logo RCN

Aumenta procura por rastreamento de carros

No Brasil cerca de 200 mil carros são rastreados e a expectativa é de que este número triplique nos próximos três anos. A falta de segurança e os furtos de veículos são os maiores incentivadores da po

A falta de segurança cresce a cada dia no país. Na Grande Florianópolis, por exemplo, foram registrados no ano passado, mais de 1.450 furtos de veículos, o que representa cerca de quatro veículos levados por dia pelos ladrões. Por causa disso, o Brasil passa a se destacar num setor que há alguns anos não era conhecido da população: o rastreamento de veículos. Segundo uma pesquisa, estima-se que 200 mil carros sejam rastreados hoje no Brasil. Em 1998 eram 30 mil e a expectativa é de que este número cresça três vezes mais até 2007. ?Com o sistema de rastreamento as pessoas ficam mais tranqüilas, pois sabem que estão sendo vigiadas em todo o tempo e que a qualquer anormalidade, a empresa de vigilância é acionada?, conta Nilton Souza, gerente da divisão Onsat do Grupo Zanardo, empresa especializada em rastreamento veicular.

Muitas empresas de transporte já utilizam este tipo de serviço para evitar o roubo de cargas e para saber onde está o produto e quando deve chegar ao destino, facilitando até mesmo o trabalho de logística. Hoje, os motoristas de carros de passeio também investem neste tipo de rastreamento, porque se tornaram o principal alvo dos ladrões. ?Os bandidos tem uma série de motivos para procurar estes automóveis, na maioria carros, e também caminhões, pelo modelo, pelas peças caras que podem vender depois e muitas vezes pelo seguro?, declara o delegado Ilson da Silva, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais. Segundo dados da Deic, nos primeiros cinco meses de 2004, em todo o Estado foram furtados 2.738 veículos, sendo que 528 já foram recuperados pelos agentes.

De acordo com o delegado Ilson da Silva, a expectativa é baixar cada vez mais o número de ocorrências no Estado, para isso será necessária a colaboração de vários órgãos estaduais e de empresas privadas, que tem como meta garantir a segurança dos bens. ?Vamos criar parcerias com empresas que fazem o rastreamento de veículos no Estado, pois elas têm prestado um serviço muito importante, contribuindo no controle dos furtos de veículos particulares e cargas?, conclui o delegado.

Pensando no futuro e num mercado em crescente progresso, cada vez mais as empresas que atuam no setor estão modernizando seus sistemas e oferecendo uma infinidade de equipamentos para garantir a segurança de seus usuários. O sistema de rastreamento veicular que pertence à Onsat, por exemplo, agora também utiliza a tecnologia GSM.

Com a inclusão do GSM (Sistema Móvel Global), que é o sistema de telefonia digital mais utilizado no mundo, nos módulos de rastreamento da Onsat será possível saber onde se encontra um determinado veículo durante todas as horas do dia, pois o veículo rastreado estará on-line com a central de monitoramento, enviando informações ao servidor em intervalos de menos de um minuto. ?A adoção da tecnologia GSM, aliada ao protocolo de transmissão de dados GPRS, trará como principal benefício aos clientes o fato do veículo estar conectado 24 horas por dia com os servidores da empresa?, conta Nilton Souza.

CERCA ELETRÔNICA - O sistema de rastreamento veicular conta ainda com botões de pânico e serviços de cerca eletrônica, isto é, se o carro passar do limite estabelecido, a central de segurança será acionada imediatamente. ?O sistema permite ainda que, se o cliente determinar uma área de circulação de seu veículo e este ultrapassar o limite, automaticamente, o sistema também será acionado, pois o carro do cliente pode estar sendo roubado ou o cliente seqüestrado. O equipamento também tem outras utilidades como permitir que os pais saibam onde seus filhos estão, muitas vezes os carros já saem das concessionárias com o sistema de rastreamento e os jovens nem percebem que estão sendo monitorados?, informa o gerente da Onsat.

 

Segurança Certificada         

 

A ONSAT, divisão de rastreamento do Grupo Zanardo, conquistou neste mês a certificação Positiva do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação de Segurança Viária). O Cesvi Brasil é a mais respeitada instituição certificadora no mercado de seguros e tem como principal atribuição avaliar e certificar oficinas reparadoras e empresas de rastreamento veicular para as grandes companhias seguradoras. A certificação é concedida após análise efetuada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro, em que são avaliados itens como: central de monitoramento, qualidade da instalação, sistema de comunicação de dados e a eficiência do sistema.

 

Anterior

Aniversariante

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário