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A gestão Pública e o Turismo

Adriana Piloneto

Adriana Piloneto (*)

 

Segundo a Organização Mundial do Turismo ? OMT, o turismo é constituído por ?as atividades realizadas por pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um período de tempo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios e outros?.

A atividade turística envolve uma gama de diferentes serviços e agentes desde a concepção do produto até seu consumo final. Ou seja, para proporcionar uma completa satisfação ao cliente ? turista, os serviços ofertados devem ser perfeitos e estarem totalmente sintonizados desde a hospedagem, alimentação, lazer e os serviços básicos de infra-estrutura e acesso ao local. Por ser uma atividade econômica, geradora de renda e de empregos, cuja essência é mercadológica, requer a intervenção do sistema público para direcionar as ações em prol do seu desenvolvimento.

A atuação do poder público é de extrema importância, tendo a responsabilidade de direcionar, coordenar e buscar a alocação de recursos e parcerias para desenvolver as propostas apresentadas na elaboração das políticas de turismo. Sendo assim, a gestão pública é o primeiro órgão responsável quando tratar-se da implantação da atividade turística em determinada localidade. As diretrizes a serem seguidas pelo trade, os incentivos fiscais concebidos aos investidores serão determinadas pelo poder público.

O poder público enquanto agente responsável pela elaboração das políticas públicas de turismo é quem tem o poder de contribuir para o sucesso ou fracasso da atividade.

 A integração entre o trade turístico, a comunidade autóctone e a gestão pública, cada um cumprindo com suas atribuições consolidarão juntos o desenvolvimento do turismo.

No caso de Piratuba, localizada no meio oeste do estado de Santa Catarina, reconhecida pela Embratur como um dos melhores destinos turísticos de águas termais do país, o papel desempenhado pelo poder público é vital para consolidação do município no cenário turístico.

A atividade turística representa para a cidade de Piratuba a principal atividade econômica, seguida pela prática da agricultura. O turismo emprega diretamente 500 pessoas, nos meios de hospedagem e no balneário municipal, e aproximadamente 400 empregos que estão indiretamente ligados ao turismo, segundo pesquisa feita pela secretaria de turismo em 2004. Isso corresponde a 10% dos empregos criados na cidade, visto que o número de residentes do município segundo censo de 2004 é de 6.275 habitantes. A cidade vive economicamente do turismo, o comércio é movimentado pelas divisas provenientes dos turistas que são aproximadamente 200 mil por ano, de acordo com uma pesquisa feita pela Santur. O número de bares, restaurantes, loja, mercados, meios de hospedagem, imobiliárias, construção civil, postos de combustíveis, empresas ligadas ao lazer e entretenimento tem aumentado em um número considerável nos últimos anos devido à atividade turística. Os investimentos em ampliação da infra-estrutura básica como saúde, educação, moradia, segurança, saneamento básico, iluminação, meios de comunicação também aumentaram e melhoraram a qualidade de vida da população local e garantem um maior conforto aos visitantes.

 A cidade possui uma completa infra-estrutura turística contando com 12 hotéis, 4 pousadas e 2 apart-hoteis que juntos totalizam mais de 1700 leitos, garantindo o conforto, variedade e qualidade para os visitantes.

O esforço da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio para desenvolver ações que promovam a união do trade turístico, com a comunidade local e o poder público em busca da realização dos objetivos em comum, representam à importância que é designada a este setor.

Muitas são as ações realizadas, dentre elas podemos destacar as atividades elaboradas para conscientizar a população da importância do turismo para a economia local e da necessidade de se preservar o patrimônio histórico-cultural, ambiental bem como a arte de servir bem o turista, afirmando-se assim como uma referencia de cidade hospitaleira. Também na tentativa de elaborar ações para qualificação profissional, trazendo para a cidade curso técnico de turismo, criando oportunidades de emprego, valorizando e capacitando a mão-de-obra local, criando incentivos fiscais para empresas investirem na região, a organização conjunta de eventos para atrair público tanto na alta temporada como na baixa, evitando assim que a sazonalidade prejudique os empreendedores locais. Destacando a importância que o prefeito disponibiliza as questões ligadas à atividade, participando de todas as decisões tomadas em prol do desenvolvimento do turismo local, incentivando novos investimentos, disponibilizando verbas e buscando parcerias para realizar as ações propostas pela Secretaria de Turismo.

Dessa forma, o papel que o órgão público desempenha na gestão do turismo transcende através da elaboração de políticas que direcionem o desenvolvimento da atividade, evitando sua estagnação e consequentemente o declínio.

 

(*) Graduanda em Turismo pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - estagiaria da Secretaria de Turismo Indústria e Comércio de Piratuba Santa Catarina.

 

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