logo RCN

Deficiente auditivo de Capinzal supera barreiras

Deficiente auditivo de Capinzal supera barreiras e é aprovado em curso de capacitação para o ensino de libras

           O auxiliar de professor de educação especial (libras) da E.E.B. Mater Dolorum Rafael Endrigo Berté foi aprovado no curso de capacitação para instrutores na linguagem de sinais promovida pela Secretaria de Estado da Educação. Dentre 23 jovens de todas as regiões de Santa Catarina que participaram do curso, de 15 a 26 de agosto, em Itapema. Rafael foi um dos 8 aprovados e considerados aptos a trabalharem como instrutores.

           Natural de Videira, Rafael aos 3 meses de idade junto com os pais, Lecir e Agostinho veio residir em Capinzal. Ao ser constatada a deficiência auditiva, os pais encaminharam o filho para acompanhamento na APAS ? Associação de pais e amigos dos surdos - em Joaçaba onde lá iniciou o aprendizado em libras e a comunicação da leitura labial com a professora Mara Heberle.

          Auxiliar de educação especial, contratado pelo município de Capinzal em 2001, Rafael está cedido ao estado para auxiliar a professora Dirlei Weber, no ensino de libra aos alunos assistidos pelo programa que presta a E.E.B. Mater Dolorum, Rafael traduz em seus gestos agradecimentos pela oportunidade que tem em poder trabalhar e se aperfeiçoar. Agradece a diretora da escola Mater Dolorum Salete Foppa Baretta, a professora Dirlei, sua amiga e incentivadora e a Administração de Capinzal, especialmente a Secretária Maria Lucinda da Educação e o prefeito Dorini, que custeou o curso.

 

 

 

Anterior

Prefeitura de Joaçaba inaugura Centro Médico

Próximo

Sucesso absoluto a Exphoagri de Herval

Deixe seu comentário