logo RCN

Colheita e venda de pinhão estarão liberadas a partir de 1º de abril em todo Estado

A colheita, o transporte, a comercialização e o consumo do pinhão serão liberados em todo o Estado, a partir do dia 1º de abril, conforme prevê a Lei estadual Nº 15.457 de 17 de janeiro de 2011.  O objetivo é garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção, que ocorre durante o primeiro semestre do ano. Além disso, a escassez de frutas nativas e outras fontes de alimento oriundas das florestas torna o pinhão, um recurso essencial para a fauna.

 

A coleta, o transporte, o depósito, a compra e a venda desta semente antes da data permitida, caracterizam em infração administrativa e multa mínima de R$ 500,00.

 

De acordo com o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, major Adair Alexandre Pimentel, a polícia vem trabalhando durante o ano todo, a questão da conscientização para tentar evitar que a prática desta infração aconteça e que o meio ambiente seja prejudicado.

 

"A fiscalização deve ocorrer, mas o que precisamos é que as pessoas se conscientizem que isto é uma afronta ao meio ambiente, especialmente com relação a uma vegetação ameaçada. Esta conscientização tem sido uma tarefa bem difícil. Mas já notamos que gradualmente a comunidade vem respeitando as normas de proteção da Araucária, incluindo a sua semente, o pinhão", explicou. 

 

 

 

 

Flavia Mota

Jornalista Profissional

MTE 0006001/SC

Novo salário mínimo regional beneficia setor agropecuário Anterior

Novo salário mínimo regional beneficia setor agropecuário

Acadêmicas do curso de Enfermagem Unoesc são aprovadas em exame de residência Próximo

Acadêmicas do curso de Enfermagem Unoesc são aprovadas em exame de residência

Deixe seu comentário