logo RCN

Unoesc Chapecó investe no desenvolvimento de tecnologias

Unoesc Chapecó traz robôs considerados tendência no segmento de tecnologia e inovação da computação

Além de oportunizar negócios e atualização dos mais diversos segmentos da economia, a Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2013) também possui um espaço especial para quem quer conhecer ou pretende ingressar nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia da Computação.

Para seduzir e informar o público de forma atrativa, a Unoesc Chapecó trouxe à expo-feira três modelos de robôs com softwares e hardwares desenvolvidos por estudantes da universidade. “Os estudantes desenvolvem projetos a partir de peças de lego que são montadas para, então, programar, seus software e hardware”, explica o professor e coordenador do curso de Sistemas de Informação, Tiago Zonta.

Os robôs foram desenvolvidos por alunos do curso de Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó. O professor afirma que, com a chegada dos novos cursos, será possível desenvolver projetos mais avançados, a partir de estudos específicos e aprofundados.

Zonta afirma que o objetivo, além de atrair alunos para os novos cursos, é mostrar uma das fortes tendências de mercado de hardwares e softwares que ganha cada vez mais destaque no âmbito de sensores, sejam de sensores de cor, presença, toque ou outros.

Entre os modelos expostos no estande da universidade estão o EV3, que pode ser controlado tanto por celular quanto por controle e o NXT, robô capaz de resolver o cubo mágico em poucos minutos.

NOVOS CURSOS

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) fará apresentação à imprensa e convidados dos cursos superiores de Engenharia Civil e de Engenharia da Computação nesta segunda-feira (07) durante a EFAPI 2013. O ato está programado para as 19 horas, no estande da universidade, localizado no Pavilhão I do Parque de Exposições Tancredo Neves.

Os dois cursos serão implantados na Unoesc Chapecó no primeiro semestre de 2014 e já estão sendo oferecidos no vestibular unificado da Acafe, cujas provas ocorrem em novembro para acesso ao ano letivo que inicia em fevereiro.

O curso de Engenharia Civil terá um corpo docente de alta qualificação, tendo como coordenador o professor João Gisi. Será ministrado à tarde e à noite para permitir um processo de ensino-aprendizagem compatível com a alta carga horária de 3.960 horas/aula e os complexos conteúdos científicos das múltiplas disciplinas.

O curso de Engenharia da Computação incrementará a formação de profissionais qualificados que poderão atuar no setor de tecnologia, em franco crescimento no município de Chapecó e no grande oeste catarinense. Os engenheiros de computação são responsáveis pela união de soluções de software e hardware, disponibilizando para a sociedade produtos de eletrônica de consumo, de comunicações, controle, automação, entre outros. A profissão está em expansão, principalmente, em países em crescimento como o Brasil, realça o coordenador do curso,  professor Tiago Zonta.

O profissional da Engenharia da Computação terá uma formação versátil e completa para atuar em conjunto com os demais especialistas do setor. Além disso, o curso será pioneiro em projetos em parceria com empresas para criação de novos produtos ligados a software e hardware, possibilitando o intercâmbio com instituições estrangeiras, por meio da mobilidade acadêmica. O curso tem duração de cinco anos.

 

Estudantes visualizam diferentes estágios de recuperação ambiental Anterior

Estudantes visualizam diferentes estágios de recuperação ambiental

Semana da Criança com poesias Próximo

Semana da Criança com poesias

Deixe seu comentário