logo RCN

Água Subterrânea ? Qualidade e Preservação

Luiz Carlos Golin Marcelo Lago

Com as águas superficiais na sua maioria contaminadas e com a preservação das nascentes prejudicadas, o mundo volta-se para as águas subterrâneas.

Com as águas superficiais na sua maioria contaminadas e com a preservação das nascentes prejudicadas, o mundo volta-se para as águas subterrâneas. Sabemos que 97% da água doce disponível no planeta está sob a terra e, e em muitos países a água subterrânea é a principal fonte para o abastecimento doméstico, agrícola e industrial. Mais de 1,5 bilhões de habitantes são abastecidos com água subterrânea, além de ser muito usado nas áreas rurais pelo baixo custo que apresenta.

Inúmeros são os benefícios da água subterrânea, pois ela possui qualidade natural, é barata e ocorre de forma espalhada por extensas áreas. Ainda está disponível durante os períodos de seca e é protegida naturalmente pelo solo, que impede que efeitos catastróficos ou desastres naturais prejudiquem o abastecimento ou a qualidade. À água subterrânea está protegida, mas caso a consciência humana  não colaborar para isso, problemas graves surgirão. Para preservar a água é preciso preservar todo o meio onde está inserida, seja na mata, no solo, nas planícies ou mesmo na própria casa.

O homem desde o início da convivência em sociedade estabeleceu estruturas para a sobrevivência e, com o uso da água não foi diferente. Desde os tempos antigos o homem já fazia uso da água subterrânea nas regiões menos chuvosas.

            O homem mesmo sabendo que é dependente da água, ainda desperdiça, polui e não preserva corretamente os mananciais.

Quando se fala em água, há uma associação com rios, lagos, cascatas e até mesmo com a chuva, mas se esquece que seu conceito vai muito além disso. Sabe-se o quanto esse recurso natural é importante para as demais diversas fontes de vida. A água serve de abrigo para inúmeras formas de sobrevivência, transforma e transporta alimentos, mata a sede, nutre o solo e é imprescindível para as inúmeras atividades humanas desenvolvidas diariamente. O homem mesmo sabendo que é dependente da água ainda desperdiça, polui e não preserva corretamente os mananciais.

 

Luiz Carlos Golin

Marcelo Lago

Acadêmicos de Tecnologia em Saneamento Ambiental

UNOESC ? Videira

 

Anterior

IV edição do Natal Premiado de Lacerdópolis

Próximo

Kaffee Haus em Piratuba

Deixe seu comentário