logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Ligeirinho Recado da comunidade - Rio Capinzal

Voltamos a bater na mesma tecla, pois conhecemos o Rio Capinzal desde da década 1960, sendo que até no início da década de 1990 não existia a tamanha da expansão habitacional e comercial como a partir da década de 2000.

O problema não é a cheia normal do Rio Capinzal, e sim, as águas pluviais exagerada que vem a morro abaixo na forma de enxurrada, vinda por tubulações, galerias e principalmente a céu aberto. Então não tem como Rio Capinzal suportar tanta água em minutos ou horas, consequentemente, há muito tempo viemos anunciando prejuízos materiais e financeiros, caso continuar o desague desenfreado no mencionado rio, além de danificar casas residências e comerciais, devemos levantar as mãos para o céu e agradecer se for evitado tragédias com perdas de vidas.  

Foi muita chuva em poucas horas, com isto, não pode culpar este ou aquele, pois a cheia do Rio Capinzal, apesar de receber águas da cidade alta, foi uma das maiores cheias de todos os tempos, isto se não for a maior. Um dos maiores problemas do Rio Capinzal, é a sua calha que esta com terra, pedra e outros em torno de um metros a um metro e meio acima do normal, o que facilita para alamento e sendo empurrada pela enxurrada que tudo desce ao seu leito.Como descrevemos em outras oportunidades, o Rio Capinzal desagua de maneira frontal no Rio do Peixe, devendo fazer uma curva do mesmo, isto, quem sabe só com muro de concreto armado para evitar que o rio maior represe o menor e resulte no alagamento de parte da cidade. Como há décadas sugerimos canalização de parte do Rio Capinzal, isto só será possível, como já alertamos, antes fazer a dragagem e desassoreamento. Construir muros arcados em ambas as margens. Porém, caso for canalizado, que seja o assoalho de material tipo peneira, no entanto de ferro ou de outro material resistente e caso a água exceder, terá como escoar. Canalização de parte do rio, ajudará também para estacionamento, inclusive, atrás da Escola Belisário transitar para não pegar congestionamento. Quanto a casa engolida pelo rio e a outra que ficou inteira no local, não venha culpar os proprietários, pois saiba que em Concórdia boa parte da cidade esta em cima do Rio Dos , ainda, o litoral deste Brasil afora os imóveis edificados estão praticamente dentro do mar. Enfim, essa casa tem uma estrutura melhor do que o escoamento das águas do Rio Capinzal, pois veja, ela esta praticamente intacta, sequer entronou, pois continua nivelada levando o tempo que esta suspensa de um lado. Não vamos arranjar culpados, e sim, buscar soluções cabíveis e aceitáveis.  

Poder Legislativo de Capinzal: Anterior

Poder Legislativo de Capinzal:

VOLTANDO NO TEMPO Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário