logo RCN

Ações da Fundação Aury Luiz Bodanese valorizam moradores e promovem a cidadania

Em 2015, entidade mobilizou mais de 190 mil pessoas em 1.790 ações

Com a missão de valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania, a Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, mobilizou nesse ano 190.740 pessoas em 1.6790 ações nas áreas social, cultural e ambiental. Esses números representam um crescimento de 14% no número de pessoas beneficiadas por meio das ações desenvolvidas nas comunidades.

As atividades têm como meta o desenvolvimento pessoal e social dos envolvidos e a construção de um mundo melhor. "A Fundação efetiva e reafirma o compromisso social da Aurora com seus empregados, cooperados e comunidade. A entidade tem como visão ser referência em ações sociais, culturais e ambientais, promovendo a sustentabilidade e qualidade de vida", realça a presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Machado ao complementar que os valores da entidade são: ética, cooperação, confiança, respeito e transparência.

Em 2014, a entidade mobilizou 167.005 e promoveu 1.216 ações. Isabel ressalta que o objetivo não é crescer em números, mas sim qualidade, por isso busca-se avanço nos indicadores para que sejam transparentes e que representem o impacto na melhoria da qualidade de vida das comunidades.

De acordo com o vice-presidente da Aurora Alimentos e presidente do Conselho Curador da Fundação, Neivor Canton, os recursos financeiros aplicados nas ações em prol das comunidades podem ser finitos, contudo a maior riqueza da entidade são os recursos disponibilizados pelos voluntários. "Essas pessoas que doam seu tempo e seus talentos para o bem comum merecem a melhor nota e enaltecem que o trabalho realizado em parceria tem um alcance maior com melhores resultados", observa.

A gerente da Unidade IACH, Maria Elizabeth Mezaroba, ressalta que é nítido o crescimento do número de voluntários nas unidades da Aurora Alimentos. "Os participantes estão motivados e querem fazer cada vez mais", complementa. Para a assistente social do FACH I, Thieni Schirlei Medeiros de Paula, é admirável a vontade dos voluntários em participar das ações e oferecer o seu melhor.

PROGRAMAS

Na área social, o programa Amigo Energia incentiva o envolvimento das pessoas em trabalhos voluntários, promovendo assim a troca de experiências, valorização pessoal e promoção do bem-estar de todos. Em 2015, mobilizou 39.873 participantes 195 ações. Foram realizados quatro "Casamentos Cooperados" em Maravilha, Xaxim, Erechim e São Miguel do Oeste que beneficiaram 96 casais e contaram com 2.677 convidados, 214 voluntários e 120 parceiros. Também ocorrem oito "Ações Cooperadas" em São José dos Pinhais, Xaxim, Chapecó, São Gabriel do Oeste, Joaçaba, Sarandi, Quilombo e Abelardo Luz com 25.027 atendimentos, a participação de 704 voluntários e 661 parceiros.

O programa Atitude Agora visa sensibilizar a sociedade para uma mudança de comportamento com as pessoas com deficiência, reduzindo o preconceito. No ano foram realizadas 62 atividades com o envolvimento de 4.676 participantes.

Com a parceria do Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS (GAPA) de Chapecó, o programa Vivendo Saúde aborda temáticas voltadas às questões de gênero, HIV, DST, violência e drogas lícitas. De janeiro a dezembro deste ano, foram realizadas 255 atividades com a participação de 74.624 pessoas.

O projeto Roda de Leitura / Contação de histórias proporciona momentos de descontração e socialização, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos ouvintes, por meio da leitura e da contação de histórias. Em 2015, foram desenvolvidas 361 ações com o envolvimento de 22.883 pessoas.

Na área cultural, o projeto dança tem por objetivo proporcionar às crianças e adolescentes da comunidade a vivência da linguagem corporal. O projeto conta com mais de 200 crianças e adolescentes que frequentam as aulas nos espaços da mantenedora. No ano realizou 19 ações com o envolvimento de 4.446 pessoas.

A Turminha da Reciclagem visa conscientizar as crianças da importância de fazer a reciclagem do lixo e de preservar os recursos naturais para protegerem a natureza. No Rio Grande do Sul, foram promovidas 421 ações com o envolvimento de 17.716 participantes em 16 municípios e, em Santa Catarina, no mesmo período, foram realizadas 306 atividades com a participação de 18.196 pessoas de 23 municípios.

O programa Família é Tudo visa desenvolver ações educativas voltadas à economia doméstica e consumo consciente. Neste ano, foram realizadas 83 ações com a participação de 6.533 pessoas.

O projeto Canto Coral, realizado no município de São Miguel do Oeste constitui de um espaço de motivação, inclusão social e integração e conta com 32 participantes. O Centro de Memória Fundação Aury Luiz Bodanese tem o propósito de realizar ações de preservação, organização e disponibilização do acervo histórico produzido ao longo dos mais de 45 anos de atividades da Aurora Alimentos. No ano de 2015 foram 1.511 visitantes.

PARCERIAS

Nos programas a Fundação conta ainda com parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de cooperativas e outras instituições.

Em 2015, pela parceria do Sescoop foram realizadas ações como palestras, teatro e capacitações com o programa Roda de Leitura, Família é Tudo, Amigo Energia, Atitude Agora e Vivendo Saúde com a participação de 7.279 pessoas.

PLANEJAMENTO 2016

Para 2016 estão previstos três "Casamentos Cooperados"  e seis "Ações Cooperadas". Ainda entre os eventos programados estão o 5º Seminário da Pessoa com Deficiência (31 de agosto), a 9º Mostra Cultural do Grupo Vozes do Corpo e o reconhecimento aos Destaques 2016 e a entrega das premiações da Fundação no mês de novembro em Chapecó e Porto Alegre. 

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

NOVO ENDEREÇO: Rua Nilópolis, 251 D - Bairro Universitário - 89814-510 - Chapecó/SC

Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244

mb@mbcomunicacao.com.br

marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/mbcomunicacaosc
Twitter: https://twitter.com/#!/MBComunicacao

 

REITOR ADELCIO COMUNICA LANÇAMENTO DE PRIMEIRO LIVRO DO MESTRADO Anterior

REITOR ADELCIO COMUNICA LANÇAMENTO DE PRIMEIRO LIVRO DO MESTRADO

Entre o otimismo exagerado e o pessimismo exacerbado Próximo

Entre o otimismo exagerado e o pessimismo exacerbado

Deixe seu comentário