logo RCN

2º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, em Florianópolis

Gestão dos Centros de Inovação é debatida novamente em encontro promovido pelo Governo do Estado e Recepeti

 De 16 a 20 de março, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc, professor Michel Carlesso Ávila, participou do 2º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, em Florianópolis. A capacitação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), foi destinada aos integrantes dos Comitês de Implantação dos 13 Centros de Inovação de Santa Catarina.

Também compondo o Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Joaçaba, estiveram presentes na capacitação João Varella, Gestor da Incubadora Tecnológica Luzerna, e Ricardo Altenburger, Diretor de Inovação da Prefeitura Municipal de Joaçaba. Junto com o coordenador do NIT, os três representaram a tríplice hélice — governo, empresas e instituições de ciência e tecnologia.

O evento, foi conduzido pelos executivos da SRI International, Dennis Tsu e Peter Kant. Trata-se de uma instituição que possui 2200 pesquisadores pelo mundo, sendo referência em inovação e empreendedorismo.

Conforme relatou o coordenador do NIT, professor Michel Carlesso Ávila, o momento foi para troca de experiências.

— Com a construção dos Centros de Inovação, é necessário discutir o modelo de governança, e como vamos disseminar esta cultura da inovação e do empreendedorismo — comenta.

Desta forma, a capacitação, com a presença de representantes de todos os Centros de Inovação do Estado, e principalmente dos executivos da SRI, é essencial, já que cada região de Santa Catarina deve encontrar um modelo de gestão específico a sua necessidade.

— No atual momento, em que estamos pensando e elaborando esse modelo, a troca de experiências é primordial — complementa.

Em janeiro, a SDS promoveu o 1º Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, com a participação do presidente da Rede Catalana de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha. Na ocasião, Josep Miguel Piqué, apresentou um modelo de gestão para servir como base aos Centros.

 

Andamento da obra

 

Em Joaçaba, o Centro de Inovação está em construção em uma área de aproximadamente 10,5 mil metros quadrados doada pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), próximo ao campus 1.  

De acordo com informações do coordenador do NIT, a obra está com 40% da edificação concluída. O prazo para conclusão é dezembro de 2015.

Além de Joaçaba, as cidades de Brusque, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Bento do Sul, Tubarão, Rio do Sul e Florianópolis também serão sede dos Centros de Inovação.

 

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES INTENSIFICAM MELHORIAS NAS GUARITAS MUNICIPAIS Anterior

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES INTENSIFICAM MELHORIAS NAS GUARITAS MUNICIPAIS

OPERAÇÃO TAPA BURACOS Próximo

OPERAÇÃO TAPA BURACOS

Deixe seu comentário