logo RCN

A vida não é eterna

A vida não é eterna, mas as recordações nos eternizam

Amable Luíza Brandalise Faccin foi uma verdadeira heróina, pois agia e pensava com firmeza, prova disto, constituiu família e ajudou muitas outras famílias a obterem dias melhores.

Amable, por longo tempo, exerceu a profissão pouco ou quase nada reconhecida, de costureira, sendo um dom indiscutível, pois de alguns retalhos confeccionava vestes que caíam como uva para certos humildes poderem se virar no seu dia-a-dia.

Amable vem de uma grande família, sendo que alguns faleceram e outros estão hoje aqui lhe prestando a última homenagem diante do corpo presente, mas sua história de bondade, de perseverança e de otimismo permanecerá acesa em nossos pensamentos.

Foram inúmeros retalhos de tecidos que guardou, posteriormente achava tempo para costurar e fazer roupas para familiares e laços de amizade, no entanto, quando fazia obras de caridade nada cobrava pela prestação de serviços, pois o que valia mesmo era ver as pessoas felizes.

Enquanto teve condições perfeitas de saúde, sempre esteve ocupada em cuidar e zelar pelo seu único filho, mas isto não é tudo, tinha um carinho especial pela neta, sendo que a distância dela lhe fez sofrer muito, sendo a partir daí amparada pelos demais laços de sangue.

Amable foi uma verdadeira mãe para muitos, mas estes muitos nem todos estão aqui para reconhecer sua bondade, uns por não saberem desta fatalidade do destino, mas nós estamos neste momento de uma forma ou de outra em poucos, é claro, lhe reverenciando e glorificando, pelo fato dos bons serem eternos.

Sabemos que sua vida nos últimos tempos não foi dos melhores, pois era acostumada a subir e descer a serra sem precisar de carona, levando em conta que caminhava como ninguém, porém, seu destino te acamou e já não conseguia mais se locomover por suas próprias pernas.

Como Deus escreve certo por linhas tortas, uma filha de sua sobrinha mais velha foi generosa e passou a ser sua segunda mãe, ajudando em suas necessidades básicas: lhe alimentando na boca, dando-lhe banho e trocando de roupas, servindo água, fazendo como se fosse a filha que nunca teve. Mesmo que não de forma diária e nem semanalmente, mas seus familiares diretos, irmãs, sobrinhas e demais laços familiares vinham lhe dar saudações, o que deixa saudades das reuniões de família.

Amable deixou um passado de trabalho, de luta, de servir seu semelhante, de sofrer pelos outros, enfim, ela deixa belos exemplos de vida que com o passar do tempo serão relembrados como se fossem hoje.

Enquanto Amable estava no fundo da cama, sua segunda sobrinha também padecia, pois os afazeres foram triplicados, mas não se queixava, e sim, pelo contrário, estava realizada em poder servir a tia do coração. Lamentavelmente, a morte veio, porém, serviu para tia e sobrinha descansarem, levando em conta que ninguém quer presenciar o sofrimento de nosso semelhante.

Descanse em PAZ ao lado de Deus Pai todo poderoso, e que lá das alturas derrame a bênção e proteção a quem você queria bem em vida. Sentiremos saudades e ficamos entristecidos em presenciar seu corpo franzino, encolhido na cama, naquele momento de seu último suspiro, numa expressão de olhos e boca abertos como se quisesse nos dizer que era seu dia da transição, no dia do descanso: domingo.

Estamos e continuaremos com o coração em pedaços, mas valeu Mãe, Irmã, Tia, Avó, generosa AMABLE, pela sua verdadeira história de solidariedade.     

 

Amable Luíza Brandalise Faccin

* 28/01/1926

+ 12/06/2005

Estava com 79 anos de idade.

 

 

AGRADECIMENTOS:

Ao Prefeito Nilvo Dorini, aos vereadores Itacir Massocato e Nilva Thomazoni, também ao Hospital Nossa Senhora das Dores, ao médico Dr. Pedro Panis, Posto de Saúde pelo pronto atendimento, ao Frei Orlando (da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal), ao Corpo de Bombeiros (pela rapidez e eficiência no trabalho prestado), ao Grupo Litúrgico (do Bairro Nossa Senhora dos Navegantes ? município de Ouro), a Funerária Gasser, ao Zelador do Cemitério Municipal que dispensou atenção especial no momento do velório na Capela Mortuária Floriano Lovatel, enfim, às emissoras de rádio pelo informativo do falecimento de AMABLE, meio de transportes viabilizados, amparo dos vizinhos e demais laços de amizade da falecida. Nosso mais sincero agradecimento e reconhecimento pela colaboração.  

Anterior

NEP de Campos Novos com novos cursos

Próximo

Aniversariante

Deixe seu comentário