logo RCN
Câmara de Dirigentes Lojistas

CDL de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis Nota de repúdio a portaria do MTE por dificultar o trabalho aos domingos e feriados e afetas os empregos

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis, acompanha o posicionamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas -   FCDL/SC e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL, entidade de livre adesão e a principal representante do Varejo no Brasil, vem a público repudiar a Portaria n. 3.665/2023, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal (MTE), nessa terça-feira (14/11), que revoga parte da Portaria n. 671/2021, que tratava da autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados.

A CNDL, entidade de livre adesão e a principal representante do Varejo no Brasil, vem a público repudiar a Portaria n. 3.665/2023, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal (MTE), nessa terça-feira (14/11), que revoga parte da Portaria n. 671/2021, que tratava da autorização PERMANENTE para o trabalho aos domingos e feriados.

Pela portaria, a partir de agora, para que trabalhadores de 13 dos 28 segmentos do setor de comércio e serviços desempenhem suas atividades aos domingos e feriados, será necessária autorização em convenção coletiva, negociada entre sindicatos e patrões, e não mais em acordos individuais.

A CNDL entende que a medida é burocrática, custosa e é um retrocesso frente aos avanços da legislação trabalhista que o Brasil assistiu nos últimos anos.

No entendimento da Confederação, a decisão do Ministério do Trabalho vai reduzir a atividade econômica do país e impactar negativamente no mercado de trabalho.

A CNDL também registra que o setor de Comércio sequer foi consultado pelo MTE sobre os efeitos da portaria, que, certamente, vão prejudicar milhares de empresas e pessoas.

Em um momento em que a economia precisa se reerguer e iniciar um novo ciclo de crescimento, a medida surge como entrave ao bom funcionamento do setor que mais emprega e gera renda no Brasil.

A CNDL informa que vai trabalhar junto às entidades representativas e às Frentes Parlamentares do Comércio e Serviços e das Pequenas e Microempresas no Congresso Nacional para a apresentação de um “Projeto de Decreto Legislativo (PDL)” cujo objetivo será sustar os efeitos da Portaria n. 3.665/2023.

MUNICÍPIO DE LACERDÓPOLIS
DECRETO MUNICIPAL N. 63 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2023. Anterior

MUNICÍPIO DE LACERDÓPOLIS DECRETO MUNICIPAL N. 63 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2023.

Secretaria de Agricultura de Piratuba realizou mais uma entrega de alevinos para produtores locais Próximo

Secretaria de Agricultura de Piratuba realizou mais uma entrega de alevinos para produtores locais

Deixe seu comentário