logo RCN

Agricultor recebe nova residência em Zortéa

Com o apoio do Micro Bacias 2, agricultores de Zortéa recebem benefícios em suas propriedades rurais

Zortéa - Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população rural de Santa Catarina, através da preservação, recuperação e conservação dos recursos naturais, do aumento da renda, das condições de moradia e estimulando uma maior organização e participação no planejamento, gestão e execução das ações, são alguns dos benefícios propostos pelo Projeto Micro Bacias 2, que está sendo realizado em todo o estado e com o apoio das prefeituras, já apresenta resultados significativos.

No município de Zortéa, 53 projetos dos agricultores já foram realizados com o apoio da prefeitura municipal e o projeto Micro Bacias 2. Segundo o secretário de agricultura, Antônio Vilmar Varela, no ano de 2005, a prioridade em Zortéa foi atender aos proprietários rurais mais carentes, pois alguns estão citados no próprio relatório da Epagri, que demonstra não possuírem residências em condições mínimas. ?Nossa preocupação foi valorizar e aumentar a auto estima dos nossos agricultores e para isso, casas foram construídas e reformadas?, explicou Varela.

Um dos exemplos de Zortéa é o projeto do agricultor Francisco de Jesus Oliveira, que foi considerado prioritário. Conforme apontou a Epagri, sua casa não possuía estrutura e condições mínimas para habitação e colocava os moradores em situação de risco. Para solucionar essa problemática, através de recursos do governo do estado e com o apoio da secretaria municipal de agricultura, sua casa foi construída ao lado da anterior. Além de nova habitação, o agricultor e sua família ganharam um banheiro interno, fossa de tratamento de esgoto e proteção da fonte de água. Sua casa anterior, que possuía apenas 3 metros de comprimento por 1,5 metros de largura, agora serve para guardar as ferramentas utilizadas na lavoura.

?Essa foi somente a primeira etapa do projeto, nos anos de 2006 e 2007, nosso objetivo é proporcionar um incremento financeiro aos proprietários rurais, melhorando cada vez mais sua qualidade de vida?, enfatizou o secretário de agricultura.

Na região de Campos Novos, que inclui o município de Zortéa, o projeto Micro Bacias já atendeu mais de 800 agricultores. Para o prefeito de Zortéa, Remilton Andreoni, ?todo o esforço para aumentar a qualidade de quem vive no campo é de grande importância, pois quando se faz algo com entusiasmo, o resultado é imediato. Precisamos fortalecer nossos pequenos proprietários rurais, para evitar que deixem suas terras e procurem outras fontes de renda?, comentou o prefeito.

 

 

Casa Nova- A residência do agricultor Francisco de Jesus Oliveira foi construída, possibilitando uma melhor qualidade de vida

 

Casa Antiga ? Antiga casa foi transformada em Paiol

 

Remilton ? Incentivo na agricultura e melhora na qualidade de vida são prioridades no município de Zortéa

 

Anterior

Espaço Vip promove Noite de Autógrafos

Próximo

Encontro da Terceira Idade

Deixe seu comentário