logo RCN

Construção correta dos passeios públicos

Prefeitura Municipal orienta para a construção correta dos passeios públicos

Proprietários podem adequar o passeio para melhorar conforto e segurança dos deficientes

 

Visando esclarecer sobre a utilização correta dos pisos nos passeios públicos, com o objetivo de melhorar as condições de conforto e segurança dos pedestres, principalmente aos portadores de deficiência visual e motora, a Secretaria de Planejamento do Município de Joaçaba comunica a respeito do emprego de um sistema de pisos diferenciados:

Piso antiderrapante na cor cinza claro ? Indica áreas de circulação livre de barreiras

Faixa de piso na cor vermelha ? Com textura esférica em alto relevo, este piso indica proximidade com limite externo do passeio (meio-fio) e principalmente a área onde se encontram obstáculos urbanos como árvores, postes, placas, lixeiras, etc.

Segundo o diretor de planejamento de Joaçaba, arquiteto Jaison Strapassola, as faixas vermelhas texturizadas de modo algum servem para sinalizar um caminho a ser seguido por deficientes. ?A faixa vermelha foi concebida como piso-alerta e indica zona de passeio conta com obstáculos, e de maneira alguma pode ser utilizada como faixa-guia pelas pessoas portadoras de deficiências?, comentou. ?Se fosse o caso de faixa-guia, o piso teria uma textura canelada com cor diferenciada daquela que indica obstáculos e, obviamente, seria colocada no eixo do passeio e não na borda deste?, finalizou.

A prefeitura comunica que plantas e projetos relacionados a este tipo de calçada podem ser fornecidos aos proprietários de imóveis na Secretaria de Planejamento do município.

 

 

 

 

Anterior

Pópo e Saretta proporcionam jantar

Próximo

Inauguração do Termas de Barra do Leão

Deixe seu comentário