logo RCN

Crie caminhos que valorizam o jardim

Eliâne Bianchi Santos

Um lugar para tornar sol, um espaço para as crianças brincarem, um cantinho para o churrasco: mais do que um elemento da fachada, o jardim pode abrigar áreas para descanso e lazer, transformando-se num prolongamento da casa.

E, para poder usufruir do seu jardim da melhor forma possível, é preciso criar áreas de circulação, com materiais práticos, de fácil manutenção. As opções são muitas e permitem obter um efeito bonito, bem integrado com a vegetação e com o estilo da casa.

A escolha será determinada pelo uso que você fizer de cada espaço. A tradicional grama pode servir para locais com pouco tráfego. Mas, se você quiser justamente criar novos elementos para enriquecer o visual, é possível fazer trilhas com areia grossa, pedriscos, toras de madeira, e ainda, pedras irregulares justapostas ou entremeadas de grama.

Áreas de uso intenso, como entrada de carros, lazer das crianças, churrasqueira, exigem materiais mais resistentes. Nesses casos você pode optar tanto por pedras assentadas com cimento como por blocos de concreto encaixados, que deixam toda a superfície bem uniforme. Outras alternativas são os blocos de concreto vazados ou as grades, que permitem o plantio de grama e, ao mesmo tempo, formam uma superfície permeável.

Mas, seja qual for a sua escolha, lembre-se de que o importante é manter a unidade paisagística, levando em conta o projeto arquitetônico da construção.

Pedras variadas

Pedra mineira, granito, ardósia, estes são alguns exemplos de pedras que podem ser talhadas ou serrilhadas, e que permitem conseguir pisos naturais, ricos em cores e texturas.

Pranchas de madeira

São perfeitas para formar degraus, marcando com naturalidade os desníveis do terreno.

Concregrama

Estes módulos de concreto vazados são indicados para áreas de tráfego intenso. Além disso, são ótimos para locais onde é necessário manter um bom escoamento da água, e ao mesmo tempo conter a erosão do solo.

Pré-moldados de concreto

Nesta área você dispõe de várias alternativas, como os pisos sextavados, os sinuosos, além dos que imitam tijolos.

Pedras, pedregulhos e seixos

Uma trilha sinuosa, que convida a um passeio calmo entre as folhagens, não precisa ser compacta e uniforme. Você pode optar por pedregulhos, seixos rolados, ou mesmo placas de pedra maiores.

Pisos de Cerâmica

Muito práticos, são fáceis de limpar e parecem sempre novos, com inúmeros modelos à sua escolha, em várias cores ou texturas.

Cimento rústico

O simples cimento rústico pode transformar-se num revestimento interessante para as áreas de muito movimento. Você pode usá-lo na sua cor natural, o cinza, ou com novas nuances.

 

Eliâne Bianchi Santos

Administradora  Empresas

Pós Graduada em Paisagismo e Plantas Ornamentais

Acadêmica de Engenharia Civil

e-mail:  ebs@unoescjba.edu.br

 

Anterior

Incubatório Perdigão de Capinzal

Próximo

Escolha das candidatas da Festa Vila Sete de Julho

Deixe seu comentário