logo RCN

A RIQUEZA DE UMA COMUNIDADE! (HOMENAGEM À NOEMIA SARTORI)

  • - A RIQUEZA DE UMA COMUNIDADE! (HOMENAGEM À NOEMIA SARTORI)

Professor Me. Ciro José Toaldo



Leitora assídua do Jornal O Tempo – Dona Noemia (in memoriam).

Ouro e Capinzal, em 14/02/2023, receberam a triste notícia da morte de um de seus pilares, a Senhora Noemia Eva Sartori, com seus 101 anos de idade. Quando uma comunidade perde um fundador este é momento de reflexão e rememorar a sua história de vida. Este artigo é uma homenagem à Dona Noemia, um ser de luz que encantou todos que estavam ao seu redor.

Agradeço a Denise Maria pelas informações sobre sua mãe. Espero que todos possam aprender com essa ‘professora do tempo’, pois viveu intensamente cada um de seus dias!

Nomeia, nasceu em Capinzal em 12/05/1921, na Rua Alexandre Thomazoni, em frente à Câmara de Vereadores. Filha de Demétrio Caliari (nasceu na Itália) e Ângela Maria da Linha Caliari. Com cinco anos, mudou-se com seus pais para Ouro, na Rua Governador Jorge Lacerda e neste mesmo local residiu toda sua vida; também com cinco anos ficou órfão de mãe.

Começou a estudar cedo, como não havia professor nas comunidades, seu pai e outras famílias buscaram em Porto União (SC), uma professora polonesa e foi onde se criou a primeira Escola de Capinzal e Ouro. Em 02/02/1939, casou-se com Francisco Alberto Sartori (in memoriam) com quem teve oito filhos: Egomar Elói (In Memoriam), Homero Luís, Romulo Antônio, Marlene Inês (In Memoriam), Leoni Desolina, Denise Maria, Mara Lúcia e Jaime Demétrio que lhes proporcionaram 14 netos e 12 bisnetos. Como era amante do canto, ainda criança passou a cantar no coral infantil, o primeiro coral da comunidade ourense. Católica praticante fez parte do primeiro grupo das Filhas de Maria, transformado em Apostolado da Oração. Foi atuante no Coral Santa Cecilia e São Paulo Apóstolo. Aliás, uma de suas dádivas era o canto, o qual lhe trazia entusiasmo ao viver!

Ainda no aspecto religioso foi uma das organizadoras da ornamentação da Primeira Missa de implantação do Município de Ouro, em 07/04/1963. Participava na organização dos almoços e festas do Padroeiro São Paulo Apóstolo. Quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil, em 1980 foi convidada para comungar com o Papa, na Missa do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

 Foi membro da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Estadual Silvio Santos, além de ser uma das fundadoras do Grupo da Terceira Idade, Bela Vista inclusive sendo ‘Miss da Terceira Idade do Município do Ouro’. De maneira brilhante compôs a Primeira Turma da UNITI (Universidade da Terceira Idade) da UNOESC. Como amante da leitura: leu todos os romances do acervo da Biblioteca Municipal Ivo Bazzo.

Dona Nomeia não se intimidou frente às transformações do seu tempo, ao contrário, soube aproveitar destas benesses e ‘viveu’ ainda mais com intensidade. Quando este que vos escreve era ainda jovem, lembro-me da felicidade de minha mãe, tias e várias outras senhoras, inclusive Dona Nomeia que criaram um grupo para se divertir e fazer com que a alegria fosse a protagonista do viver daquelas mulheres guerreiras!

Como a comunidade se enriquece quando pode contar com criaturas como Dona Noemia Sartori! Sem sombras de dúvidas ela deixa seu legado, tanto para sua família, como para quem a conheceu. Ouro e Capinzal devem conhecer a história dessa pujante mulher, pois ela foi um alicerce destas comunidades. Infelizmente, em nossa cultura, ainda somos levados a valorizar apenas políticos e demais autoridades constituídas, contudo, quem vive no anonimato, acaba sendo esquecido! Mas, nós do Jornal O Tempo estamos homenageando nossa assídua leitora e queremos dizer: obrigado Dona Nomeia Sartori pelo seu belo exemplo de vida!

Nossos profundos sentimentos a toda a sua família! Tenham grande orgulho dessa gigante matriarca!

Que Ela Descanse em paz!

Fiquem todos com Deus e até o próximo artigo!

Veja como foi a volta do Carnaval em Santa Catarina após dois anos sem desfiles Anterior

Veja como foi a volta do Carnaval em Santa Catarina após dois anos sem desfiles

Deputado Altair Silva participa do aniversário de Capinzal e fala sobre as SCs 150 e 390 Próximo

Deputado Altair Silva participa do aniversário de Capinzal e fala sobre as SCs 150 e 390

Deixe seu comentário