logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Criciúma, Tijucas e São Francisco do Sul lideram consumo de gás natural em Santa Catarina

Dados mostram concentração do consumo em polos industriais com Criciúma reunindo 16,1% do volume e 30% dos clientes da SCGÁS

O ranking de consumo de gás natural em Santa Catarina registrou mudanças recentes e aponta uma nova configuração entre os principais polos consumidores do estado. Dados da SCGÁS mostram que São Francisco do Sul assumiu a terceira posição no volume consumido, superando Joinville, que historicamente figurava entre as três primeiras colocações.
 

No levantamento, Criciúma segue na liderança com 16,1% do volume total distribuído no mês. Ao todo, foram consumidos 8.147.412 m³ na cidade, dentro de um volume total de 50.600.035 m³ no período. O município também se destaca na base de clientes, reunindo cerca de 30% dos consumidores da companhia, com mais de 11 mil clientes conectados à rede.
 

Na sequência do ranking aparecem Tijucas, com 13,1% do consumo, São Francisco do Sul, com 11,2%, e Joinville, com 11%. A liderança de Criciúma está diretamente ligada à força do polo cerâmico, um dos principais do país, que demanda grandes volumes de energia para seus processos produtivos. Já Tijucas ocupa a segunda posição principalmente pelo consumo industrial da Portobello, uma das maiores consumidoras de gás natural do estado.
 

“Esse tipo de movimento mostra como o consumo de gás acompanha diretamente o desenvolvimento econômico das regiões. Os dados tendem a refletir a evolução das atividades produtivas e da infraestrutura em cada município”, afirma o diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Müller.
 

Embora a liderança permaneça com Criciúma, puxada pelo polo cerâmico, o avanço de outras cidades indica uma diversificação no consumo e reforça a importância da expansão da rede de distribuição para atender novos focos de crescimento no estado. Os dados refletem o peso da atividade industrial na demanda pelo energético e evidenciam mudanças recentes no perfil de consumo entre as cidades catarinenses.
 



Gerência de Marketing e Comunicação - GEMAC

(48) 3229 - 1170 | (48) 9 9922 - 8915

gemac@scgas.com.br


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempofato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

Receita Federal lança Manual de Orientações Tributárias para Cartórios Anterior

Receita Federal lança Manual de Orientações Tributárias para Cartórios

EMPREGO  Santa Catarina gerou 16,8 mil empregos com carteira em março Próximo

EMPREGO Santa Catarina gerou 16,8 mil empregos com carteira em março

Deixe seu comentário