Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
Conselho de Desenvolvimento Regional de Joaçaba realiza em Catanduvas a quinta reunião do ano
Assembleia Geral Ordinária de 2013
Joaçaba (12-11-2013) – O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Joaçaba realizou, nesta segunda-feira, 11, nas dependências da Câmara de Vereadores de Catanduvas, a quinta Assembleia Geral Ordinária de 2013. Participaram prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores, além de representantes da sociedade civil dos 13 municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional. A reunião foi presidida pelo secretário Ricardo Euclides Grando.
O encontro teve a presença da gerente de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Renata Vieira, que explanou sobre a Política de Assistência Social em Santa Catarina, com destaque para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na oportunidade, ela apresentou os investimentos que serão viabilizados no Estado por meio do Pacto por Santa Catarina, como a construção de 98 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 27 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e 12 Centros Dia para idosos.
Durante a reunião, também foram abordadas as melhorias nas rodovias da região. O secretário Ricardo Grando informou que, além de roçadas, desobstrução e limpeza de canaletas, a SDR realiza uma operação de tapa buracos em vários trechos, contemplando 181 quilômetros. A operação já foi realizada na rodovia que liga Água Doce a BR-153 (SC-150) e da BR-153 até a ponte do Rio Chapecó (sentido Caçador). Nesta semana, iniciam os trabalhos de Água Doce a Luzerna (SC-150) e Água Doce a Treze Tílias (SC-355). Também receberão melhorias os trechos Ibicaré a Luzerna (SC-453), Joaçaba a Ouro (SC-150) e Capinzal a Piratuba (SC-150). O investimento é de R$ 200 mil.
Os conselheiros ainda analisaram e aprovaram propostas de âmbito municipal. Grando lembrou que os projetos encaminhados para votação nos Conselhos de Desenvolvimento Regional devem ter seus recursos aprovados anteriormente por meio de cadastro no portal SC Transferências. A partir disso, é possível buscar a verba necessária junto às secretarias setoriais. Após esta etapa, o projeto deverá ser cadastrado no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), para que seja incluído no orçamento da secretaria. Apenas nessas condições o projeto deve ser encaminhado para a pauta da reunião mensal do CDR, caso contrário, mesmo que seja aprovado, não terá recursos garantidos para sua execução.
Deixe seu comentário