logo RCN

Cinquentenário do Sindicato Rural de Capinzal

Cinquentenário do Sindicato Rural de Capinzal

A noite de sábado, 17 de novembro, foi marcado pelo jantar dos 50 anos do Sindicato Rural de Capinzal (SC), no Restaurante do Cabeção anexo ao CTG Sinuelo do Vale.

A fundação do mencionado sindicato ocorreu em 16 de novembro de 1968, reuniram-se de livre vontade no então Salão Paroquial da Igreja Matriz da cidade de Capinzal, 89 proprietários rurais, sendo eles dos municípios de Capinzal, Ouro e Zorteá, com o propósito de fundar um Sindicato Rural como órgão de defesa e representação de Classe. Obtendo a aprovação unanime dos produtores ali presentes e sob prolongada salva de palmas, foi então fundado um Sindicato Rural, com sede na cidade de Capinzal, mas que viria a atender os municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa, para que as atividades do sindicato obtivessem absoluto êxito e pudesse alcançar com brevidade seus objetivos, o então presidente Antonio Rafael  Surdi, pôs em votação a filiação à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, o que também foi aprovado por unanimidade. Desde a fundação, o Sindicato passou por 16 mandatos de diferentes presidentes. Atualmente, o Sindicato Rural de Capinzal conta com 102 associados ativos, uma secretaria junto a sede, uma médica e um médico veterinário que auxiliam nas atividades da instituição e uma diretoria composta por 12 associados vinculados a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A mesa de honra foi composta pelos membros da Diretoria, sendo o seu presidente Pedro Lélis da Panis, vice-presidente Marcelo Henrique Barison, tesoureiro Francisco Hilgemberg, suplente de presidente Regeane Rocha, suplente de vice-presidente Marco Antonio Santos, suplente de tesoureiro Angelo Moschen; conselho fiscal Diocelir Zanini, Bárbara Wagner e Aldivo Surdi; suplentes do conselho fiscal Alcides Borges, Leonir Boaretto (Leone) e Felipe do Nascimento. Também fez compôs a mesa de honra o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo; o prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini (o qual chegou mais tarde).

Matheus Pires representou o seu avô João Batista Antunes, então presidente do Sindicato Rural de Capinzal de 1980 a 1984, o qual recebeu uma singela homenagem.

Tobias da Silva representando Ricardo e Renato Baratieri, filhos de Aristoclides Baratieri, presidente de 1984 a 1990.

Circe Toaldo presidente de 1985 a 2001.

Ivanir Luiz Giongo (Biriba) presidente de 2001 a 2011.

Tiago D'Agostini presidente de 2011 a 2013.

Paulo Dambrós presidente de 2013 a 2016.

Pedro Lélis Panis presidente de 1992 a 1995 e então presidente até o ano de 2019.

Foi prestada homenagem ao ancião dos associados do Sindicato Rural de Capinzal, pessoa respeitada entre todos. Associou-se no início da entidade, já fez parte de diretorias passadas e ainda prestigia com sua colaboração para com o Sindicato. Luiz Toaldo recebeu a homenagem de agradecimento de Pedro Panis, Francisco Hilgemberg e Marcelo Barison.

"De todas as comemorações durante esses 50 anos de história, essa de hoje, na sua forma singela e intima, é a mais importante para nós. Cada diretoria que pelo Sindicato passou evoca um trecho da trajetória de luta, de dificuldades e de histórias da entidade. Hoje, todos têm a convicção de que cada diretoria - ao ser eleita - deu continuidade aos esforços dos companheiros das diretorias anteriores, aos seus anseios - às suas vontades de acertar. Os presidentes aqui reunidos, bem como aquelas que, prematuramente, nos deixaram, foram gradativamente dando forma e consistência a este Sindicato nas variadas formas de representação, nas parcerias progressivamente construtivas e nas entregas de serviços e produtos crescentemente com mais qualidade para nossos produtores".

Aldivo Surdi representou seu tio Antonio Rafael Surdi, presidente do Sindicato Rural de Capinzal de 1968 a 1976, o qual recebeu homenagem. Também homenageado Francisco Pedro Garcia (Jaques Garcia, filho de Francisco Pedro Garcia), presidente de 1980 a 1984.   

Obs: Entrevistas concedidas por Pedro Lélis Panis e Zeferino Pedrozo no site http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/    

Mesa de honra: Diocelir Zanini, Francisco Hilgemberg, José Zeferino Pedrozo, Pedro Lélis Panis, Marcelo Henrique Barison, Regeane Rocha, Marco Antonio Santos e Leonir Boaretto (Leone).

 

 

 

Aldo Azevedo / jornalista

Campeonato Municipal Anterior

Campeonato Municipal

Abertura da programação do 'Brilho de Natal' tem início em Piratuba Próximo

Abertura da programação do 'Brilho de Natal' tem início em Piratuba

Deixe seu comentário