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VI Seminário Microrregional de Educação

VI Seminário Microrregional de Educação atrai duas mil pessoas

 

Oportunizar momentos de atualização e de formação na área da educação não só aos professores, mas também a todos aqueles que convivem com crianças e adolescentes e, portanto, contribuem com a sua educação, foi a temática do VI Seminário Microrregional de Educação. O evento, que já é tradicional na região, foi promovido pela Unoesc, campus de Joaçaba, através da Área de Ciências Humanas e Sociais ? ACHS.

O psiquiatra e escritor Içami Tiba atraiu cerca de duas mil pessoas para o primeiro dia do evento. Durante a palestra, Içami Tiba tratou das mesmas questões abordadas em seu livro de maior sucesso, o best seller ?Quem ama, educa? ? mesmo título da palestra - que já vendeu 500 mil exemplares. O autor explicou que educar é diferente de criar; segundo ele, somente cuidar dos filhos não é mais suficiente para garantir-lhes um bom futuro. Içami Tiba falou por quase duas horas e concedeu autógrafos ao público.

O Seminário ofereceu, ainda, outras quatro palestras e diversas oficinas. A professora Ortenila Sopelsa falou sobre o processo do ensino da aprendizagem.  Arlindo Costa abordou a existência de crise nas escolas; César Augusto Detoni a educação em tempos de diversidade e Elton Soares falou sobre o desafio de educar para a escola e para a vida.

A organizadora do Seminário, professora Terezinha Pellicioli Deitos, afirmou que o evento foi um sucesso e que, mais uma vez, contou com a colaboração das Secretarias Municipais de Educação não só dos municípios da região, mas também de cidades do Norte Gaúcho. 

 

Empreendedorismo é tema de palestra para alunos de Engenharia de Produção Mecânica

(com foto)

 

O Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Produção Mecânica trouxe o engenheiro químico, doutor em engenharia de produção, Carlos Eduardo Bizzoto, para falar sobre empreendedorismo. O tema da palestra foi O empreendedor e o profissional da engenharia.

A atual gestão do C.A. está encontrando, na promoção de eventos como este, uma forma de proporcionar aos acadêmicos a aquisição de conhecimentos que auxiliem suas vidas fora da universidade. ?Para isso, temos contado com o apoio da coordenação do curso, através do professor Douglas Zaions, alcançando uma de nossas metas que era a de criar laços fortes com a coordenação, o que há muito tempo não acontecia?, afirmou o vice-presidente do Centro Acadêmico, Djavan Biffi.

Com as mudanças sofridas pelo curso de Engenharia de Produção Mecânica, nos últimos anos, entre elas a reformulação das grades curriculares e os investimentos realizados na infraestrutura laboratorial, o Centro Acadêmico vem trabalhando com o propósito de aumentar a qualidade de ensino e, ao mesmo tempo, melhorar a imagem do curso, despertando nos acadêmicos o interesse pela pesquisa e pelo empreendedorismo. Outra forma de estímulo é a frase Engenharia, a ciência que move o mundo, usada pelo C.A. na promoção do curso.

Todas estas ações já estão causando uma boa impressão, principalmente naqueles alunos que acabaram de chegar. ?Gostei muito da palestra e pretendo absorver ao máximo essas informações para utilizá-las da melhor forma no futuro?, disse o aluno da 1ª fase, Rogério De Bastiani.

 

 

 

Terceira Idade na Universidade

(com foto)

 

Com a casa cheia e novas atividades, começou, no último dia 16, mais um semestre da Universidade da Terceira Idade (Uniti).

Na ocasião, a vice-reitora de campus, professora Dorvalina Lange, participou da assinatura dos convênios firmados com as prefeituras de Joaçaba, Erval Velho, Zortéa, Vargem Bonita, Ouro, Capinzal, Luzerna e Lacerdópolis.

A geriatra Daniela Dallanora  foi a responsável pela primeira palestra cujo tema foi a diabetes. A médica falou sobre os sintomas, tipos da doença e seus tratamentos e deu dicas de como adotar hábitos saudáveis que melhorem a qualidade de vida do paciente, evitando complicações.

Neste semestre, além do ciclo de palestras, a Uniti oferece, também, três oficinas. Todas as segundas-feiras, no NAC (Núcleo de Atendimento Comunitário, localizado na Rua Tiradentes), acontece a oficina de crescimento pessoal. Quarta-feira é dia de exercitar o corpo com as aulas de expressão motora, que acontecem no Auditório D, no campus da Unoesc. Os interessados em aprender espanhol podem se inscrever para as aulas que acontecem todas as sextas-feiras, também no NAC. Mais informações pelo fone (49) 551-2071.

 

Ciclo de Palestras

 

 

 

20/04/05

 

 

?Cuidados com a pele na terceira idade?

