logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Prefeitura faz benfeitoria na galeria que tinha cedido com a enxurradas e dá início na segunda etapa dos serviços

Sendo de abertura de vala e colocação de tubulação de maior diâmetro

       A Prefeitura de Capinzal (SC), na segunda-feira, 09 de outubro de 2023, assim que cedeu parte da Rua José Cadorin, sendo uma via pública pavimentada com lajotas e asfalto, iniciou a recuperação, transformando a galeria em tubulação de 1,50m de diâmetro.

      Como cedeu as paredes da galeria, então foi constatada que estava toda comprometida, com isto foi retirado as laterais e a chapa que estava em cima, porém, não tinha piso. Segundo o Prefeito Dorini Dorini, acabou corroendo as laterais o que cedeu a galeria.

      Com a indenização da casa situada na Rua José Vicari, tendo uma avaliação de indenização de desapropriação e negociação amigável, agora foi possível prosseguimento da Rua XV de Novembro, passando por dentro do terreno sentido Mecânica Daleosir desaguando no Rio Capinzal através de uma tubulação maior que passou a ser implantada.

     Quando desta entrevista, outubro de 2023, o Prefeito Dorini informou que até aquele momento tinham colocado 76 tubos. O que em parte do trajeto substituíram a galeria por tubulação.

     O imóvel indenizado custou R$ 250 mil para poder passar com a tubulação para a condução das águas, no entanto, não se sabe quantos tubos irão ainda, mas são R$ 949,00 cada um. “A expectativa é grande em amenizar o problema quanto a questão das enxurradas”, destacou Dorini.   

     A via pública essa era de asfalto e de lajotas, sendo a ideia fazer uma pavimentação asfáltica, inclusive, para também contemplar o estacionamento do Ginásio de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli e deixando o acesso mais bonito.

     Na quinta-feira, 04 de setembro, a Reportagem de O TEMPO jornal de fato à tarde entrevistou Paulo Rodrigo Ribeiro (Paulinho), Secretário da Infraestrutura, que informou sobre a prestação de serviços com a abertura  da vala e colocação dos tubos, numa extensão de uns 90 metros do Rio Capinzal até  Rua José Vicari. Já da Rua José Vicari a Rua XV de Novembro é um trabalho diferenciado. Consequentemente, da XV de Novembro a Rua José Cadorin é outra etapa, sendo um nível de galeria.

     A previsão de prazo, não se pode dizer ainda, pois de momento vem realizando o trabalho no seco e posterior será em contato com águas pluviais o que dificulta os serviços.

    Acredita Paulinho quanto a atual tubulação de 90cm de diâmetro, estão colocando dois tubos de 1m50cm de diâmetro lado a lado, o que dará 3m cúbicos de vazão podendo suportar uma quantidade grande de água que será escoada.   

 

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda

: Secretário de Infraestrutura; Paulinho Ribeiro acompanhando os serviços da abertura da vala e colocação da tubulação.

Comitê Mulher do Crea-SC indica a engenheira Silvia Santos ao Prêmio FMOI GREE Mulheres na Engenharia 2024 Anterior

Comitê Mulher do Crea-SC indica a engenheira Silvia Santos ao Prêmio FMOI GREE Mulheres na Engenharia 2024

Prefeitura de Capinzal - Entrega da ordem de serviço para reforma do ginásio de esportes da Escola Bernardo Moro Sobrinho Próximo

Prefeitura de Capinzal - Entrega da ordem de serviço para reforma do ginásio de esportes da Escola Bernardo Moro Sobrinho

Deixe seu comentário