo, aquelas piscinas fazem bem pra gente, logo vou voltar e quero trazer meu esposo e os netos”, promete dona Iria.

Para Piratuba, além de troféus e medalhas o evento deixa a marca na economia local, movimentada nos cinco dias de competição. “Temos a estrutura necessária para a realização de grandes eventos, são ginásios, o Centro de Eventos, a própria Companhia Hidromineral, que é um atrativo, ou seja, nós disponibilizamos tudo e temos plenas condições para sediar eventos deste porte, mostramos isso para o Estado”, comenta o prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi. “Fomos buscar este evento, disputamos com outros municípios e conseguimos trazer para Piratuba. Quem ganha é a população local, o comércio foi movimentado, os hotéis, casas de veraneio e apartamentos ocupados, em fim, o pessoal gastou aqui e, além disso, os que não conheciam Piratuba já querem voltar com a família”, destaca.

Os JASTI são promovidos pelo governo do Estado através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com realização da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) e apoio da prefeitura local e das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). Para o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, Piratuba deu exemplo de organização. “Quando vi, há um ano, a proposta e o empenho do prefeito e de sua equipe para trazer os jogos para cá, tive certeza que seria bem organizado”, comenta. “Piratuba entrou na briga com outros municípios, mostrou mais estrutura e venceu. Hoje podemos afirmar sem dúvidas, que o município deu show, tanto nas competições como na organização, os atletas e dirigentes estão encantados, parabéns”, elogia Pecos.

Destaque para Piratuba: Além de sediar os Jogos e ser notícia no Estado, o município também se destacou nos resultados. Piratuba ficou campeã em três modalidades, conquistou uma vice-colocação e ainda uma medalha de quarto lugar. No Bolão Masculino e Feminino e na Bocha Masculino, os troféus de campeão ficam em Piratuba. A medalha de segundo lugar foi conquistada na “Dança de Salão a partir de 70 anos” e a quarta colocação na “Dança de Salão de 60 a 69 anos”.

RESULTADOS - Confira os primeiros colocados de cada categoria:

Dança de Salão de 60 a 69 anos: 1º lugar Campo Alegre – CAMPEÃO, 2º - Blumenau, 3º - Caçador e 4º - Piratuba.

Dança de Salão a partir de 70 anos: 1º São José – CAMPEÃO, 2º - Piratuba e 3º - Seara.

Dança Coreográfica: 1º Chapecó – CAMPEÃO, 2º - Xanxerê e 3º - Balneário Camboriú.

Bocha Masculino: 1º Piratuba – CAMPEÃO, 2º - Concórdia e 3º - Videira.

Bocha Feminino: 1º Chapecó – CAMPEÃO, 2º - Faxinal dos Guedes e 3º - São Carlos.

Bolão 23 Feminino: 1º Piratuba – CAMPEÃO, 2º - Timbó e 3º - São Miguel do Oeste.

Bolão 23 Masculino: 1º Piratuba – CAMPEÃO, 2º - Blumenau e 3º - Chapecó.

Canastra Feminino: 1º Rodeio – CAMPEÃO, 2º - Lages e 3º - Gaspar.

Canastra Masculino: 1º Joinville- CAMPEÃO, 2º - Zortea e 3º - Três Barras.

Dominó Feminino: 1º Agrolândia – CAMPEÃO, 2º - São Bento do Sul e 3º - Pomerode.

Dominó Masculino: 1º Laguna – CAMPEÃO, 2º - Leoberto Leal e 3º - Salete.

Truco Feminino: 1º Catanduvas- CAMPEÃO, 2º - Caçador e 3º - Itapoá.

Truco Masculino: 1º Arroio Trinta- CAMPEÃO, 2º - São José dos Cedros e 3º - São José.

 

 Cristiano Mortari 

Assessor de Imprensa - Prefeitura de Piratuba - SC

 

 

 

Bolão Feminino de Piratuba – CAMPEÃO.

 

Bolão Masculino de Piratuba – CAMPEÃO.

 

Casal Vice Campeão - Dança de Salão – Piratuba.

 

 

 

 

 

Campanha catarinense Adoção ? Laços de Amor se torna exemplo nacional Anterior

Campanha catarinense Adoção ? Laços de Amor se torna exemplo nacional

SENAC Próximo

SENAC

Deixe seu comentário