Secretaria da Saúde de Capinzal promove ação de prevenção e cuidado com a saúde dos homens na BRF |
Cinquentenário do Sindicato Rural de Capinzal
Cinquentenário do Sindicato Rural de Capinzal
A noite de sábado, 17 de novembro, foi marcado pelo jantar dos 50 anos do Sindicato Rural de Capinzal (SC), no Restaurante do Cabeção anexo ao CTG Sinuelo do Vale.
A fundação do mencionado sindicato ocorreu em 16 de novembro de 1968, reuniram-se de livre vontade no então Salão Paroquial da Igreja Matriz da cidade de Capinzal, 89 proprietários rurais, sendo eles dos municípios de Capinzal, Ouro e Zorteá, com o propósito de fundar um Sindicato Rural como órgão de defesa e representação de Classe. Obtendo a aprovação unanime dos produtores ali presentes e sob prolongada salva de palmas, foi então fundado um Sindicato Rural, com sede na cidade de Capinzal, mas que viria a atender os municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa, para que as atividades do sindicato obtivessem absoluto êxito e pudesse alcançar com brevidade seus objetivos, o então presidente Antonio Rafael Surdi, pôs em votação a filiação à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, o que também foi aprovado por unanimidade. Desde a fundação, o Sindicato passou por 16 mandatos de diferentes presidentes. Atualmente, o Sindicato Rural de Capinzal conta com 102 associados ativos, uma secretaria junto a sede, uma médica e um médico veterinário que auxiliam nas atividades da instituição e uma diretoria composta por 12 associados vinculados a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A mesa de honra foi composta pelos membros da Diretoria, sendo o seu presidente Pedro Lélis da Panis, vice-presidente Marcelo Henrique Barison, tesoureiro Francisco Hilgemberg, suplente de presidente Regeane Rocha, suplente de vice-presidente Marco Antonio Santos, suplente de tesoureiro Angelo Moschen; conselho fiscal Diocelir Zanini, Bárbara Wagner e Aldivo Surdi; suplentes do conselho fiscal Alcides Borges, Leonir Boaretto (Leone) e Felipe do Nascimento. Também fez compôs a mesa de honra o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo; o prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini (o qual chegou mais tarde).
Matheus Pires representou o seu avô João Batista Antunes, então presidente do Sindicato Rural de Capinzal de 1980 a 1984, o qual recebeu uma singela homenagem.
Tobias da Silva representando Ricardo e Renato Baratieri, filhos de Aristoclides Baratieri, presidente de 1984 a 1990.
Circe Toaldo presidente de 1985 a 2001.
Ivanir Luiz Giongo (Biriba) presidente de 2001 a 2011.
Tiago D'Agostini presidente de 2011 a 2013.
Paulo Dambrós presidente de 2013 a 2016.
Pedro Lélis Panis presidente de 1992 a 1995 e então presidente até o ano de 2019.
Foi prestada homenagem ao ancião dos associados do Sindicato Rural de Capinzal, pessoa respeitada entre todos. Associou-se no início da entidade, já fez parte de diretorias passadas e ainda prestigia com sua colaboração para com o Sindicato. Luiz Toaldo recebeu a homenagem de agradecimento de Pedro Panis, Francisco Hilgemberg e Marcelo Barison.
"De todas as comemorações durante esses 50 anos de história, essa de hoje, na sua forma singela e intima, é a mais importante para nós. Cada diretoria que pelo Sindicato passou evoca um trecho da trajetória de luta, de dificuldades e de histórias da entidade. Hoje, todos têm a convicção de que cada diretoria - ao ser eleita - deu continuidade aos esforços dos companheiros das diretorias anteriores, aos seus anseios - às suas vontades de acertar. Os presidentes aqui reunidos, bem como aquelas que, prematuramente, nos deixaram, foram gradativamente dando forma e consistência a este Sindicato nas variadas formas de representação, nas parcerias progressivamente construtivas e nas entregas de serviços e produtos crescentemente com mais qualidade para nossos produtores".
Aldivo Surdi representou seu tio Antonio Rafael Surdi, presidente do Sindicato Rural de Capinzal de 1968 a 1976, o qual recebeu homenagem. Também homenageado Francisco Pedro Garcia (Jaques Garcia, filho de Francisco Pedro Garcia), presidente de 1980 a 1984.
Obs: Entrevistas concedidas por Pedro Lélis Panis e Zeferino Pedrozo no site http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/
Mesa de honra: Diocelir Zanini, Francisco Hilgemberg, José Zeferino Pedrozo, Pedro Lélis Panis, Marcelo Henrique Barison, Regeane Rocha, Marco Antonio Santos e Leonir Boaretto (Leone).
Aldo Azevedo / jornalista
Deixe seu comentário