logo RCN

'Quem segura a força da natureza?'

  • - Evani Marichen Lamb Riffel Pedagoga e Psicopedagoga.

Uma crônica real! Caro(a) Leitor(a), na leitura de lugares, de pessoas, dos modos de vida, sentimentos, gestos e atitudes, acontecimentos... Nos questionamos:

Neste dia 09 de outubro, em meados da primavera 2018, em Capinzal SC, a temperatura anormalmente elevada e o céu encoberto de nuvens escuras, surpreende o entardecer "na querência."

      Uma chuva torrencial despertou cada João, cada Maria, na rotina do dia a dia, com tanta, tanta água que caía... Em uma hora, das 18h às 19 horas, saiu do leito o rio Capinzal, que durante meses e meses dormia e esquálido por dentre as pedras e o grosso limo,  escorria...

      Maria ribeirinha espiava pelo grosso vidro da janela, embastado pela umidade, alarmada com a catástrofe grita por João, que alheio, assistia a novela preferida alongado no sofá:

 -Meu Deus, meu Deus é o fim do mundo, João!

-Nooosa! O que é isto?                         

      Entreolharam-se angustiados enquanto a água barrenta do rio adormecido, agora vira mar de lama, numa correnteza assustadora, carrega consigo grossos troncos, lixo e lixeiros, eletrodomésticos, paredes e telhados dos desabrigados e desolados, vítimas da resposta bravia da inundação, cuja água já não escorre livremente... São as pegadas do bicho homem!

      Cruz credo, agora a Maria do morro que grita por:- "Deus nos acuda!"

      Agora é tarde, o João que desmatou o morro para construir um belo prédio, olha desconsolado para o fantasma do desabamento que circunda o morro e leva a enxurrada e lama a inundar a casa das outras Marias e Joãos, na descida..

      -Nossa Senhora Aparecida rogai por nós! É a Maria que mora no centro da cidade que achava que a tragédia da inundação só acontecia nos bairros da periferia... Esta grita por João, o santo, pedindo o milagre de não ser atingida, mas ela esqueceu que São João não tem poderes para fechar as torneiras do céu que São Pedro abriu...

      Maria benzedeira acendeu vela, juntou ramos benzidos, invocou todos os Santos e nosso Senhor Deus... Ele atendeu...Depois de uma a duas horas de pânico, de muita lama, perdas e estragos que a tempestade deixou para trás em toda a região Oeste Catarinense...             A água desceu e o rio voltou para o leito normal.

   E, agora?... Quem é o responsável?

      O homem com todo o progresso que obteve no tempo histórico, desde a idade da pedra, é simplesmente fantástico. A tecnologia avançou e avança a passos largos, é uma maravilha o que se consegue através dela, seu alcance não tem fronteiras.

      O homem é um ser fantástico nas descobertas científicas, no avanço da medicina, da tecnologia, da exploração do espaço sideral, dos biomas naturais, das energias alternativas, dos grandes inventos, mas é escravo do poder e da cobiça pelo ter!

      Indaga-se:

    - Cadê você, bicho homem, que controla tanta tecnologia e progresso, que neste dia catastrófico não usou um controle remoto para impedir ou cessar a revida da natureza?

      -Cadê a minha, a tua, a nossa responsabilidade na preservação do Planeta Terra, nossa casa comum?

      Indague-se: -Qual minha atitude diante do lixo no meio ambiente? O que tenho feito para reduzir, reciclar e reutilizar materiais? Desmatamento, queimadas, emissão de gases poluentes, uso de produtos ecologicamente incorretos... Evito? Previno? Conscientizo? Prático e divulgo bons hábitos e educação ambiental?

             "Quem segura a força da natureza?"

       Nestas palavras grávidas ora de impossibilidade, ora de possibilidades... Nasceu, nasce, nascerá o futuro indicativo, dos verbos poder e fazer, conjugados na primeira pessoa do plural:

      "Nós poderemos...  Nós  faremos... Ações ambientais em prol de um mundo melhor e vivo para as próximas gerações, ainda há tempo!

P. S.

*Uma atitude simples:

 "...Só jogue no rio o que o peixe pode comer!" (Ziraldo)

*Repense a exploração sustentável da natureza:

"O animal é tão ou mais sábio que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem ignora." (Demócrito)

 

 

Por Evani Marichen Lamb Riffel Pedagoga e Psicopedagoga

 

Escola Joaquim D'Agostini é uma das mais atingidas pela enxurrada em Lacerdópolis Anterior

Escola Joaquim D'Agostini é uma das mais atingidas pela enxurrada em Lacerdópolis

Obras de recapeamento e operação tapa buracos em andamento Próximo

Obras de recapeamento e operação tapa buracos em andamento

Deixe seu comentário