Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Deputado Titon irá coordenar grupo de trabalho responsável por ajustar Código Ambiental de SC
Deputado Titon irá coordenar grupo de trabalho responsável por ajustar Código Ambiental de SC ao novo Código Florestal Brasileiro
Relator do Código Ambiental de Santa Catarina, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB), será o coordenador do grupo de trabalho responsável por ajustar a lei catarinense ao Código Florestal Brasileiro. Indicado pelo presidente da Casa, deputado Joares Ponticelli (PP), Titon deve formar sua equipe após o Carnaval, quando iniciará os estudos.
O peemedebista explica que adequar à lei estadual à federal é necessário para evitar choques de interpretação e garantir segurança jurídica.
A intenção, segundo o parlamentar, também é aproveitar os avanços da lei federal para beneficiar os pequenos produtores. Para Titon, a lei federal beneficiou o Estado ao definir a obrigação de recomposição a partir de cinco metros às margens de rios para as pequenas propriedades rurais, que dominam cerca de 90% da produção em Santa Catarina."É quase uma cópia do nosso código e garante a produtividade do nosso produtor”, destacou ele. “Este novo Código Florestal irá garantir segurança jurídica para o nosso produtor e para a própria legislação catarinense, que tem artigos questionados pelo Supremo Tribunal Federal e que agora são respaldados por Brasília”.
O antigo Código Florestal, lei de 47 anos, não diferenciava as grandes das pequenas propriedades, que, se tivessem de recuperar 30 metros teriam de abandonar seus negócios, avalia Titon, pois comprometeria a produção.
Marcelo Tolentino
Deixe seu comentário