logo RCN

Chilenos retribuiram visita ao município de Zortéa

Comitiva do Chile retribui visita ao município de Zortéa (SC) Brasil

O Projeto de Lei nº020/2005 de autoria do Executivo autorizou o Chefe do Poder Executivo Municipal a ausentar-se do País, tendo a aprovação do Poder Legislativo, para que o Prefeito Remilton Andreoni pudesse participar de uma missão técnica à Argentina e ao Chile, sendo um compromisso firmado através da AMPLASC ? Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense. Remilton e Vilmar Grotto/técnico agrícola se ausentaram por 13 dias do Município, com viagem em missão técnica, sendo um intercâmbio, gestão pública e agrícola, gestão de turismo, visando firmar acordos internacionais para o desenvolvimento local e regional.

Pelo fato do Prefeito de Zortéa, Remilton Andreoni, ter visitado o país do Chile no mês de novembro de 2005, recebeu uma comitiva chilena em seu Município na data de 09 de fevereiro, quinta-feira. Remilton se encontra no gozo de férias, sendo que seu vice Roberto Menegaz ? o Beto vem respondendo pela Administração Municipal, porém, o Prefeito Titular marcou presença na Prefeitura para poder recepcionar os visitantes.

Quando Remilton foi ao Chile acompanhado de demais Prefeitos da região, cooperativistas e outros, puderam constatar a forma de trabalho e de produção da pequena propriedade, sendo um sistema de recuperação da agricultura.

Alejandro Salas Villar, Executivo de Integração da Agência de Área San Fernando, atuante junto ao Ministério de Agricultura do Governo do Chile, sendo ele quem fez com que acontecesse o roteiro de visitação. Alejandro mostrou a forma encontrada para recuperar a agricultura no Chile, hoje um país bastante estável, com produção muito grande e rica.

Segundo Remilton, além de farto material que trouxe da viagem de conhecimento, fotos, técnicas e soluções, a Comitiva Chilena pessoalmente apresentou materiais alternativos de produção até nos dias de estiagens prolongadas, sendo medidas de suma importância principalmente para os pequenos produtores.

Alejandro e demais acompanhantes ficaram maravilhados ao visitar as escolas, pela qualidade do ensino, instalações adequadas e respeito para com as crianças. Segundo o Chileno, levará na lembrança o que pode ver com os seus próprios olhos, Zortéa é uma cidade muito arrumada, bem certinha e que dispõe de uma educação escolar fabulosa.

Pediu que a Administração Municipal de Zortéa continue investindo na educação da criança, pois essa é uma ação fundamental para o progresso do Município, levando em conta estarem possibilitando aos alunos uma comunicação de primeiro mundo, a Internet. Também que o Município prossiga investindo em agro-turismo, sendo um grande potencial as propriedades rurais receberem as pessoas da cidade, dando a oportunidade de tirar o leite, cuidar da horta, ainda contam com uma paisagem muito linda, porém, devem aperfeiçoar o folclore, baile, dança, canções e gastronomia.

Como ficou vislumbrado por Zortéa em tão pouco tempo ser transformado numa cidade bonita e planejada, pretende em breve voltar e trazer sua esposa (professora) para conhecer o sistema de educação e tudo de bom que foi desenvolvido em território Zorteense.. 

A Comitiva Chilena visitou todos os municípios pertencentes a AMPLASC ? Associação do Planalto Sul Catarinense, quando puderam transmitir conhecimentos e muito carinho pela acolhida.

 

 

Alejandro (Chileno) concedendo entrevista

 

Anterior

Tordilho de aniversário

Próximo

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

Deixe seu comentário