logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão Ordinária do dia 11 de março de 2008

      Na sessão ordinária do dia 11 de março esteve presente na Câmara Municipal de Vereadores o médico veterinário da ICASA/CIDASC Sr.Silvanno Ferreto e o coordenador do Projeto de Brincagem da ADR (Administração Regional) CIDASC de Campos Novos Sr. Roberto Bagatini os quais estiveram explanando aos Srs. Vereadores e a comunidade presente sobre os procedimentos de brincagem do gado o qual deverá ser feito em todas as cidades do Estado de Santa Catarina. A presidente agradeceu a presença dos servidores do ICASA/CIDASC que se disponibilizaram em vir até a Câmara repassar as informações aos vereadores e comunidade, comunicou que na sessão deverá haver apenas o pequeno expediente e posterior a explanação dos profissionais convidados.

Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior;

Leitura dos expedientes recebidos e expedidos;

Indicação:

- 003/2008 vereadora Rosane: Solicita ao Chefe do Poder Executivo um estudo visando à compra do prédio e o terreno das antigas instalações do escritório da Firma Zortéa, para que naquele local seja instalada toda a Educação Infantil do Município de Zortéa.

Emenda Substitutiva Global ao Projeto de Lei 003/2008:

- Vereadores Valda, João Reginaldo, Claudemir, Délcio e Jarmino: Encaminhado para as comissões para analise e pareceres.

Projetos de Lei:

- 003/2007 o qual ?Autoriza o Prefeito Municipal a celebrar convênio com a Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos ? ECT, para a instalação de uma agência dos Correios e dá outras providências? Continua sendo analisado nas comissões, juntamente com a emenda substitutiva global.

Após o pequeno expediente a presidente convidou os Srs. Silvanno e Roberto Bagatini para explanar sobre o projeto de brincagem do gado. O Sr. Silvanno no uso da palavra agradeceu a oportunidade de estar na Câmara esclarecendo aos vereadores e comunidade do que é o PIB (Processo de Identificação de Bovinos e Bubalinos), apresentou o Sr. Roberto Bagatini coordenador do Projeto o qual comentou que o trabalho será feito em todo o Estado visto que Santa Catarina conquistou o certificado de Estado livre de febre aftosa sem vacinação, fato esse que exigiu a identificação de todos os bovinos e bubalinos. Esclareceu que com a identificação dos animais comprovará que são provenientes do Estado de SC não possibilitando uma possível clandestinidade de animais. Explicou como se procederá as etapas do projeto com o cadastramento das propriedades rurais, animais, colocação dos brincos (dois brincos evitando a perca de um e uma possível não identificação) e posterior um monitoramento de todo o processo através de um sistema informatizado. Enalteceu que todo este processo depende de uma vasta parceria de todos os órgãos ligados às secretarias de agricultura, governo, empresas privadas e principalmente dos produtores rurais no tocante a responsabilidade no preenchimento dos formulários de identificação de seus animais para posterior encaminhamento ao escritório da CIDASC. Ressaltou que todo o material para a brincagem do gado será disponibilizado aos produtores sem custo algum, bem como toda a orientação de como se proceder e caberá ao produtor colocar os brincos nos animais. Na seqüência o médico veterinário da CIDASC esclareceu que o processo de brincagem é obrigatório sendo amparado por legislação especifica e caso o produtor rural não cumpra a lei sofrerá sansões e ressaltou que será necessária a ajuda de muitos órgãos e pessoas para o bom andamento do processo.

A presidente agradeceu as explanações e cedeu espaço para os questionamentos dos Srs. Vereadores e pessoas presentes, sendo que os profissionais esclareceram todas as dúvidas dos mesmos. Convocou os nobres pares para a sessão do dia 18 de março de 2008 na Câmara Municipal.

 

 

Anterior

Ipira - Municipal de Futebol Sete: Bairro é Bi-campeão

Próximo

Escolha da Garota e do Garoto do Buzão

Deixe seu comentário