Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos. A INSTRUÇÃO ESCOLAR
Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.
A INSTRUÇÃO ESCOLAR
Acontecimentos
O primeiro acontecimento relevante ocorreu com a Reforma Administrativa do Estado de Santa Catarina em 1943, quando a denominação do distrito de Rio Capinzal é modificada para distrito de Capinzal. O segundo adveio com as eleições gerais em todo o território nacional no ano de 1945.
O terceiro aconteceu com a eleição municipal em Campos Novos, cujo resultado foi de muita importância para Capinzal e será o nosso próximo assunto.
Da eleição municipal em Campos Novos
A primeira eleição livre depois da ditadura Vargas para a escolha de prefeito e vereadores ocorreria em 1947. Nessa eleição, os distritos de Capinzal e Ouro concorreriam com três candidatos à Câmara de Vereadores, a saber: Edgar Lancini, Luiz Gonzaga Bonissoni e Silvio Santos (todos foram eleitos). Essa legislatura ficou assim constituída: Aparício de Oliveira Ribeiro, Augusto Bresola, Adolfo Heins, Arnildo K. Freitas, Beno Klein, Edgar Lancini, Luiz Gonzaga Bonissoni, Pedro Vasse, Silvio Santos e Rogério Fagundes.
A instalação do trabalho legislativo de Campos Novos foi no dia 2 de dezembro de 1947 e, nessa mesma data, foi eleita a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores, que ficou assim composta: Presidente: Augusto Bresola, vice-presidente: Beno Klein, primeiro Secretário: Edgar Lancini e segundo secretário: Adolfo Heiz.
Obs: Dos atos políticos
ATENÇÃO - Deixe registrado o passado nas páginas de O TEMPO jornal de fato, o que poderá ser visto também na posteridade, para tanto, mande foto e as informações.
Aldo Azevedo / jornalista
Deixe seu comentário