logo RCN
O TEMPO jornal de fato

VOLTANDO NO TEMPO

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.

1989 – 2024 – são 35 anos de trabalho prestado.

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.

O COMÉRCIO

As antigas “vendas” existentes no distrito de Rio Capinzal foram gradativamente se transformando em um comércio mais expressivo e, a partir de 1925, as principais casas de comércio pertenciam a: Toaldo & Irmãos, Geraldino Almeida, José Thomazoni, Raimundo Formigheri, Antônio Bressan, Sezinando Ramos de Morais, Syeio Idalino Abrahão e Severino Santini.

O desenvolvimento comercial no distrito de Rio Capinzal condicionou a classe de comerciante local a criar a Associação Comercial no dia 2 de fevereiro de 1925. Conforme consta no ofício que a entidade recém-fundada encaminhou ao governador do Estado e por se tratar de um documento histórico, eis o teor dessa missiva:

Ilmo. Senhor

DD. Governador do Estado de Santa Catarina, Florianópolis 0 SC. Of. Nº7

Temos a satisfação de comunicar a V. Exª a fundação da Associação Comercial do de Rio Capinzal, em 02 de fevereiro do corrente mês, eleição e posse da diretoria para o ano de 1925/1926, sendo eleito os seguintes senhores: Domingos R. de Nora – presidente, Palmyro Germani – vice-presidente, Severino Santini -  1º secretário, Raimundo Formigheri – 2º secretário, Carmelo Zócoli – tesoureiro; conselho fiscal: José Zócolli e Silvio Toaldo.

Contando com o vosso caloroso concurso para o engrandecimento de nossa Associação, seu desenvolvimento econômico e renome de nossa terra, aproveitamos o ensejo para apresentar nossas atenciosas saudações, ao mesmo tempo hipotecar  nosso apoio à plena administração financeira e política que V. Exª vem executando com acrisolada honestidade.

Respeitosas Saudações.

Domingos R. da Nova – presidente Severino Santini – 1º secretário.

Além das casas comerciais já arroladas, havia selaria de propriedade de Domingos Zuanazzi, ferraria que pertencia a Cesário Bernardoni, funilaria cujo dono era Luiz Bernardi e uma padaria de Pedro Mauro.

Anote que, no ano da fundação da Associação Comercial de Rio Capinzal, havia no distrito a farmácia de Vicente Gramázzio e também dois hotéis, sendo um do senhor Ângelo Rossi e o outro do senhor Makolski.

De 1930 até 1945, as casas de comércio que mais se destacaram foram: Narciso Barison, Santos Almeida & Cia (adquirida em 1941 pelo comerciante Carlos Baretta) e a Casa Thomazoni. A maioria do comércio existente no distrito se dedicava à venda de secos e molhados. A casa Thomazoni, além desses, tinha minifrigorifico com a produção dedicada ao consumo local.       

Obs: AGRICULTURA

Fonte: Capinzal – jóias desta terra e desta gente

Aldo Azevedo / jornalista de formação

Ligeirinho Recado da comunidade - Rio Capinzal Anterior

Ligeirinho Recado da comunidade - Rio Capinzal

PP e PSD confirmam aliança para as eleições em Capinzal Próximo

PP e PSD confirmam aliança para as eleições em Capinzal

Deixe seu comentário