Espetáculo do Espaço de Dança Movimento e Saúde com o tema “Histórias que Dançam” |
Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa
Sessão Ordinária do dia 18 de março de 2008
Requerimento:
003/2008 Vereador João Reginaldo Cesa: Requer a Secretaria do Bem Estar Social a relação das famílias cadastradas por este setor para o recebimento do programa da Bolsa Família do Governo Federal, bem como, a relação das famílias contempladas no Município por este programa. Requerimento aprovado por unanimidade.
Emenda Modificativa ao Projeto de Lei Complementar 001/2008 apresenta pelo vereador Paulo, foi aprovada por sete votos favoráveis sendo e um voto contrário sendo esse do vereador Ademir.
Projetos de Lei:
- 001/2008 o qual ?Altera a redação do artigo 78 da Lei Complementar No 006/2003, de 20 de outubro de 2003, que dispõe sobre a utilização do espaço do Município de Zortéa e o bem-estar público, observando as normas federais e estaduais relativas á matéria.? Foi aprovado com emenda por sete votos favoráveis e um voto contra sendo esse do vereador Ademir.
-004/2008 o qual ?Dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração e dos subsídios dos agentes públicos municipais, e adota outras providências?. Encaminhado para as comissões para análise e pareceres.
-005/2008 o qual ?Autoriza o chefe do poder Executivo Municipal a Ausentar-se do País e dá outras providências?. Encaminhado para as comissões para análise e pareceres.
Palavra Livre:
Aldivo Surdi: Comentou sobre a negligência do cemitério em nosso município que vem acontecendo há dias, e por também haver pragas (formigas) que além de trazer sujeiras, perturbam as pessoas que vão visitar esse local, e acabam trazendo o soja das lavouras para dentro do mesmo. Pediu que a secretaria de obras adote providências necessárias e para que façam à limpeza do mesmo sugerindo para que seja gramado o local. Acredita ser uma falta de respeito com as pessoas que estão visitando seus familiares, as quais se deparam com toda aquela sujeira. Teceu comentários sobre os projetos, criticando o fato de não terem benefícios à comunidade. Falou do pagamento do servidor público que há meses esta sem trabalhar por falta de planejamento de sua administração. Questionou sobre o direito de insalubridade dos técnicos o quais trabalham e não recebem por seus direitos. Pediu para a secretária da saúde para colocar uma placa todas as sextas-feiras no portão do posto de saúde, informando para as pessoas que necessitam de serviços prestados nos finais de semana, a agente que esta de plantão e seu telefone.Comentou sua preocupação quanto a brincagem do gado, mas acredita que só vai prejudicar o pequeno produtor .
Jarmino Freitas: Considerou a opinião do vereador Aldivo quanto ao estado que se encontra o cemitério em nosso município. Apresentou sua preocupação, a qual as pessoas ao visitar seus familiares se decepcionam ao verem o estado que se encontra o local. Acredita que a sociedade conhece o empenho que o vereador tem tido para manter o local preservado. Comentou o empenho da administração municipal quanto à limpeza do cemitério a qual será exercida, para que sejam efetuadas carpidas, para que não precisem passar veneno no local, para combater as pragas (formigas). Quanto à emenda do projeto de lei 001/2008 diz ser favorável ao projeto inicial, mas que também não é contra a emenda que vem se juntar para a melhoria do mesmo. Falou que é favorável ao projeto de lei 004/2008, mesmo sendo um índice governamental, acredita ser um índice muito baixo e que certos funcionários não estão recebendo o mínimo que é de direito por sua função exercida.
João Reginaldo: Reforçou a preocupação dos vereadores quanto à limpeza do cemitério em nosso município e para que os trabalhos sejam acompanhados e executados, sendo de muita importância á comunidade. Solicitou para que o executivo veja da possibilidade de se instalar mais uma linha telefônica junto ao posto de saúde, para suprir as necessidades do setor e para o bom atendimento a comunidade. Quanto ao requerimento feito pelo vereador, sobre a questão da relação às famílias cadastradas e contempladas pelo programa Bolsa Família, criticando o fato de que muitos jovens entre 16 e 17 anos que são matriculado nas escolas estão sendo beneficiados com valores, mas que muitas vezes não podem responder por seus crimes perante a sociedade.
Paulo José Francescki: Denunciou o fato de uma Senhora estar vendendo uma rifa beneficente para uma irmã dela que precisa de tratamento médico, segundo o vereador a Senhora comentou que a rifa foi fornecida pelo Departamento Social. Comentou que achou ser muito estranho este fato por ser uma senhora desconhecido, e que a rifa estava carimbada pela administração municipal. Comentou a respeito da brincagem do gado, esclarecendo que vai trazer beneficio aos grandes produtores e que de imediato só vai trazer problemas aos pequenos produtores. Questionou o porquê do município de Zortéa ser o pioneiro na brincagem do gado.Criticou o fato de a CIDASC estar a favor do RS sendo que SC esta sendo punido por uma portaria, o qual só beneficia o estado do RS e prejudica o estado de SC. Também questionou o trabalho feito pela CIDASC em 1965 o qual colocou o estado de SC sendo o melhor do mundo na questão sanitária, e hoje o RS não quer o gado catarinense no seu território.
Rosane Infeld: Comentou a mesma preocupação feita pelos vereadores quanto à limpeza do cemitério e para o melhoramento e a preservação do local. Cobrou para que a administração municipal se encarregue de escolher uma pessoa responsável para efetuar a limpeza a cada quinze ou trinta dias. Criticou os fatos da limpeza das ruas que não estão sendo efetuadas em nosso município e quanto ao patrolamento no bairro Água Santa que não foram bem feitas e que se chover vão trancar os bueiros. Falou que também é importante a colocação do vereador Reginaldo, de instalar mais uma linha telefônica no posto de saúde no município.
A presidente. Convocou os nobres pares para a sessão ordinária do dia 25 de março de2008, às 19h, na câmara municipal.
Deixe seu comentário