Zortéa sedia reunião de alinhamentos esportivos para o ano de 2026 |
Regional dos Jasc reúne mais de 1,2 mil atletas em Joaçaba e Herval d' Oeste
Cerimônia de abertura
Joaçaba (18-9-2013) – Representantes de 30 municípios participam, em Joaçaba e Herval d’ Oeste, da etapa regional Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A cerimônia de abertura foi realizada na noite desta terça-feira (17), no Centro de Eventos da Unoesc, na presença do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Caetano Junior, do secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, dos prefeitos anfitriões e outras autoridades locais.
A festa foi marcada pela homenagem ao desportista Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho, ex-presidente da Fesporte que faleceu em março deste ano. Ele, que emprestará o nome ao troféu de campeão-geral dos Jasc 2013, foi lembrado em vídeos, fotos, depoimentos de amigos e pelas filhas e netos, que participaram do acendimento do fogo simbólico, junto com a atleta do vôlei de Joaçaba Amália Pereira Zílio.
A cerimônia também foi marcada pelo juramento do atleta, feito por Ademir Deitos, do bolão 23 de Herval d’ Oeste, por apresentações de dança e pelo tradicional desfile das delegações, que totalizam 87 equipes na briga por uma vaga na etapa estadual da 53ª edição dos Jasc, de 20 a 30 de novembro, em Blumenau. Até domingo (22), elas disputam os títulos do basquete (masculino), bocha (masculino e feminino), bolão 23 (masculino e feminino), futebol (masculino), futsal (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino) e handebol (masculino). Duas equipes de cada modalidade avançam à próxima fase.
O presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Junior, exaltou o momento do esporte catarinense. “É muito bom trazer um evento como os Jasc, um ícone de Santa Catarina, a municípios que gostam e valorizam o esporte. Temos certeza que os Jasc viverão anos de ascensão e também a convicção de que a autoridade que investe nestes atletas evita problemas no futuro”, disse. O secretário regional Ricardo Grando também destacou a importância do esporte na sociedade e dos Jasc para o Estado.
O prefeito em exercício de Joaçaba, Marcos Weiss, e o prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani, foram claros no discurso. Com a reativação da já vitoriosa tríplice com a participação também da vizinha Luzerna (o prefeito Moisés Diersmann estava presente), querem fazer deste evento de agora um chamariz não só para os Parajasc, que as cidades promoverão no fim de outubro, mas, principalmente, para sediar os Jogos Abertos de 2015. A última vez que receberam a principal competição estadual foi em 2006.
Regionais dos Jasc
Além da regional Centro-Oeste em Joaçaba e Herval d’ Oeste, nesta semana São Miguel d’ Oeste sedia a regional Oeste. De 16 a 20 de outubro, as competições acontecem em Criciúma (regional Sul) e em Canoinhas (regional Leste-Norte). As modalidades em disputa (com mais cidades inscritas do que a oferta de vagas na fase estadual) dão ao campeão e ao vice de cada uma das quatro regionais a vaga nos Jasc em Blumenau. Os oito municípios se somarão ao campeão do ano anterior e ao representante da cidade-sede (Blumenau), já pré-classificados.
(Com informações da Fesporte)
Deixe seu comentário