 

 

 

 

Drª. Mabel Cristine Brancher

 

18/05/05

 

\"Auto-estima\"

 

Drª. Kátia Frizzo

 

 

 

15/06/04

 

\"Cuidados com a pressão arterial\"

Encerramento do Semestre

 

 

 

A definir

 

 

Universo Pesquisa

 

Apoio a professores de língua inglesa: análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de materiais on line

(com foto)

 

Legenda: Professor Marcelo Foohs e o aluno pesquisador Wagner Gessé    

                 Zampieri

 

Esta pesquisa teve como propósito final o desenvolvimento de materiais eletrônicos em suporte aos professores de inglês das escolas da rede pública da região de Joaçaba. Para tanto, os pesquisadores seguiram as etapas do modelo genérico de planejamento de sistemas educacionais ilustrado na figura 1.

 

Análise

Planejamento

Desenvolvimento

Implementação

Avaliação

 

 


Figura 1

 

Cada uma das etapas do modelo genérico de sistemas educacionais apresentou um desafio próprio para os pesquisadores. A etapa de análise exigiu o desenvolvimento e aplicação de um instrumento de levantamento das necessidades do público alvo que norteou todas as etapas posteriores. A etapa de planejamento envolveu a identificação e delimitação do conteúdo que foi desenvolvido assim como o estabelecimento de objetivos e estratégias educacionais compatíveis com o meio eletrônico que foi utilizado na implementação. Nessa etapa, os pesquisadores procuraram o auxílio de peritos no conteúdo pertinente e nas técnicas de desenvolvimento que foram adotadas.

Na etapa de desenvolvimento, os pesquisadores criaram o material educacional propriamente dito. A fase de implementação envolveu o uso do material desenvolvido pelos pesquisadores, por parte do público alvo. Nessa fase, somente tiveram acesso ao material online os usuários voluntários registrados pelos pesquisadores. Ou seja, o material educacional foi de uso restrito, o que delimitou o processo de avaliação final.

A avaliação, na realidade, foi dividida em dois tipos: (1) uma avaliação constante, durante o procedimento de todas as etapas a fim de corrigir possíveis erros e adaptar a pesquisa, conforme necessidades imprevistas; (2) uma avaliação final, que exigiu o desenvolvimento e aplicação de um instrumento próprio para avaliar a eficácia do material educacional assim como das estratégias empregadas pelo público alvo na sua utilização. Os resultados dessa avaliação final servirão para nortear a revisão e atualização do material educacional em versões posteriores.

O desenvolvimento dos materiais de apoio ao professor de língua inglesa deste trabalho seguiu também as diretrizes das teorias modernas de aquisição de língua estrangeira. As pesquisas na área de aquisição de língua estrangeira foram influenciadas historicamente por várias disciplinas, dentre elas a psicologia, cuja contribuição é explicar os processos pelos quais os aprendizes criam seu sistema de segunda língua, ou interlinguagem, e a sociolingüística, que se preocupa com os efeitos dos fatores sociais na interlinguagem do aprendiz.

O contínuo desenvolvimento dos recursos dos indivíduos em geral e em especial dos educadores, além de ter se tornado essencial para qualquer membro de uma sociedade em rápida evolução, é um dos objetivos principais da educação continuada. Esses recursos liberam os indivíduos de uma recepção passiva e subserviente de idéias e de conhecimento, potencializando-os socialmente como responsáveis por sua própria educação (Freire, 1970, 1973; Kincheloe, 1993; Zeichner e Liston, 1996).

 

 

Reforma Universitária em debate  na 1ª fase de Administração

(com foto)

 

Apresentar os ítens contidos no texto que propõe a reforma do ensino superior no país e esclarecer alguns assuntos considerados polêmicos foi o que buscou um debate realizado entre os alunos da 1ª fase do curso de Administração , o presidente do DCE, André Grigollo, e o presidente do Centro Acadêmico do curso, Tiago Dalla Lana.

A vice-reitora de Graduação da Unoesc, professora Neusa dos Santos, apresentou os pontos centrais da reforma universitária. Segundo o governo, a reforma pretende democratizar o acesso ao ensino superior, fortalecer a universidade pública e garantir a qualidade do ensino em todas as universidades brasileiras. O projeto é polêmico e vem sofrendo duras críticas, principalmente quando o assunto é a autonomia prevista para as universidades particulares.

O debate ocorreu durante a disciplina de Sociologia Aplicada, ministrada pela professora Eliane Filippim.

 

Programa Esporte e Lazer na Unoesc

Grupo de Danças e Modalidades Esportivas

(com foto)

 

A 2ª quinzena do mês de março marcou o início das atividades relacionadas ao Grupo de Danças e a organização das modalidades de Futsal Feminino e Handebol Masculino.

O objetivo destas atividades, além de ocupar o tempo livre, é melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica. A participação dos alunos no Programa de Esporte e Lazer  garante a prática corporal esportiva, privilegiando a criação de espaços e a manutenção dos equipamentos esportivos já existentes.

O Grupo de Danças e os treinamentos das modalidades esportivas estão vinculados ao Programa de Esportes e Lazer desenvolvido pela Unoesc Campus de Joaçaba, coordenado pelo Curso de Educação Física, da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.

 

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