Espetáculo do Espaço de Dança Movimento e Saúde com o tema “Histórias que Dançam” |
Coperio apresenta projeto social
Mãos, Mulheres e Arte valoriza trabalho artesanal de agricultoras
A iniciativa que já está atraindo a atenção do consumidor é resultado de um projeto desenvolvido pela Coperio. Com a parceria da Petrobrás, o Mãos, Mulheres e Arte foi oficialmente apresentado na última quinta-feira (24) em uma solenidade realizada no Clube 10 de maio em Joaçaba. O evento foi prestigiado por representantes de diversos segmentos da sociedade, autoridades, dirigentes da Coperio, Petrobrás e, pelas famílias das mulheres agricultoras que dele fazem parte.
Em desenvolvimento há pouco mais de um ano, o projeto surgiu com a finalidade principal de viabilizar a capacitação das mulheres e, a comercialização dos produtos já que, a habilidade para produzir é comum entre elas, mas, todas encontravam dificuldade para vender os produtos. Após ser sensibilizado, o grupo formado por inicialmente 50 mulheres, recebeu cursos de qualificação. Agora, os produtos chegam ao mercado através das Lojas Agropecuárias da rede.
Agricultoras e moradoras da comunidade de Nova Petrópolis, Dionéia Slaviero, Diana Kalbfleisch e Cleci Corso estão animadas com a possibilidade de incrementar a renda da família com a venda do artesanato. ?Pretendo investir comprando produtos para a casa?, disse Cleci. O aumento da renda já é uma realidade para Jocelite Piaia, de Água Doce. Com a produção média de 60 peças por mês, ela já está recebendo entre R$ 200,00 e 300,00. ?É um dinheiro muito bem vindo?, afirma.
A iniciativa do projeto é do departamento de Assessoria Social da Coperio. A idéia já existente foi aperfeiçoada por um grupo de alunos em um curso de Pós-Graduação em Gestão de Sociedades Cooperativas. Em 2006, o projeto foi apresentado a Petrobrás em busca de recursos e, em 2007 foi contemplado, lembra a Assessora Social Leila Estrowispi e o colega que faz parte do grupo José Iagher, também colaborador da Coperio.
O Gestor de projetos sociais da Petrobrás, Fernando Francisca que esteve na apresentação do projeto, disse que o Mãos, Mulheres e Arte conquistou o apoio da empresa por sua relevância social e, por ter se destacado entre mais de cinco mil projetos recebidos de todo o Brasil. ?Existem possibilidades de que a parceria seja renovada?, afirmou ele.
Para os dirigentes da Coperio Decio Sonaglio e Geraldo Ferronato, o projeto tem uma importância fundamental na valorização da família rural através da agregação de renda. A Coperio, aliás, desenvolve um intenso trabalho na área social, possibilitando qualificação a toda a família e, incentivando a permanência do jovem no campo.
Mulheres que integram o projeto.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Deixe seu comentário